Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Laboratório de Sistemas de Gestão de Bases de Dados
Ano lectivo de 2001/2002

Documentação a Produzir pelo Grupo de Projecto

I. Sítio Web

Contém a apresentação do projecto e da equipa de projecto, acesso à informação produzida no âmbito do projecto (nomeadamente aos artefactos: relatórios e código); contém ainda o historial do projecto.

II. Relatório de Análise

Este relatório tem por objectivo apresentar, usando a ferramenta CASE Designer da Oracle, a especificação detalhada do Sistema de Informação a desenvolver e a sua modelação.

Conteúdo típico

  1. Introdução
    1. Objectivos do Sistema (referência ao sistema a desenvolver e seus objectivos)
    2. Objectivos comerciais (destino comercial do sistema)
    3. Restrições ao projecto (temporais, de pessoas, de arquitecturas de suporte)
    4. Enquadramento do sistema a desenvolver no negócio/organização
    5. Riscos
  2. Descrição Funcional
    1. Partição funcional
      1. Unidades orgânicas e sub-sistemas (descrição por palavras)
      2. Principais funções do sistema (Diagramas de Processo)
      3. Perfis de utilização (requisitos de interface, papéis dos utilizadores)
    2. Para cada função do ponto anterior
      1. Narrativa do processo (Externals, Process Steps, Datastores, Data Flows connecting Externals, Process Steps and Datastores Diagramas de Processo)
      2. Restrições e limitações (opcional, específicas da função)
      3. Requisitos de desempenho (opcional, eficiência)
    3. Diagrama de hierarquia de funções (Function Hierarchy Diagram contendo as mesmas funções já apresentadas)
  3. Descrição da Informação
    1. Estrutura de informação (Diagrama E/R do Designer: identificar as Entidades, seus Atributos e respectivos Domínios e definir as chaves. Identificar as Associações, a sua funcionalidade e carácter de obrigatoriedade.)
    2. Restrições de integridade (regras de negócio)
  4. Esquema Relacional
    1. Relações, Atributos, Domínios, Sequências
    2. Estudo do grau de normalização do esquema obtido
  5. Conclusões
    1. Avaliação da ferramenta usada
    2. Avaliação do trabalho desenvolvido
  6. Bibliografia
  7. Apêndices

III. Relatório de Desenvolvimento

Este relatório, para além de uma revisão da especificação, contém o projecto detalhado e a descrição da implementação das funções da Lógica de Negócio e da Interface com o Utilizador.

Conteúdo típico

  1. Revisão da Análise (apenas eventuais alterações ao Relatório de Análise)
    1. Partição funcional; Funções a automatizar
    2. Diagrama E/R; Esquema Relacional
  2. Projecto detalhado (da Lógica de Negócio (para ser implementada com JavaBeans) e da interface com o utilizador (para ser implementada com JSP))
    1. Arquitectura lógica (que pacotes irão conter as classes a implementar)
    2. Projecto de cada função principal
  3. Implementação
    1. Diagrama de Distribuição (que máquinas estarão envolvidas na aplicação)
    2. Diagrama de Componentes (que componentes (.dll, .so, .jar, etc.) vão ser instalados e onde)
    3. Implementação de cada função principal (descrição de pormenores de implementação, nomeadamente eventuais algoritmos usados)
  4. Estado do produto desenvolvido
    1. Grau de conformidade com os requisitos (resultado dos teste de Validação)
    2. Resultado de testes de verificação (resultado dos teste de Verificação)
  5. Conclusões
    1. Avaliação da ferramenta usada
    2. Avaliação do trabalho desenvolvido
  6. Bibliografia
  7. Apêndices