Documentação a Produzir pelo Grupo de Projecto
I. Sítio Web
Contém a apresentação do projecto e da equipa de projecto, acesso à
informação produzida no âmbito do projecto (nomeadamente aos
artefactos: relatórios e código); contém ainda o historial do projecto.
II. Relatório de Análise
Este relatório tem por objectivo apresentar, usando a ferramenta
CASE Designer da Oracle, a especificação detalhada do Sistema de Informação a
desenvolver e a sua modelação.
Conteúdo típico
- Introdução
- Objectivos do Sistema (referência ao sistema a desenvolver e seus objectivos)
- Objectivos comerciais (destino comercial do sistema)
- Restrições ao projecto (temporais, de pessoas, de arquitecturas de suporte)
- Enquadramento do sistema a desenvolver no negócio/organização
- Riscos
- Descrição Funcional
- Partição funcional
- Unidades orgânicas e sub-sistemas (descrição por palavras)
- Principais funções do sistema (Diagramas de Processo)
- Perfis de utilização (requisitos de interface, papéis dos utilizadores)
- Para cada função do ponto anterior
- Narrativa do processo (Externals, Process Steps, Datastores, Data Flows connecting Externals, Process Steps and Datastores Diagramas de Processo)
- Restrições e limitações (opcional, específicas da função)
- Requisitos de desempenho (opcional, eficiência)
- Diagrama de hierarquia de funções (Function Hierarchy Diagram contendo as mesmas funções já apresentadas)
- Descrição da Informação
- Estrutura de informação (Diagrama E/R do Designer: identificar as Entidades, seus Atributos e respectivos Domínios e definir as chaves. Identificar as Associações, a sua funcionalidade e carácter de obrigatoriedade.)
- Restrições de integridade (regras de negócio)
- Esquema Relacional
- Relações, Atributos, Domínios, Sequências
- Estudo do grau de normalização do esquema obtido
- Conclusões
- Avaliação da ferramenta usada
- Avaliação do trabalho desenvolvido
- Bibliografia
- Apêndices
III. Relatório de Desenvolvimento
Este relatório, para além de uma revisão da especificação, contém o
projecto detalhado e a descrição da implementação das funções da
Lógica de Negócio e da Interface com o Utilizador.
Conteúdo típico
- Revisão da Análise (apenas eventuais alterações ao Relatório de Análise)
- Partição funcional; Funções a automatizar
- Diagrama E/R; Esquema Relacional
- Projecto detalhado (da Lógica de Negócio (para ser implementada com JavaBeans) e da interface com o utilizador (para ser implementada com JSP))
- Arquitectura lógica (que pacotes irão conter as classes a implementar)
- Projecto de cada função principal
- Implementação
- Diagrama de Distribuição (que máquinas estarão envolvidas na aplicação)
- Diagrama de Componentes (que componentes (.dll, .so, .jar, etc.) vão ser instalados e onde)
- Implementação de cada função principal (descrição de pormenores de implementação, nomeadamente eventuais algoritmos usados)
- Estado do produto desenvolvido
- Grau de conformidade com os requisitos (resultado dos teste de Validação)
- Resultado de testes de verificação (resultado dos teste de Verificação)
Conclusões
- Avaliação da ferramenta usada
- Avaliação do trabalho desenvolvido
Bibliografia
Apêndices