Mestrado em Inteligência Artificial e Computação

Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar

Objectivos da Disciplina

Dotar os alunos de conhecimentos avançados de Sistemas de Bases de Dados e das suas aplicações recentes, por forma a permitir projectar ou manter Sistemas de Informação com recurso às tecnologias de bases de dados e estudar e aplicar conceitos de acesso a dados na Web.

Conteúdo da Disciplina

Refinamento do esquema relacional e dependências funcionais.
Projecto físico e afinação da base de dados.
Limitações do Modelo Relacional, Modelo Orientado por Objectos.
SQL3 e Modelo Relacional-Objecto; tipos de dados abstractos, gatilhos e módulos persistentes.
Acesso a dados na Web.
Implementação da lógica de negócio com servlets ou Java Beans.
Acesso a dados com SQL embebido em Java.
Acesso a dados distribuídos com CORBA, EJB, XML, SOAP.

Metodologia da Disciplina

As aulas teóricas serão usadas para a exposição da matéria e para a apresentação, discussão e resolução de exemplos.
Como trabalho prático será realizado, em grupos de 2 ou 3 alunos, um pequeno projecto de implementação envolvendo a utilização de uma base de dados Objecto-relacional através de interface na Web e lógica de negócio distribuída na Internet.

Bibliografia Recomendada

A avaliação será dividida em duas partes:
1/ Sistemas de Bases de Dados: trabalho prático com peso de 50% e mínimo de 7 valores, com entrega do relatório de desenvolvimento até ao dia 18 de Abril de 2002, seguida de discussão; exame final com peso de 50% e mínimo de 7 valores, com consulta e duração de 1h00m.
2/ Bases de Dados na Internet: trabalho prático com peso de 50% e mínimo de 7 valores, com entrega do código do produto e do relatório de desenvolvimento até ao dia 6 de Junho de 2002, seguida de discussão; exame final com peso de 50% e mínimo de 7 valores, com consulta e duração de 1h00m.