Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Aplicações na Web
Ano lectivo de 2002/2003

Requisitos Tecnológicos da aplicação a desenvolver

A aplicação deverá ser implementada segundo uma arquitectura multi-camada com a interface com o utilizador na Web, lógica de negócio numa camada intermédia e o suporte para dados persistentes numa Base de Dados (relacional, objecto-relacional ou orientada aos objectos).

I/ Interface com o Utilizador

A interface com o utilizador deverá ser conseguida com recurso a páginas estáticas em HTML ou a páginas JSP com conteúdo gerado dinamicamente. Adimite-se que, nos casos em que é necessária interactividade, sejam incluídos Applets.

Os dados introduzidos em formulários deverão ser validados, no cliente (Navegador), através da utilização de JavaScript.

Por forma a manter um estilo consistente em toda a aplicação e para este ser facilmente alterável, deverão ser usadas folhas de estilo CSS (Cascading Style Sheets).

As páginas JSP lidam exclusivamente com a interface e delegam em Beans a realização de todas as operações, nomeadamente a ligação à Base de Dados para procura ou actualização de informação.

As páginas Web desenvolvidas devem seguir boas práticas de desenvolvimento por forma a respeitar os princípios sobre "Acessibilidade e Facilidade de Utilização".

II/ Lógica do Negócio

A lógica de negócio deve ser suportada em Beans, invocados pelas páginas JSP da interface.

Podem existir servlets de controlo no caso de ser adoptado o Modelo 2 (MVC) para arquitectura da aplicação, ou para outros fins.

Um Bean pode usar outros Beans para realizar uma dada função; por exemplo, um Bean centraliza a ligação à Base de Dados através de JDBC.

Informação de estado deve ser passada entre páginas JSP ou Beans através da utilização de sessões. Por exemplo, uma vez introduzido o userid e validado o utilizador todas as verificações de acesso deverão ser feitas com recurso à sessão. Se nao for usado "connection poolling", um outro exemplo de utilização de sessões é o da ligação JDBC à Base de Dados que, uma vez estabelecida, será usada por todos os pedidos posteriores, do mesmo cliente, para aceder à Base de Dados.

III/ Base de Dados

A Base de Dados, onde residem os dados persistentes do aplicação, deverá ser acedida, directa ou indirectamente, através de uma ligação JDBC ou SQLJ.

IV/ Troca de Informação em XML

Deve ser seleccionado um (ou mais) caso de utilização para ser implementados usando XML e tecnlogias associadas (e.g. XSL e XSD), por forma a que os resultados sejam apresentados num Navegador Web com capacidades suficientes.