Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Engenharia de Software
Ano lectivo 2002/2003

Ficha de Disciplina

Curso : LEEC LEIC (novo plano) LEIC (plano de transição)
Ano do Curso:
Créditos: 3 2,5 (?) 2,5
Horas/Semana: 3h teóricas
1h prática
3h teóricas
1h teórico-prática
3h teóricas
1h teórico-prática
Nº de Turmas: 1 teórica (conjunta)
1 prática
1 teórica (conjunta)
4 téorico-práticas
1 teórica (conjunta)
4 téorico-práticas
Docente Aulas Teóricas:

João Pascoal Faria

Aulas Teórico-Práticas:   João Correia Lopes João Correia Lopes (1)
João Pascoal Faria  (3)
Aulas Práticas: João Correia Lopes

Objectivos da Disciplina

Sensibilizar os alunos para os problemas que surgem no desenvolvimento de projectos de software e a sua relevância para os engenheiros informáticos do próximo futuro. Familiarização com as principais abordagens para o desenvolvimento industrial de software e com os conceitos básicos que lhe estão subjacentes. Dotar os alunos da capacidade de construir modelos de sistemas de software usando a linguagem UML.

Programa da Disciplina e Material de Apoio

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Aplicações informáticas a utilizar

Métodos de ensino

A disciplina tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição que incluem a descrição dos problemas, as metodologias de análise e as soluções (práticas) preconizadas.

As aulas teórico-práticas serão dedicadas à realização de exercícios sobre a linguagem UML e ao acompanhamento dos trabalhos.

Métodos de Avaliação

A classificação final da disciplina baseia-se nas seguintes componentes de avaliação:
  • Avaliação de frequência, com peso de 30% e nota mínima de 7,0 valores em 20, distribuída da seguinte forma:

• Avaliação de um trabalho prático de pesquisa e síntese (na LEIC) ou de aplicação de UML (na LEEC), a realizar em grupos de 4 alunos essencialmente fora das aulas, a entregar até 13/12/2002, e a apresentar e discutir na última semana de aulas, com peso de 25%.  Este trabalho é obrigatório para todos os alunos, mesmo para os alunos dispensados de frequência às aulas teórico-práticas (caso de alunos militares e trabalhadores-estudantes).

• Avaliação contínua da participação nas aulas teórico-práticas, com peso de 5%. No caso de alunos dispensados de frequência às aulas (caso de alunos militares e trabalhadores estudantes), esta componente da avaliação pode ser substituída por uma classificação resultante da discussão individual do trabalho prático.

• Exame final, com a duração de 2 horas, dividido em 2 partes de igual duração, uma sem consulta e outra com consulta, com peso de 70% e nota mínima de 7,0 valores em 20.

Só são admitidos a exame os alunos que não tenham excedido o limite de faltas (25% das aulas teórico-práticas previstas, ou seja 4 faltas), excepto se estiverem dispensados de frequência, e que tenham obtido nota igual ou superior à nota mínima na avaliação de frequência.

Para os alunos que tenham obtido frequência no ano lectivo anterior, é válida a avaliação de frequência do ano lectivo anterior.

No caso de melhoria de classificação, é possível melhorar a classificação obtida na componente de avaliação de frequência, através da realização individual e discussão de um novo trabalho, ou de um novo módulo do trabalho anteriormente realizado.

A avaliação em épocas especiais de alunos sem nota de frequência, inclui sempre a realização e discussão de um trabalho a definir pelo docente.

Experiência de programação.