Licenciatura em Engenharia Informática e Computação
Engenharia de Software
Ano lectivo 2002/2003

Modelação em UML de um sistema de software de suporte a um negócio

Pretende-se desenvolver um sistema de software para apoiar a gestão da relação com clientes em pequenos negócios de hotelaria, denominado CRM4SH (Costumer Relationship Management for Small Hotels), tirando partido das tecnologias da Internet.

Este sistema é dirigido a pequenos negócios de hotelaria (hotéis, pensões, residenciais, casas que oferecem turismo de habitação e turismo rural, etc.) que fornecem serviços de alojamento e, possivelmente, alimentação (pequeno almoço, etc.).

Pretende-se que o sistema possa ser fornecido como um package de fácil instalação e administração pelas empresas de hotelaria que o adquiram. Para o funcionamento do sistema, será necessário dispor de um servidor Web com ligação à Internet e um servidor de base de dados relacionais.

Por razões de segurança, o sistema deve estar dividido fisicamente em dois sub-sistemas:

Descrevem-se de seguida as funcionalidades destes sub-sistemas.

1. Aplicação de Gestão

Do ponto de vista lógica, a aplicação de gestão pode considerar-se subdividida nos módulos (grupos de funcionalidades) a seguir descritos.

1.1. Configuração

A aplicação de gestão deve permitir ao gerente da empresa de hotelaria efectuar as seguintes operações de configuração:

1.2. Registo de clientes

A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria efectuar as seguintes transacções: Nota: Considera-se que o gerente tem sempre acesso a todas as operações a que o recepcionista tem acesso.

1.3. Reservas

A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria efectuar as seguintes transacções:

1.4. Estadias

A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria efectuar as seguintes transacções:

1.5. Mensagens e contactos (módulo opcional, pois pode-se usar uma aplicação externa)

A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria efectuar as seguintes transacções:

1.6. Consulta de ocupação

A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria efectuar as seguintes consultas:

1.7. Consulta de informação de clientes

A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria efectuar as seguintes consultas:

1.8. Estatísticas

Adicionalmente, o gerente deve poder obter as seguintes estatísticas :

2. Site Web

Do ponto de vista lógico, o site Web, pode considerar-se subdividido nas duas áreas a seguir descritas.

2.1. Área para clientes potenciais (público)

Através do site Web, qualquer pessoa pode:

2.2. Área para clientes registados

Uma vez identificados (através do número de cliente e password), os clientes registados devem ter acesso adicionalmente às seguintes operações: