Modelação em UML de um sistema de software de suporte a um negócio
Pretende-se desenvolver um sistema de software para apoiar a gestão da
relação com clientes em pequenos negócios de hotelaria, denominado CRM4SH
(Costumer Relationship Management for Small Hotels), tirando
partido das tecnologias da Internet.
Este sistema é dirigido a pequenos negócios de hotelaria (hotéis, pensões,
residenciais, casas que oferecem turismo de habitação e turismo rural, etc.) que
fornecem serviços de alojamento e, possivelmente, alimentação (pequeno almoço,
etc.).
Pretende-se que o sistema possa ser fornecido como um package de fácil
instalação e administração pelas empresas de hotelaria que o adquiram. Para o
funcionamento do sistema, será necessário dispor de um servidor Web com ligação
à Internet e um servidor de base de dados relacionais.
Por razões de segurança, o sistema deve estar dividido fisicamente em
dois sub-sistemas:
- sub-sistema para empregados (recepcionistas e gerente),
acessível apenas na rede interna (aplicação de gestão);
- sub-sistema para clientes efectivos e potenciais, acessível pela
Internet (site Web).
Descrevem-se de seguida as funcionalidades destes sub-sistemas.
1. Aplicação de Gestão
Do ponto de vista lógica, a aplicação de gestão pode considerar-se
subdividida nos módulos (grupos de funcionalidades) a seguir descritos.
1.1. Configuração
A aplicação de gestão deve permitir ao gerente da empresa de hotelaria efectuar as
seguintes operações de configuração:
- Registar e actualizar as características gerais da empresa (nome,
endereço, telefone, categoria e e-mail).
- Registar e actualizar os serviços oferecidos (alojamento e
pequeno almoço, só alojamento, etc.) e respectivo preço diário em função da época do ano e do
número de pessoas.
- Registar e actualizar os quartos existentes, com o número e capacidade de cada
quarto.
- Registar os empregados com acesso ao sistema, com o nome, login, password
e função (recepcionista ou gerente).
1.2. Registo de clientes
A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria
efectuar as seguintes transacções:
- Registar um novo cliente. O utilizador (recepcionista) deve indicar o nome, nacionalidade, data de
nascimento, morada, telefone, número e data de bilhete de identidade ou
passaporte e e-mail. O sistema deve atribuir automaticamente um número de cliente
sequencial. No caso de clientes com e-mail, o sistema
deve gerar automaticamente uma password que é enviada por correio electrónico
para o cliente.
- Alterar os dados de um cliente (nomeadamente morada, telefone e e-mail).
Nota: Considera-se que o gerente tem sempre acesso a todas as
operações a que o recepcionista tem acesso.
1.3. Reservas
A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria
efectuar as seguintes transacções:
- Registar uma reserva de um cliente. O utilizador (recepcionista)
deve indicar o número de pessoas,
data de entrada e saída prevista, serviço pretendido (alojamento e pequeno almoço,
só alojamento, etc.) e dados do cartão de crédito (a validar
automaticamente junto do sistema informático de uma entidade bancária). O
sistema deve atribuir automaticamente um número de reserva. O sistema não deve
aceitar reservas que não podem ser satisfeitas.
- Alterar ou anular uma reserva.
1.4. Estadias
A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria
efectuar as seguintes transacções:
- Registar a entrada (check-in) de um cliente, com ou sem reserva
prévia. O utilizador (recepcionista) deve indicar o número de pessoas, número(s) do(s) quarto(s)
atribuído(s), data de saída prevista, serviço fornecido (alojamento e pequeno almoço,
só alojamento, etc.) e dados de cartão de crédito (a validar
automaticamente junto do sistema informático de uma entidade bancária).
O sistema deve atribui automaticamente um número de estadia. O sistema não deve
permitir atribuir quartos que estão ocupados, ou que impossibilitem a
satisfação de reservas já assumidas.
- Alterar a data de saída prevista (correspondente a uma estadia já
iniciada).
- Efectuar mudanças de quarto (correspondentes a estadias já iniciadas).
- Registar a saída (check-out) de um cliente, sendo a factura emitida
automaticamente pelo sistema.
1.5. Mensagens e contactos (módulo opcional, pois pode-se usar uma
aplicação externa)
A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria
efectuar as seguintes transacções:
- Trocar (receber, enviar e responder) mensagens de correio electrónico com
clientes, com a possibilidade de relacionar as mensagens com reservas,
estadias ou mensagens anteriores.
- Registar outro contacto ocorrido com um cliente (para além de mensagens de
correio electrónico), com indicação do modo de contacto (pessoal, por carta,
por telefone, por fax, etc.), iniciativa do contacto, descrição do contacto,
possível relacionamento com uma reserva ou estadia e possível relacionamento
com um contacto anterior.
1.6. Consulta de ocupação
A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria
efectuar as seguintes consultas:
- Consultar o mapa de ocupação do hotel numa determinada data ou intervalo
de datas (incluindo reservas pendentes), com possibilidade de aceder a
detalhes de estadias, reservas e clientes.
1.7. Consulta de informação de clientes
A aplicação de gestão deve permitir a qualquer recepcionista da empresa de hotelaria
efectuar as seguintes consultas:
- Consultar a ficha e historial de um cliente (reservas, estadias,
mensagens, outros contactos). Deve ser possível ver toda a informação de
historial agregada e ordenada cronologicamente.
1.8. Estatísticas
Adicionalmente, o gerente deve poder obter as seguintes estatísticas :
- Taxa de ocupação ao longo de tempo, em número de quartos vendidos em
relação ao número total de quartos e em número de pessoas alojadas em relação
à capacidade máxima.
- Evolução da facturação ao longo do tempo.
- Distribuição das vendas por nacionalidade.
- Clientes com maior facturação.
2. Site Web
Do ponto de vista lógico, o site Web, pode
considerar-se subdividido nas duas áreas a seguir descritas.
2.1. Área para clientes potenciais (público)
Através do site Web, qualquer pessoa pode:
- Consultar as características gerais, serviços oferecidos, preços e
disponibilidades.
- Registar-se como cliente (com password gerada pelo sistema e
enviada por correio electrónico para o cliente).
2.2. Área para clientes registados
Uma vez identificados (através do número de cliente e password), os
clientes registados devem ter acesso adicionalmente às seguintes operações:
- Alterar dados pessoais.
- Efectuar uma reserva, com indicação de dados de cartão de crédito (a
validar automaticamente junto do sistema informático de uma entidade
bancária).
- Consultar as reservas pendentes.
- Alterar ou anular uma reserva.
- Trocar (receber, enviar e responder) mensagens de correio electrónico com
a recepção do hotel (funcionalidade opcional).
- Consultar o historial de estadias, reservas e mensagens (estas últimas,
só se a funcionalidade anterior estiver disponível).