Ano:
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL), Professor Auxiliar

Objectivos

Dotar os alunos de uma visão global dos vários paradigmas de programação com ênfase nos conceitos, implementação e adequação às classes de problemas.
Dotar os alunos de prática com uma linguagem de programação do paradigma funcional.

Programa

O papel das linguagens de programação. Descrição sintáctica de linguagens. Programação estruturada. Representação de dados. Procedimentos e activação. Agrupamento dados e operações. Programação orientada por objectos. Elementos de programação funcional. Programação funcional tipada. Programação lógica. Programação concorrente. Descrição semântica de linguagens. Tipos estáticos e cálculo lambda.

Pré-requisitos

Conhecimentos de linguagens de programação estruturada e orientada por objectos.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica e aulas de trabalho prático em computador.

Software

Interpretador Hugs para Unix, Macintosh ou Windows, disponível em http://www.haskell.org/hugs/.

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de avaliação

Trabalho prático e Exame final.

Obtenção de Frequência

Classificação de 50% no trabalho prático e de 40% em cada relatório de projecto.

Cálculo da Classificação Final

0,4 * prática + 0,6 * Exame.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.
A disciplina tem avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Apenas pode ser melhorada a classificação do exame.

Aulas teóricas e teórico-práticas em salas com computador (sugere-se a I122).