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Apresentação

Sigla: LBDA
Ano:
Semestre:
Créditos: 7
ECTS: 7
Horas/Semana: 2h teórica, 3h práticas
Nº de Turmas: 1 teórica, 6 práticas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL)

Objectivos

Pretende-se dotar os alunos da capacidade de projectar e desenvolver repositórios de informação com recurso a Sistemas de Gestão de Bases de Dados Objecto-relacionais e acessíveis através da Web. Os alunos deverão ser capazes de projectar, implementar e documentar um Sistema de Informação e ser capazes de utilizar linguagens baseadas em Álgebra Relacional, para interrogar o respectivo repositório de dados, e linguagens de scripting para construir dinamicamente a interface com o utilizador e a Lógica de Negócio.

Programa

Análise de requisitos em Casos de Utilização. Fases no projecto de uma base de dados. Obtenção do esquema conceptual usando UML. Obtenção do esquema lógico relacional. Validação do esquema relacional com base nas dependências funcionais. Afinação da esquema relacional e desnormalização. Obtenção do esquema físico e estabelecimento de índices. Construção de interrogações em SQL. Estabelecimento de regras de integridade adicionais e gatilhos. Identificação de transacções. Utilização da linguagem PhP e bibliotecas associadas. Construção de formulários Web usando JavaScript, CSS, XHTML. Usabilidade e acessibilidade em interfaces Web.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão usadas para apresentação de casos de estudo, usando o quadro, e para a sua discussão. As aulas práticas serão usadas para o desenvolvimento laboratorial, em grupo, do projecto.

Software

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final.

Componentes de Avaliação

Avaliação por trabalhos realizados ao longo do semestre, de acordo com o regulamento publicado.

Cálculo da Classificação Final

Nota = 10% REI + 20% REBD + 20% RA&P + 40% P&A + 10% DI
A classificação a qualquer componente de avaliação pode variar de elemento para elemento do mesmo grupo, com base na opinião dos docentes e na auto-avaliação a realizar internamente em cada grupo.

Obtenção de Frequência

É exigida uma nota mínima de 40% a qualquer uma das componentes de avaliação.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Idêntica aos alunos ordinários.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A avaliação distribuída pode ser melhorada na ocorrência seguinte da disciplina.

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