Índice: Programa | Bibliografia | Avaliação

A ficha oficial de disciplina pode ser consultada no SiFEUP »

Ano:
Semestre:
Créditos: 8
ECTS: 8
Horas/Semana: 2h teóricas e 3,5h práticas
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes

Objectivos

Promover a aquisição de conceitos, métodos e técnicas de engenharia de software e dotar os alunos da capacidade de os aplicar na concepção e desenvolvimento de sistemas de software.
Dotar os alunos de conhecimentos práticos na utilização de ferramentas de desenvolvimento de software adequadas à metodologia a usar e que permitam o acompanhamento do desenvolvimento do produto durante todo o seu ciclo de vida, incluindo a depuração, teste e documentação.

Introdução à Engenharia de Software.
Engenharia de requisitos. Elicitação, análise, especificação, validação e gestão de requisitos. Documento de requisitos.
Linguagens de modelação.
Projecto de software orientado por objectos. Modelação de arquitectura, estrutura de classes e comportamento.
Projecto de interfaces.
Coficação em Java SE5.
Verificação, validação e teste de software.
Manutenção de software. Gestão de configurações. Controlo de versões.
Gestão e planeamento de projectos.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

A disciplina tem aulas teóricas e aulas práticas em sala de computadores. Os tempos lectivos das aulas teóricas são usados para exposição formal da matéria, ilustrada com exemplos de aplicação e para a apresentação das metodologias e ferramentas a usar no trabalho prático. Nas aulas práticas os alunos trabalham em grupos de 5 num projecto de software.

Software

IDE Eclipse, CVS, dokuwiki.

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final.

Componentes de Avaliação

O trabalho prático (TP) será avaliado através da documentação apresentada, da aplicação desenvolvida e do desempenho individual nas aulas: A matéria teórica é avaliada através da resposta individual a folhas de perguntas (FT) a realizar na primeira meia hora de algumas aulas práticas.

Obtenção de Frequência

50% em cada um dos trabalho da avaliação prática (TP1 a TP9) e 40% no total das folhas relacionadas com matéria teórica (FT1 a FT4).

Cálculo da Classificação Final

A nota final será calculada de acordo com a fórmula: NOTA = 80% TP + 20% FT,
sendo: TP = TP1 + 3* TP2 + 2* TP3 + 2* TP4 + 3* TP5 + TP6 + 6* TP7 + TP8 + TP9 e: FT = FT1 + FT2 + FT3 + FT4

Provas e Trabalhos Especiais

A demonstração do trabalho prático pode envolver, para alguns alunos, uma sessão extra de perguntas de resposta individual.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática, realizada nas aulas práticas durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota final pode ser melhorada apenas numa nova edição da disciplina.