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Apresentação

Sigla: PPRO (PP)
Ano: 4º (1º)
Semestre:
Créditos: 6 (3)
ECTS: 6 (7,5)
Horas/Semana: 3h teóricas
Nº de Turmas: 1 teóricas
Aulas Teóricas: João Correia Lopes (JCL)

Objectivos

Dotar os alunos de uma visão global dos vários paradigmas de programação com ênfase nos conceitos, implementação e adequação às classes de problemas, levando-os a perceber os compromissos no desenho de linguagens e as vantagens e desvantagens na utilização das linguagens mais usadas em programação.

Programa

O papel das linguagens de programação.
Funções, recursão, listas e o LISP.
Compiladores e sintaxe, cálculo-lambda e semântica denotacional.
A família Algol e o ML.
Sistemas de tipos e inferência de tipos.
Âmbito, funções e gestão de memória.
Abstracção de dados e modularidade.
Conceitos em linguagens orientadas por objectos, o Simula e o Smalltalk.
Objectos e eficiência em tempo de execução em C++.
Portabilidade e segurança em Java.
O paradigma de programação em lógica e o Prolog.
Concorrência e programação distribuída.

Bibliografia Principal

Bibliografia Complementar

Métodos de Ensino

Aulas de exposição teórica e discussão de tópicos relevantes e trabalho prático, em computador, fora das aulas.

Software

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final.

Componentes de Avaliação

Trabalho prático e Exame final.

Cálculo da Classificação Final

Nota = 0,4 * prática + 0,6 * Exame.

Obtenção de Frequência

Classificação de 50% no trabalho prático e de 40% em cada relatório de projecto.

Provas e Trabalhos Especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.
A disciplina tem avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

A nota de exame pode ser melhorada em época de recurso.
Apenas pode ser melhorada a classificação do exame.

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