Ano:
Semestre:
Créditos: 2 ECTS
Regente: Armando Jorge Sousa (AJS)

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta disciplina tem por objectivo:

Esta disciplina tem como resultados esperados:

Formação específica em "Soft Skils", entre as quais:

Entre outros temas a abordar, destaca-se a ética, o plágio e a necessidade da correcta referenciação das fontes utilizadas.

Será ainda realizado trabalho específico em Tema/Projecto no âmbito do respectivo curso.

No final do trabalho desta UC, o grupo terá de:

Métodos de Ensino

Aprendizagem e treino durante uma semana exclusiva para esta Unidade Curricular.

São realizadas acções de formação sobre elaboração de relatórios, apresentações orais e produção de posters. Cada formação tem um módulo teórico e outro prático. A semana inicial encerra com uma avaliação individual dos tópicos ministrados.

Os docentes nomeados para supervisores do Projecto FEUP, propõem "Temas / Projectos", divisíveis em dois trabalhos, cada um destes atribuídos a um grupo de, geralmente, 6 estudantes, acompanhados por um monitor que é um estudante mais experiente da FEUP.

Cada grupo realiza o trabalho no seu Tema / Projecto. Durante o trabalho deve utilizar um livro de registos. No final do trabalho, a equipa deve produzir para avaliação: um Relatório Científico, um Poster e uma Apresentação Oral. Estas apresentações orais são apresentadas a um Júri numa conferência intitulada "Congresso FEUP", onde, em sessões paralelas, se apresenta e defende o trabalho realizado. É alvo de avaliação o trabalho realizado, respectiva defesa (questões do Júri e/ou da audiência) e ainda a forma e o conteúdo da Apresentação Oral e do Poster produzido.

Modo de Avaliação

Cálculo da Classificação Final

Fórmula de Avaliação

Nota_Final15%_Nota_Individual_Formação + 85%_Nota_Individual_Tema_Projecto
15%_Nota_Individual_Formação5%_Partes_Práticas_Formações + 10%_Teste
85%_Nota_Individual_Tema_Projecto85%_Nota_Grupo_Tema_Projecto + Offset_Individual
85%_Nota_Grupo_Tema_Projecto40%_Relatório + 20%_Poster + 25%_Apresentação
Offset_IndividualDesempenho_individual_dentro_da_equipa (1)

(1) nota atribuída pelo supervisor de acordo com as avaliação dada pelos pares e a informação recolhida pelo monitor; em situações normais, o somatório dos Offset_Individual para todos os elementos de uma equipa é tendencialmente nulo.

Matriz de Resultados e Avaliações

Relatório do Tema/ProjectoRES_2 + RES_5