Documentação a produzir

1. Folha de resumo de progresso

A folha de resumo de progresso, descreve de forma resumida, numa folha A4, os (re)planeamentos efectuados (tarefas, prazos, afectação de pessoas às tarefas) e o estado de execução das tarefas planeadas.

2. Relatório de avaliação do produto recebido

O relatório de avaliação do produto recebido deve focar aspectos como a qualidade dos requisitos ("complitude", ausência de ambiguidades, relevância prática, etc.), a qualidade do projecto/"design" (adequação aos requisitos, etc.) e o estado e qualidade da implementação (obediência ao "design", manuais, estruturação do código, erros, etc.).

3. Relatório de planeamento do projecto

O relatório de planeamento do projecto deve conter uma primeira definição de tarefas a levar a cabo, datas de início e fim previstos dessas tarefas, afectação de pessoas e outros recursos às tarefas (em horas, no caso das pessoas).

4. Relatório intermédio de gestão do projecto

O relatório intermédio de gestão de projecto, descreve o estado de execução das tarefas planeadas (data de início e fim efectivo de uma tarefa, nº de horas efectivamente despendidas por cada pessoa afecta a uma tarefa) e o replaneamento da parte final do projecto.

5. Relatório de auditoria

Neste relatório deverão ser abordados os seguintes aspectos: modelo de desenvolvimento adoptado; métodos de trabalho; normas utilizadas; comunicação interna; grau de cumprimento de metas; documentação produzida.

6. Relatório de avaliação do produto encomendado

Este relatório contém uma avaliação do grau de conformidade do produto recebido em relação às especificações, eventualmente referindo discrepâncias e pode conter, ou não, a aceitação provisória do produto recebido.

7. Relatório final de gestão do projecto

O relatório final de gestão de projecto, descreve os seguintes aspectos: tarefas executadas (datas de início e fim efectivo, nº de horas efectivamente despendidas por cada pessoa afecta a uma tarefa), desvios em relação ao planeado, auto-avaliação do funcionamento do grupo (o que correu bem, o que correu menos bem,…) incluindo sugestões de alteração de funcionamento no grupo, caso um projecto idêntico fosse retomado.

8. Documentação do projecto

Durante o desenrolar de cada projecto devem ser produzidos os seguintes documentos:

9. Exemplo de documentos


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João Correia Lopes (jlopes AT fe.up.pt).
Last modified: Mon Dec 06 08:30:30 1999