Funcionamento do Grupo de Projecto

1. Divisão de tarefas/funções

1.1. Funções internas

Cada grupo deverá organizar-se por forma a responsabilizar-se pelo cumprimento adequado de todas as fases do ciclo de vida de um projecto de software. Isto pressupõe que, em cada grupo, deverão ser visíveis, na execução do trabalho, os seguintes níveis de funções/tarefas:

Chefe do projecto

Elemento do grupo responsável por toda a planificação e coordenação do projecto.

 Secretário do projecto

Elemento do grupo responsável pelo armazenamento de toda a documentação relativa ao projecto, e pela elaboração de agendas e actas das reuniões efectuadas pelos elementos do grupo. Apoia directamente a elaboração dos relatórios e/ou manuais do projecto, garantindo a sua coerência estilística.

 Analista do projecto

Elemento do grupo responsável pela elaboração do relatório de especificação do projecto.

 Arquitecto do software

Elemento do grupo responsável pela concepção ("design") do sistema e pela elaboração de parte do manual de desenvolvimento.

 Programação

Elemento do grupo responsável pela codificação/implementação, conclusão do manual de desenvolvimento, realização de testes parcelares e elaboração de parte do manual do utilizador.

SOS

Elemento do grupo responsável pela manutenção, nomeadamente o acompanhamento, controlo e documentação das alterações em relação à versão de partida. É o elemento que vê todo o trabalho como se fosse um trabalho de manutenção.

Controlo de qualidade

Elemento do grupo responsável pela definição e imposição de normas de qualidade na realização do projecto, e pela definição e realização de testes finais, e respectiva documentação. Também colabora na elaboração do manual do utilizador.

A um mesmo elemento do grupo podem estar atribuídos mais que um nível de funções/tarefas. Em princípio, é de esperar uma certa estabilidade nesses níveis de funções/tarefas, durante o tempo de execução do trabalho, a menos que haja razões que justifiquem essas alterações, e que deverão ser reportadas nos relatórios produzidos.

1.2. Funções externas

Cada grupo tem de sub-contratar a outros dois grupos diferentes duas tarefas de programação que representem cerca de 50% do esforço de programação do respectivo projecto.

Cada grupo tem de destacar dois elemento para funções de auditoria do funcionamento doutros grupos.

2. Avaliação

A avaliação do trabalho de cada grupo irá focar os seguintes aspectos:

Para este efeito, deverá ser disponibilizada aos avaliadores (RMV+JCL+JPF), para consulta, toda a documentação armazenada pelo Secretário do projecto.


[Pįgina da disciplina] [J. Lopes Home page]
Joćo Correia Lopes (jlopes AT fe.up.pt).
Last modified: Mon Mar 06 18:37:19 2000