LEIC, LIA, 1999/2000, Propostas de Projectos

 

Indice de Projectos

Título

Grupos com trabalho atribuído

1

Marcação de Exames

3, 20 

2

Auto-avaliação assistida por computador

4, 17

3

Preenchimento de sumários

2, 22

4

Sistema de suporte a uma Rede de Cooperação Luso-Afro-Brasileira para a Energia

27 

5

Sistema de Gestão de Notícias para o DEEC

13, 23

6

Análise de Informação Contabilística para Responsáveis de Centros de Custo

1, 24

7

Simulador de Redes Neuronais

 

8

Equipa de "Futebol Robótico" simulado

 

9

Softbot de pesquisa na Web

14, 16

10

Sistema de informação para apoiar projectos/programas de investigação e desenvolvimento multi-disciplinares

19

10b

Compilador Universal de GRAFCET

 

11

Sistema de Informação para Laboratório

8, 26

12

Motor de pesquisa para a Web

11, 12, 7(&)

13

Implementar um PLC (pogramable logic controller) em open source

 

14

Geração de Boletins de Disciplinas em PDF

9, 15

15

Visualização gráfica de regras activas dirigidas pelos dados

21

16

Corta Bem: geração de padrões de corte

5

17

Animador Supervisionado para Rede de Petri (RdP)

 

19

Gestão de Stocks na Web (*)

10

23

Trivial Pursuit na Web (*)

6

24

Automatização de Processos de Pedido de Ajudas de Custo

24

 

(*) Propostos por alunos

(&) Excepcionalmente há 3 grupos devido a engano do docente.

 

Lista de Projectos

 

1. Marcação de Exames

 

2. Objectivos do Trabalho

Pretende-se obter uma aplicação que ajude na marcação de exames das disciplinas da FEUP, incluindo a atribuição de vigilâncias aos docentes, e permita a consulta via WWW.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Para além dos objectivos gerais da disciplina, o aluno tomará contacto com meta-heurísticas e interfaces gráficas.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

Uma linguagem de programação adequada à construção de interfaces e à publicação de informação na Web.

 

5. Hardware Necessário

Uma máquina com qualquer sistema operativo.

  

7. Breve Descrição

Implementar uma aplicação que obtenha o mapa de exames de um dado curso da FEUP e permita a sua manutenção posterior (incluindo o controlo de alterações e o envio de mensagens de aviso para os docentes afectados pelas alterações). É necessário introduzir preferências e impossibilidades, lotação de salas e número de alunos previstos em cada exame e será usada a distribuição de serviço docente existente no SiFEUP. Depois poder-se-á usar uma meta-heurística para achar uma solução que maximize a satisfação global. Esta aplicação deve ainda gerar o mapa de vigilâncias para esses exames. Tanto o mapa de exames como o mapa de vigilâncias devem poder ser consultados na Web.

 

8. Cliente

Prof. José Fernando Oliveira ([email protected])

 

2. Auto-avaliação assistida por computador

 

7. Breve Descrição

Implementar uma aplicação que permita aos docentes das disciplinas popular bases de dados com questionários ou folhas de exercícios (com perguntas e respostas) relativos à matéria leccionada e permita aos alunos responder de forma interactiva a esses questionários, via Web, para efeito de auto-avaliação de conhecimentos a essas disciplinas, de forma o mais lúdica possível.

Interessa tratar perguntas com vários estilos de resposta: resposta(s) a escolher de uma lista, resposta a introduzir em caixa de texto, etc. As perguntas devem ser classificadas de acordo com o seu grau de dificuldade. Para a avaliação de perguntas mais complexas, deve ser possível indicar uma função (em Java?) que processa a resposta em texto e devolve uma pontuação e um texto explicativo. A pedido do aluno, o sistema deve ser capaz de mostrar as respostas certas com "links" para as fontes consideradas. Deve ser possível indicar perguntas parametrizadas, competindo ao sistema gerar aleatoriamente valores para os parâmetros (dentro dos valores possíveis) cada vez que um aluno vai buscar uma pergunta parametrizada. Deve existir um sistema de pontuação e de registo de evolução individual.

 

8. Cliente

Prof. Manuel Matos ([email protected])

 

3. Preenchimento de sumários

 

7. Breve Descrição

Implementar uma aplicação que apresente aos docentes um formulário para introdução dos sumários das aulas; o docente terá apenas que seleccionar a disciplina, turma e tipo de aula (da lista de disciplinas, turmas e tipos de aulas atribuídos, conforme o SiFEUP) e introduzir ou alterar os sumários. As datas das aulas serão preenchidas automaticamente de acordo com os horários das turmas e o calendário escolar (especificados no SiFEUP), podendo ser alteradas. A aplicação vai buscar informação ao SiFEUP e guarda os sumários numa base de dados (não necessariamente no SiFEUP) para consulta pública e possível impressão por alunos, docentes, directores de cursos e outros interessados, via Web. Opcionalmente, será suportada a introdução de sumários a partir de Palm Pilot's. Os sumários podem ter "hyperlinks" para documentação das disciplinas. Deve ser fácil copiar sumários de uns anos para os outros e de umas turmas para as outras. Deve ser fácil também "shiftar" os sumários.

 

8. Cliente

Prof. João Correia Lopes (jlopes AT fe.up.pt)

 

4. Sistema de suporte a uma Rede de Cooperação Luso-Afro-Brasileira para a Energia

 

2. Objectivos do Trabalho

Obter uma aplicação para identificação de empresas, instituições, actividades e pessoas integradas nos vários países de Língua Oficial Portuguesa agindo no Sector das Redes Eléctricas ou outros sectores da Energia e para identificação de interesses comuns, contactos, prospecção de projectos comuns, lançamento de convites, anúncio de iniciativas, etc., com suporte na Web.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Integração de bases de dados, interfaces gráficas e suportes na Web interactivos.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

Delphi, JDK, Visual C+, Java,...

 

5. Hardware Necessário

PC com Win9x/NT4.0

 

6. Material de Apoio

Manuais das linguagens escolhidas

 

7. Breve Descrição

A base de dados deve conter informação sobre as empresas, as instituições governamentais, os institutos e as pessoas e suas relações de dependência, no sector da energia eléctrica dos países da CPLP. Do mesmo modo, deve ser registada a ocorrência de projectos de colaboração bi ou multilateral, bem como áreas de interesse e pedidos ou ofertas de colaboração e fontes possíveis de financiamento. Deve ser possível consultar esta informação por intermédio de páginas na Web, bem como adicionar informação e comunicar com o gestor do sistema.

 

8. Cliente

Prof. Vladimiro Miranda ([email protected])

 

5. Sistema de Gestão de Notícias para o DEEC

 

7. Breve Descrição

Desenvolvimento de um sistema de gestão de notícias para o DEEC, baseado em WEB, mas com uma base de dados por trás. Seria algo semelhante ao que já existe, mas mais evoluído.

 

8. Cliente

Prof. João José Ferreira ([email protected])

 

6. Análise de Informação Contabilística para Responsáveis de Centros de Custo

 

7. Breve Descrição

Desenvolver uma aplicação capaz de extrair informação da base de dados de Contabilidade da FEUP para apresentar aos responsáveis de centros de custo, com interface pela Web. A aplicação deve ser capaz de apresentar a informação de forma textual e gráfica interactiva.

 

8. Cliente

Prof. Gabriel David ([email protected])

 

7. Simulador de Redes Neuronais

 

2. Objectivos do Trabalho

Desenvolver uma aplicação para treino e operação com redes neuronais (RN) de diversos tipos.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Interfaces gráficas, Linguagens de programação, Engenharia de software, Inteligência artificial

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

Compilador de C/C++

 

5. Hardware Necessário

PC com Linux ou W98

 

6. Material de Apoio

Manuais das linguagens escolhidas, textos de introdução às redes neuronais.

 

7. Breve Descrição

Pretende-se construir um simulador de RN com as seguintes características:

- optimizado em termos de velocidade de treino das RN ;

- interface gráfica costumizável (possibilitando a visualização dos parâmetros da RN requeridos pelo operador);

- capaz de lidar com diversos tipos de RN (nomeadamente, "multilayer perceptron" e redes de Kohonen);

- capaz de suportar diversos algoritmos de treino para cada tipo de RN.

Estas características podem ser relaxadas ou estendidas consoante a evolução do trabalho e o tempo disponível para o mesmo.

 

8. Cliente

Prof. Nuno Fidalgo ([email protected])

 

8. Equipa de "Futebol Robótico" simulado

 

2. Objectivos do Trabalho

Um sistema de programas representando os vários jogadores de uma equipa de futebol simulado para competição.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Definição de Agentes autónomos e distribuídos capazes de cooperar e competir.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

JAVA, plataforma de distribuição.

 

5. Hardware Necessário

PC com Win9x/NT4.0

 

6. Material de Apoio

Sites na Web com regras para a competição e servidores (campo, árbitro, ...).

 

7. Breve Descrição

Implementar um conjunto de 11 agentes com a sua autonomia e com um conjunto de regras simples de actuação. Estas regras terão em linha de conta as posições respectivas quer de companheiros de equipa quer de competidores e ainda da bola e distância à baliza. As acções serão deslocar-se, levar a bola, passar ou rematar. O guarda-redes será especial. Teremos de retirar da Web várias ajudas já disponíveis que permitirão jogar contra outras equipas usando o campo disponível.

 

8. Cliente

Prof. Eugénio Oliveira ([email protected])

 

9. Softbot de pesquisa na Web

 

2. Objectivos do Trabalho

Um agente ou sistema multi-agente que mediante alguma palavras-chave vai recolher páginas da Web de interesse para o utilizador.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Definição de um conjunto de Agentes pesquisadores, incluindo algoritmos que classifiquem o grau de importância da página e comuniquem uns aos outros o que vão aprendendo.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

JAVA, plataforma de distribuição. Internet

 

5. Hardware Necessário

PC com Win9x/NT4.0. Outra hipotese é Linux/Unix

 

6. Material de Apoio

Relatórios de trabalhos anteriores (incluindo um de Mestrado).

 

7. Breve Descrição

Implementar um conjunto de agentes que, mediante algumas informações dadas pelo utilizador encontre uma página inicial para a pesquisa e percorra os links apropriados para recolher as páginas mais significativas.

O sistema poderá lançar vários agentes em paralelo que chegam a mais páginas até uma certa profundidade de pesquisa.

Esses agentes terão algoritmos para calcular importância relativa das páginas (por exemplo devido à frequência das palavras-chave ou à sua posição no título, etc.). Poderão ainda recolher informação do contexto onde aparecem tais palavras e enriquecer a sua pesquisa com essa informação. Essas novas informações podem ser transmitidas de uns agentes para os outros.

 

8. Cliente

Prof. Eugénio Oliveira ([email protected])

 

10. Sistema de informação para apoiar projectos/programas de investigação e desenvolvimento multi-disciplinares

 

2. Objectivos do Trabalho

Obtenção de uma infra-estrutura baseada em tecnologia WEB que permita o armazenamento, a consulta, a disseminação, etc. de informação diversa (relatórios, documentos diversos, ...), de forma estruturada, associada a projectos de I&D envolvendo equipas multi-disciplinares e geograficamente distribuídas.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Familiarização com a tecnologia WEB, DHTML, XML, etc.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

WebServer, WebSphere, JBuilder, ...

 

5. Hardware Necessário

PC (NT, Linux, ...)

 

6. Material de Apoio

Manuais das ferramentas, WEB

 

7. Breve descrição

Pretende-se desenvolver um sistema que agregue informação associada a projectos de I&D envolvendo múltiplas equipas de investigadores (p.e. projectos Europeus). Devem existir facilidades de colocar informação por utilizadores autorizados para um posterior acesso público ou privado (condicionado), deve haver a possibilidade de definir questionários on-line, deve haver facilidades de visualização de resultados associados à investigação (ex. gráficos actualizados dinamicamente).

 

8. Cliente

Engš Américo Azevedo ([email protected])

 

10b. Compilador Universal de GRAFCET

 

2. Objectivos do Trabalho

Obter uma aplicação capaz de interpretar e implementar GRAFCET em PLCs (pogramable logic controllers).

 

3. Objectivos Pedagógicos

Integração de conhecimentos de informática industrial, automação industrial e programação.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

As que quiserem desde que o software funcione, por exemplo, DELPHI, VISUAL C, VISUAL BASIC, JAVA...

 

5. Hardware Necessário

PC com o sistema operativo que quiserem (LINUX, WINDOWS, UNIX, DOS...)

 

6. Material de Apoio

PC, Sofware e manuais das linguagens escolhidas.

 

7. Breve Descrição

Pretende-se o desenvolvimento em 2 fases:

- Numa primeira fase uma aplicação capaz de passar um GRAFCET para uma linguagem intermédia.

- Numa segunda fase uma aplicação capaz de passar da linguagem intermédia para a linguagem de um determinado PLC (podemos começar pelos que existem na casa: OMROM, TELEMEC e SIEMENS).

 

8. Cliente

Prof. Armando Sousa Araújo ([email protected])

 

11. Sistema de Informação para Laboratório

 

2. Objectivos do Trabalho

Obter uma aplicação que permita gerir toda a informação de um laboratório.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Integração de conhecimentos de bases de dados, interfaces gráficas e redes de comunicação.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

 

5. Hardware Necessário

PC com Linux

 

7. Breve Descrição

A base de dados deve conter informação sobre o stock de componentes, sobre os equipamentos e sobre os utentes autorizados a frequentar o laboratório fora do horário lectivo. Relativamente aos componentes deve ser possível consultar as existências, preços, e folhas de características e exportar informação para uma folha de cálculo.

Relativamente aos equipamentos deve ser possível consultar breves descrições do modo de funcionamento bem como as respectivas fichas de calibração. Relativamente aos utentes deve ser possível aceitar pedidos de reservas para trabalhar fora das aulas (por mail ou preenchendo um formulário em linha) e autorizar ou não dependendo de critérios a definir (lotação da sala, cota de cada utilizador, etc). A interface com o gestor e com os utilizadores deve ser feita recorrendo a um browser html.

 

8. Cliente

Prof. João Paulo Sousa ([email protected])

 

12. Motor de pesquisa para a Web

 

2. Objectivo

Desenvolver um "motor de pesquisa" para a Web muito simples.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Protocolo HTTP. HTML. Dependendo do interesse dos alunos, interface gráficas e/ou estruturas de dados para indexar documentos (bases de dados (?)).

 

4. Ferramentas de SW a utilizar

Não ha' qualquer imposição, contudo as ferramentas usadas deverão permitir uma fácil portabilidade da aplicação.

(Algumas ferramentas possíveis são: C, JDK, Perl, HTML, TCL/TK).

 

5. HW necessário

 

PC ligado à Internet. De preferência, a aplicação deveria ser independente do SO.

 

 

7. Breve Descrição

O "motor de pesquisa" usa uma lista, pré-fixada, de páginas a pesquisar, e notifica a ocorrência de alterações nessas páginas. Deverá ser possível alterar a lista das páginas a pesquisar, através duma interface gráfica.

Deverá também ser possível listar as páginas modificadas, e facilmente aceder a elas (isto é, a interface deverá ser feita de preferência através dum "browser").

Pesquisas mais sofisticadas tais como notificação apenas quando as alterações envolvem determinadas palavras chave, seriam desejáveis, mas não são essenciais. Outra característica desejável é a possibilidade de pesquisar páginas acessíveis a partir da lista original, até um nível de indirecção a especificar.

 

8. Cliente

Prof. Pedro Souto ([email protected])

 

13. Implementar um PLC (pogramable logic controller) em open source

 

7. Breve Descricao

Implementar um PLC (pogramable logic controller) em open source. A plataforma inicial devera ser o Linux por ser aberto e por isso teoricamente possível de compreender bem como funcionam os seus mecanismos de baixo nível (ex. escalonamento) e ser fácil de gerar 'kernel modules'. Outra vantagem é a de existirem algumas versões para tempo-real que para esta aplicação seria muito útil.

 Já surgiram algumas ideias muito interessantes quanto a arquitectura global do PLC:

- um 'core' baseado um memória partilhada que gere o estado das saídas, entradas e flags internas;

- tudo o resto sao 'drivers' que lêem e escrevem nesta memória partilhada.

Exemplos de 'drivers' serão:

- interpretador de uma linguagem tipo 'ladder logic'

- um controlador PID

- um controlador fuzzy

- protocolos de comunicação via várias redes

- e obviamente os drivers das placas que tem as entradas e saídas físicas

- interpretadores de linguagens usadas em PLCs comercias, como o STEP 7 da Siemens, ou mesmo outra que foi standardizada.

Esta arquitectura tem a vantagem de poderem existir muitas pessoas a trabalhar simultaneamente no sistema, depois de o 'core' estar a funcionar, cada uma a implementar um driver independente.

Pode-se acrescentar a isto ferramentas de visualização gráficas do estado do PLC, de configuração, ou mesmo de auxilio na programação.

 

8. Cliente

Engš Mário Sousa ([email protected])

 

14. Geração de Boletins de Disciplinas em PDF

 

7. Breve Descrição

Desenvolver uma aplicação para gerar boletins de disciplinas em formato PDF a partir de uma base de dados com informação das disciplinas.

 

8. Cliente

Prof. João José Ferreira ([email protected])

 

15. Visualização gráfica de regras activas dirigidas pelos dados

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

Microsoft Visual C++.

 

6. Material de Apoio

src15.zip

 

7. Breve Descrição

Desenvolver um módulo a acoplar a um motor de regras activas dirigidas pelos dados (muito semelhante a um motor de folha de cálculo) capaz de apresentar grafos de visão estática (grafos de dependências) e grafos de visão dinâmica (de execução) de um conjunto de regras activas residentes em memória, úteis para a sua análise estática e dinâmica, com alguma interacção com o utilizador (para inserir, eliminar, modificar, activar ou desactivar regras, inserir ou eliminar breakpoints, etc.).

 

8. Cliente

Prof. João Pascoal Faria ([email protected])

 

16. Corta Bem: geração de padrões de corte

 

2. Objectivos do Trabalho

Realizar uma aplicação Web para a execução de um programa de colocação de peças, usado para resolver problemas de cortes e empacotamentos. A aplicação oferece uma interface para escolher a configuração de peças usando uma base de dados, executa um programa Prolog (já desenvolvido) para resolver o problema na configuração escolhida e representa graficamente o resultado.

 

3. Objectivos Pedagógicos

Integração de bases de dados, interfaces gráficas, linguagens.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

Java, Sicstus Prolog.

 

5. Hardware Necessário

PC com Linux ou Win9x/NT4.0

 

6. Material de Apoio

Manuais das linguagens escolhidas; programa Prolog para a colocação de peças e sua documentação; um protótipo em Tcl/Tk de interface gráfica para a configuração de lotes de peças e seu manual.

 

7. Breve Descrição

A aplicação pretende fornecer uma interface amigável para um programa que gera padrões de corte. Um padrão é o resultado da colocação de um conjunto de peças pequenas sobre uma peça grande de modo a minimizar o espaço (material) gasto na peça grande. Pretende-se oferecer a execução do programa via Web. O trabalho envolve uma interface para escolha do lote de peças (polígonos) a colocar, a execução do programa de colocação e a visualização do resultado.

Um utilizador da aplicação é posto perante uma base de polígonos existentes. Pode então seleccionar os polígonos e as quantidades de cada polígono (admitem-se repetições), contituindo um lote. O lote é usado para fazer a chamada do programa de colocação e os resultados deste são mostrados graficamente. O programa de colocação está desenvolvido em Prolog e documentado.

Existe uma interface gráfica em Tcl/Tk para a configuração de lotes de peças; a funcionalidade desta é a que se pretende para a interface da aplicação web.

 

8. Cliente

Prof. Cristina Ribeiro ([email protected])

 

17. Animador Supervisionado para Rede de Petri (RdP)

 

1. Título

Animador Supervisionado para Rede de Petri (RdP)

(dividido nas partes de "Animador" e "Supervisor")

 

2. Objectivos do Trabalho

O objectivo deste trabalho seria criar para a FEUP uma ferramenta integrada para Redes de Petri (RdP).

 

3. Objectivos Pedagógicos

Interligação pedagógica entre cadeiras, gerar ferramentas interessantes para o futuro, dominar problemas associados à criação de ferramentas de programação e relacionamento de blocos de software. Introdução à problemática da modelação do tempo em problemas do mundo real modeláveis por RdP.

 

4. Ferramentas de s/w a Utilizar

Java / JDK (e eventualmente o Artifex para inspiração)

 

5. Hardware Necessário

PC Windows ou PC Linux indiferentemente.

 

6. Material de Apoio

Manual das linguagens escolhidas. Trabalhos anteriores da área. Literatura de apoio de CFAC para apoio ao RdP.

 

7. Breve Descrição

Pretende-se construir uma ferramenta integrada para introduzir, corrigir e animar um sistema real que se pretende que seja modelado em Redes de Petri. Posteriormente à simulação pretende-se a possibilidade de analisar os dados escolhidos.

O trabalho dividide-se em duas partes:

  1. Animador: Tendo por base o Editor e o Debugger já existentes pretende-se que estas duas ferramentas sejam integradas. O conjunto deve também ser ampliado por forma a possibilitar a visualização dual da simulação da RdP em simultâneo com uma animação explicativa do processo real em curso, por exemplo se uma posição da RdP representar um tanque que demora 10 segundos a encher, vê-se um ícone de um tanque que enche ao fim do tempo determinado. Existe uma ferramenta comercial "Artifex" que implementa alguns destes conceitos e que pode ser utilizada como "inspiração". É possível haver mais que um grupo a fazer esta metade do trabalho desde que se produzam animações diferentes. Deve também ser possível acrescentar facilmente novas animações. Durante a simulação deve também ser produzido um histórico de acontecimentos que é utilizado como entrada pela segunda metade do trabalho.
  2. Supervisor: Utilizando o histórico produzido num formato de texto a acordar previamente ao decurso do trabalho, deve ser gerada uma base de dados que permita fazer pesquisas de dados críticos ao processos e gerar estatísticas interessantes para a tomada de decisão acerca do processo fabril.

 

8. Cliente

Cadeira de CFAC, onde se discutirá quais os detalhes interessantes a implementar.

Prof. Adriano Carvalho ([email protected]), Engš Armando Jorge Sousa ([email protected])

 

Nota: pelo menos um dos alunos do grupo deve ter escolhido a cadeira CFAC.

 

19. Gestão de Stocks na Web

(proposto por grupo 10)

Construir uma aplicacao pedida por uma empresa (suprema) que tinha como objectivo efectuar a gestão de stocks utilizando para tal a interface web que permitiria efectuar alteracoes da base de dados.

 

23. Trivial Pursuit na Web

(proposto por grupo 6)

Cliente: Prof Eurico Carrapatoso (?)

 

24. Automatização de Processos de Pedidos de Ajudas de Custo

O programa apresentaria um interface pela Web para o preenchimento do boletim de pedido de ajudas de custo, com autenticação do utilizador, e helps e validações de acordo com um regulamento de preenchimento existente, e eventualmente algum tipo de simulação antes de submeter o pedido. O programa trataria depois de fazer chegar o boletim ao responsável hierárquico (chefe de secção, director de departamento, etc.) para dar o seu consentimento. Seguidamente, dado o consentimento, o programa faria chegar o boletim à Contabilidade (tudo por via electrónica, claro).

Cliente: Prof. Gabriel David