Disciplina: | Laboratório de Aplicações de Software |
Código: | EIC3110 |
Cursos: | LEIC |
Período: | 1S |
Ano: | 3º |
Creditos: | 2,5 |
ECTS: | 5,5 |
Unidade: | Secção de Informática |
Ano Lectivo: | 2004/2005 |
Horas/Semanas: | T: 1 TP: 0 P: 3 |
Docentes: |
A. Augusto Sousa - Professor Auxiliar
José Manuel de Magalhães Cruz - Professor Auxiliar Jorge Manuel Gomes Barbosa - Professor Auxiliar |
Esta disciplina tem por objectivo principal dar experiência prática em vários assuntos tratados teoricamente em outras disciplinas, através da realização de trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces e de Sistemas Operativos.Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial nas aplicações concorrentes, comunicações e sincronização.
Síntese de imagem:
Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas
Interface Pessoa-Máquina:
Funcionalidade e usabilidade
Gestão de eventos e interacção com utilizador
Construção de interfaces GUI
Sistemas Operativos:
Utilização da API standard de um sistema operativo Processos e threads
Comunicação entre processos
Sincronização
Ficheiros e directórios
Introduction to Computer Graphics; Foley, Van Dam, Feiner, Hughes, Phillips Addison Wesley, 1996
O Sistema Operativo UNIX: Alguns aspectos da sua API; APM, FEUP
Advanced Programming in the UNIX Environment W. Richard Stevens Addison-Wesley, 1992 ISBN: 0-201-56317-7
Informação vária, acessível pela Internet OpenGL
Computer Graphics, 2ª Edição; Donald Hearn, M. Pauline Baker Prentice-Hall International Editions, 1994
UNIX Network Programming, Volume 2; W. Richard Stevens Prentice-Hall, 1998 ISBN: 0-13-081081-9
Practical UNIX Programming; Kay Robbins and Steven Robbins Prentice-Hall, 1995 ISBN: 0-13-443706-3
Aulas teóricas: Revisão dos temas relevantes para a elaboração dos trabalhos baseada em acetatos e exposição no quadro, com especial incidência em detalhes de implementação dos trabalhos práticos a realizar. Apresentação das principais características das tecnologias a utilizar (OpenGL, API de Sistema Operativo).
Aulas práticas: Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 alunos.
Linguagem C/C++, OpenGL
Avaliação distribuída sem exame final.
Trabalhos práticos: 70%
Avaliação contínua individual de acompanhamento das aulas: 30%
Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos trabalhos.
Classificação Final = 0.70 (0.30T1 + 0.40T2 + 0.30T3) + 0.30Av.
Em que: T1, T2 e T3 são as classificações obtidas nos trabalhos 1, 2 e 3, respectivamente, e Av é a avaliação contínua individual.
Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante ou equivalente estão dispensados da frequência das aulas mas terão de apresentar a evolução de cada trabalho a meio do tempo atribuído para a sua elaboração, assim como fazer a sua apresentação simultaneamente com os alunos ordinários.
Realização de trabalhos alternativos na época seguinte da disciplina.
Cada trabalho é avaliado no fim do tempo estipulado para a sua elaboração, na aula prática calendarizada para o efeito. Pré-requisito: é aconselhável a frequência nas disciplinas de CGI e AED2 do 2º Ano, e a Sistemas Operativos do 3º Ano.
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