Ficha de disciplina da Ocorrência 2004/2005 - 1S

Disciplina: Laboratório de Aplicações de Software
Código: EIC3110
Cursos: LEIC
Período: 1S
Ano:
Creditos: 2,5
ECTS: 5,5
Unidade: Secção de Informática
Ano Lectivo: 2004/2005
Horas/Semanas: T: 1 TP: 0 P: 3
Docentes: A. Augusto Sousa - Professor Auxiliar
José Manuel de Magalhães Cruz - Professor Auxiliar
Jorge Manuel Gomes Barbosa - Professor Auxiliar

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivo principal dar experiência prática em vários assuntos tratados teoricamente em outras disciplinas, através da realização de trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces e de Sistemas Operativos.Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial nas aplicações concorrentes, comunicações e sincronização.

Programa

Síntese de imagem:
Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas

Interface Pessoa-Máquina:
Funcionalidade e usabilidade
Gestão de eventos e interacção com utilizador
Construção de interfaces GUI

Sistemas Operativos:
Utilização da API standard de um sistema operativo Processos e threads
Comunicação entre processos
Sincronização
Ficheiros e directórios

Bibliografia Principal

Introduction to Computer Graphics; Foley, Van Dam, Feiner, Hughes, Phillips Addison Wesley, 1996

O Sistema Operativo UNIX: Alguns aspectos da sua API; APM, FEUP

Advanced Programming in the UNIX Environment W. Richard Stevens Addison-Wesley, 1992 ISBN: 0-201-56317-7

Informação vária, acessível pela Internet OpenGL

Bibliografia Complementar

Computer Graphics, 2ª Edição; Donald Hearn, M. Pauline Baker Prentice-Hall International Editions, 1994

UNIX Network Programming, Volume 2; W. Richard Stevens Prentice-Hall, 1998 ISBN: 0-13-081081-9

Practical UNIX Programming; Kay Robbins and Steven Robbins Prentice-Hall, 1995 ISBN: 0-13-443706-3

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Revisão dos temas relevantes para a elaboração dos trabalhos baseada em acetatos e exposição no quadro, com especial incidência em detalhes de implementação dos trabalhos práticos a realizar. Apresentação das principais características das tecnologias a utilizar (OpenGL, API de Sistema Operativo).

Aulas práticas: Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 alunos.

Software

Linguagem C/C++, OpenGL

Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final.

Componentes de Avaliação

Trabalhos práticos: 70%
Avaliação contínua individual de acompanhamento das aulas: 30%

Obtenção de Frequência

Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos trabalhos.

Calculo da Classificação Final

Classificação Final = 0.70 (0.30T1 + 0.40T2 + 0.30T3) + 0.30Av.

Em que: T1, T2 e T3 são as classificações obtidas nos trabalhos 1, 2 e 3, respectivamente, e Av é a avaliação contínua individual.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante ou equivalente estão dispensados da frequência das aulas mas terão de apresentar a evolução de cada trabalho a meio do tempo atribuído para a sua elaboração, assim como fazer a sua apresentação simultaneamente com os alunos ordinários.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Realização de trabalhos alternativos na época seguinte da disciplina.

Observações

Cada trabalho é avaliado no fim do tempo estipulado para a sua elaboração, na aula prática calendarizada para o efeito. Pré-requisito: é aconselhável a frequência nas disciplinas de CGI e AED2 do 2º Ano, e a Sistemas Operativos do 3º Ano.

Alunos Inscritos

117

Alunos com Frequência

0

Alunos Aprovados

0