Souselas: Posições e Contradições

 

As posições assumidas por elementos de Coimbra e Souselas, nomeadamente pela ADAS - Associação de Defesa do Ambiente de Souselas, têm variado ao longo do tempo, conforme se pode concluir do apanhado de notícias sobre o assunto. Assim, antes da aprovação dos ensaios, começaram por exigir um inquérito epidemiológico; depois realizaram um inquérito próprio, reclamando contra a inexistência de um inquérito feito pela CCI. Finalmente, quando os testes foram aprovados por despacho do Ministro do Ambiente [Despacho nº 10 128/MAOT/2001 (2ª série)], a ADAS recuou nas suas reivindicações procurando boicotar a realização do estudo que anteriormente tinha repetidamente exigido.

 

Compare-se "Antes da decisão do processo" e "Depois da decisão do processo"

 

Antes da decisão do processo

Souselas contra Governo português

"...Um longo processo está a ser preparado pela Associação e Defesa do Ambiente de Souselas (ADAS) para entregar na Comissão Europeia. "Contra o Governo português", pelo "procedimento anómalo do Governo deste país"" ... "...Os receios advêm da ausência de qualquer estudo epidemiológico à população de Souselas, pelo que "a própria decisão da comissão de médicos estará inquinada, porque não parte de uma análise da situação actual", acrescenta. "Um estudo que já devia ter começado a ser feito". Uma falha que a ADAS "irá dar ênfase", na acção que pretende levar contra o Estado português..."
Diário de Coimbra 4/10/00

Souselas regressa à guerra

Uma entrevista bastou para reavivar a luta. A povoação insiste na urgência de realização de um estudo epidemiológico

"...Joaquim Gonçalves, da Associação de Defesa do Ambiente de Souselas, acrescenta que, "sem um estudo epidemiológico, as dúvidas que tínhamos sobre os efeitos da co-incineração aumentam". ..."
Diário de Notícias 22/11/00

Ministério dá co-incineração como certa antes de existir parecer médico

"...Para a ADAS, a garantia de que o estudo de vigilância será realizado "só vem dar autenticidade a toda a luta da população, porque não pode haver co-incineração sem que se saiba o estado de saúde da população de Souselas", comenta o presidente da Associação, Joaquim Gonçalves..."
Diário de Coimbra 29/11/00

Souselas fará boicote às eleições

A população, que vive próximo da Cimpor, não aceita relatório médico "intolerável" e está disposta a endurecer a luta

"...Os souselenses prometem não baixar os braços à contestação, até porque pedem, antes de mais, "o estudo epidemiológico da população". Questiona Joaquim Gonçalves, da ADAS: "Valerá a pena ter filhos em Souselas? Quantas mães podem continuar a amamentar os seus filhos?"..."
Diário de Notícias 18/12/00

Co-incineração vem agravar situação preocupante

"...A Comissão de Luta Contra a Co-incineração em Coimbra é unânime na afirmação de que deve ser feita uma monitorização epidemiológica aturada, que ditará as medidas exigíveis neste caso...."
Diário de Coimbra 12/1/01

Guerra com estudo sanitário

Administração de Saúde do Centro em polémica com a comissão contra a co-incineração sobre patologias da população

"...José Cabeças, em jeito de conclusão, assume que "a verdadeira fotografia sanitária da população dos concelhos de Coimbra e limítrofes será conhecida em breve". Boaventura de Sousa Santos, por seu lado, aplaude o estudo epidemiológico, agora calendarizado, apenas temendo, segundo disse ao DN, que "seja tarde de mais e que não tenha impacte na decisão da co-incineração". ..."
Diário de Notícias 17/1/01

Sócrates Já Viu Muita "Animação" em Coimbra

Manifestantes contra a co-incineração e revisão curricular não faltaram à abertura do Polis

"... "É uma desonestidade estabelecer uma relação causal entre o cimento e doenças como o cancro, não abona quem pretende revelar espírito científico", acusou o ministro em declarações aos jornalistas. Mas não o disse a João Gabriel, que respondeu também através da comunicação social: "Dissemos sempre e apenas que estes dados [que revelam que em Souselas se verifica uma maior incidência de cancro e de doenças do foro respiratório] são um sinal de alarme, que exige um estudo epidemiológico sério e torna eticamente inaceitável a co-incineração". ..."
Público 9/2/01

“Lei da rolha” esconde riscos da co-incineração

"...Joaquim Figueiredo, presidente da Junta de Souselas, Joaquim Gonçalves, líder da ADAS e o médico Carlos Ramalheira, que trabalhou os dados da Sub-região, completavam o grupo de cidadãos, que fez questão de entregar aos deputados em mãos o relatório de saúde, que em seu entender apenas revela a necessidade imperiosa de efectuar "estudos epidemiológicos sérios, condicionantes da decisão". ..."
Diário de Coimbra 16/2/01

“Serão os outros dados segredo de Estado?”

"...A Comissão de Luta Contra a Co-incineração estranhou também os dados do estudo da AR que, em seu entender, não contrariam os anteriores divulgados pela comissão. Aliás, lamenta mesmo que, mais uma vez, nada seja dito "quanto à nossa exigência de sempre: um estudo epidemiológico aprofundado antes da decisão final sobre a co-incineração". "A ARS é incapaz ou não quer fazê-lo?", questiona. ..."
Diário de Coimbra 22/2/01

Onde está o rastreio à população de Souselas?

"...Os relatórios e pareceres recomendavam a vigilância epidemiológica activa e passiva à população de Outão e Souselas, no âmbito do processo de co-incineração, mas "nada está feito, nem garantido, em termos de saúde pública".Esta é uma das conclusões do requerimento assinado por Nuno Freitas, José Eduardo Martins e Bruno Vitorino. O Grupo Parlamentar do PSD pediu, aos ministérios do Ambiente e Saúde, "todos os dados e informações respeitantes aos rastreios epidemiológicos e outros estudos e planos de vigilância epidemiológica já realizadas em Outão e Souselas". ..."
Diário de Coimbra 30/3/01

Souselas fustigada por doenças crónicas

"...As conclusões apuradas neste diagnóstico "mostram, de forma inequívoca, realidade e factos do dia-a-dia da população de Souselas, as suas reclamações, as suas desconfianças e receios, no que diz respeito ao estado actual de saúde", refere o presidente da ADAS, Joaquim Gonçalves. "O nefasto estado de saúde" foi apurado depois de a "CCI e ARS nada fazerem em termos de análise no terreno das nossas condições de saúde", apesar de recomendado o estudo epidemiológico à população. ..."
Diário de Coimbra 4/4/01

Souselas e Outão ainda sem rastreios

"...Foi a ausência desse mesmo estudo epidemiológico, solicitado pela Comissão Científica Independente e Grupo Médico, que levou a ADAS (Associação de Defesa do Ambiente de Souselas) a lançar um inquérito à população de Souselas. ..."
Diário de Coimbra 6/4/01

Oposição acha «irresponsável» dar sinal de partida à co-incineração

"...A mesma opinião é partilhada pelo deputado social-democrata José Eduardo Martins: "avançar com a co-incineração sem realizar, primeiro, os estudos epidemiológicos, é deitar fora a pouca credibilidade que ainda resta neste processo". José Eduardo Martins frisou a urgência de o Governo tranquilizar as populações antes de avançar com o processo. ..."
Diário Digital 9/4/01

“Governo ignorou campainhas de alarme”

"...A guerra da co-incineração ainda não está perdida, no entender do ambientalista João Gabriel Silva. Para o docente universitário e membro da Quercus, "há muitas coisas a fazer, mesmo do ponto de vista legal".Agora, há que "ver quais são os termos do despacho do ministro", porque, segundo diz, "é inaceitável que se avance com a co-incineração na ausência de um estudo epidemiológico". ..."
Diário de Coimbra 10/4/01

Depois da decisão do processo

Estudo Epidemiológico em Souselas Arranca Só para a Semana

Protestos à porta do centro de saúde

Apesar dos apelos ao boicote da população, Henrique de Barros, da CCI, está convicto de que não faltarão voluntários para os testes médicos.

"...O adiamento do início dos testes médicos destinados ao estudo epidemiológico da população de Souselas, por falta de "condições logísticas", fez com que Associação de Defesa do Ambiente de Souselas (ADAS) redobrasse ontem as acusações de falta de credibilidade de todo o processo de co-incineração e os apelos aos souselenses para que rejeitem a posição de "cobaia". Em resposta, o coordenador da Comissão Científica Independente (CCI), Henrique de Barros, avisa que "quem não participar hoje não se poderá queixar amanhã".
...
Mas, apesar de o adiamento ("em princípio até à próxima segunda-feira") não ter sido divulgado, não apareceram voluntários para os testes no centro de saúde, à porta do qual a ADAS afixara um cartaz resumindo a sua interpretação do processo: "Testes= experiências/experiências=cobaias". ..."
Público 3/5/01

Quase Ninguém Fez Exames Médicos no Primeiro Dia

Inquérito sobre a saúde da população de Souselas começou ontem no âmbito do processo da co-incineração

"...À porta da extensão do Centro de Saúde, a Associação de Defesa do Ambiente de Souselas (ADAS) afixou um comunicado a apelar explicitamente ao boicote dos cidadãos, até que seja incluído um representante da população no grupo coordenador dos estudos e assegurada a realização de um verdadeiro "estudo epidemiológico de base científica e médica". Por ora, a ADAS avisa que os testes programados fazem dos souselenses "cobaias". ..."
Público 8/5/01

Souselas reticente à vigilância epidemiológica

Programa inclui inquéritos e exames clínicos, que abrangem mais de duas mil pessoas, mas população não está a aderir

"...O programa de vigilância epidemiológica, que ontem começou em Souselas, inclui um inquérito, um electrocardiograma, a medição da pressão arterial, colheitas de amostras de sangue e uma avaliação de aspectos psicossociais. No entanto, até ao princípio da tarde, apenas seis pessoas tinham participado nesta iniciativa, segundo a Lusa..."
Diário de Notícias 10/5/01