Curso LIDERAr – Projetos Liderados por Estudantes

Edição 2016/2017

LIDERAr_LogoResponsável: António Torres Marques

Datas e horários: inicio em 10 de outubro. Duração de 1 ano letivo.

Local: FEUP

Destinatários: Estudantes de programas de 1º e 2º ciclos da Universidade do Porto. Será dada prioridade aos candidatos que sejam estudantes dos programas dos 1º ciclos de estudo da FEUP; seguida de estudantes de programas 2º ciclos de estudo da FEUP; seguida dos candidatos provenientes de outros programas de 1º e 2º ciclos de estudo da U.Porto.

Objetivo geral: Proporcionar oportunidades, para além das contempladas no plano de estudos, para que os estudantes, através da criação, participação e gestão de projetos, apliquem e aprimorem as suas competências técnicas e científicas, tornando-as úteis em contextos reais – onde não são só as componentes científico-técnicas as determinantes – mas também as componentes transversais.

Os projetos em causa podem ser muito variados: científicos, de inovação e empreendedorismo ou de cariz sociocultural e serão orientados por um tutor.

Objetivos de aprendizagem:

• Elaborar uma proposta, em formato escrito, do projeto
  • Apresentar a proposta de projeto, discutir o mesmo, demonstrando o caráter criativo, inovador, exequível e sustentável do projeto
  • Formar uma equipa, definir os diferentes papéis no âmbito da mesma e funcionar assertivamente com os diferentes membros
  • Gerir um projeto, de acordo com a proposta, ultrapassando os constrangimentos encontrados e potenciando as oportunidades que surjam, seguindo os standards e utilizando boas práticas em gestão de projetos
  • Elaborar um relatório de execução técnica e financeira do projeto, identificando de forma clara os achievements/findings do projeto, os constrangimentos e problemas encontrados, assim como as oportunidades encontradas

Certificação:
O curso encontra-se acreditado pela UPorto, atribui 6 ECTS e confere um certificado de formação contínua.
Os estudantes que pretendam integrar o curso no plano curricular, terão de o solicitar diretamente à Direcão do respetivo curso que frequentam, sendo obrigatório informar a organização deste curso sobre o deferimento do pedido.

Propina: Para os estudantes do 1º e 2º ciclo de estudo da FEUP, a propina será de 20 euros. Para os restantes estudantes da U.Porto a propina será de 25 euros.

Inscrições:
contactar lea@fe.up.pt (período de pré-candidatura aberto até 5 de setembro – prolongado ate 23 de setembro. Participação condicionada a 30 elementos por edição)
-> A realização do curso está sujeita ao nº mínimo de candidatos indicado na proposta de abertura de funcionamento

+ficha de uc no sigarra

Laboratório de Ensino Aprendizagem | LEA-FEUP
Unidade de Apoio à Direção | Gab. A209
Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n  4200-465 Porto
tlf: 00351  220 414 717

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Que tipo de grupo devo constituir?
– 3 a 5 elementos
– estudantes de programas de 1º ciclo ou 2º ciclo da Universidade do Porto, inscritos em ano letivo
– valoriza-se a constituição de equipas multidisciplinares (inter cursos e inter unidades orgânicas da U.Porto). Cada equipa deve ter pelo menos 2 estudantes de cursos diferentes
– submissão da constituição da equipa e respetivo líder ate dia 5 de setembro

Que tipo de projeto devo propor?
As propostas devem ser orientadas para projetos de engenharia aplicada à resolução/mitigação de problemas sociais ou projetos com elevado impacto social/económico.

Que tipo de tutor devo encontrar?
Qualquer docente da U.Porto, desde que o/a mesmo/a aceite. O docente terá de assinar uma declaração em que se compromete a ser seu Tutor durante um ano letivo (pedir modelo a lea@fe.up.pt)

Quando é que a minha inscrição fica efetivada?
A inscrição no formulário é apenas uma candidatura que, mediante aceitação será encaminhada para formalização da inscrição nos Serviços Académicos. A partir do momento em que envia aos Serviços Académicos o comprovativo de pagamento da propina, o curso aparecerá na sua página pessoal do sigarra

Qual o horário do curso?
O curso consiste em algumas sessões teóricas, conjuntas com todos os elementos de todos os grupos, cujos horários serão acordados com todos os formandos e com os docentes; mas, maioritariamente, funcionará sob forma de tutoria pelo que os dias e horários serão acordados entre cada Tutor e os respetivos membros de cada grupo.

E se eu quiser desistir depois?
A inscrição a este curso será formalizada nos Serviços Académicos, pelo que qualquer desistência deverá ser comunicada ao mesmo e os procedimentos habituais realizados. A não comunicação da desistência implica a reprovação ao curso, com emissão dos respetivos termos, ficando esta classificação associada ao seu perfil pessoal.

A avaliação é obrigatória?
A avaliação é obrigatória e a não realização da mesma, ou reprovação, implica:
– para os estudantes inscritos pelo regime livre de educação contínua, a impossibilidade de obter um certificado.
– para os estudantes que pretendem realizar o curso para efeitos de creditação no plano de estudos que estão a frequentar E para os estudantes que pretendem frequentar o curso ao abrigo da possibilidade de inscrição em “Qualquer unidade curricular da UP”, prevista no plano de estudos que frequentam, a não obtenção de créditos.

Poderei ter um certificado no final do curso?
Se a sua inscrição for pelo regime livre de educação continua, e  se tiver concluído o curso com aproveitamento, poderá pedir, no final do mesmo, um certificado de formação.