PROJETO | De Par em Par na U.Porto

“De Par em Par na U.Porto” é o programa de observação de aulas em parceria da Universidade do Porto. Trata-se de uma ação de formação multidisciplinar, voluntária e de confidencialidade garantida, que envolve docentes de todas as Unidades Orgânicas (UO) da U.Porto e que teve a sua primeira edição no ano letivo 2010/2011.

O funcionamento do programa tem por base a formação de quartetos de docentes que são simultaneamente observadores e observados,consistindo a observação de aulas no preenchimento presencial de uma grelha de observação, seguida de discussão pelos Observadores e o Observado.

Logótipo do De Par em Par

Esta observação de aulas recorre à confiança do docente observado perante os seus pares para obter uma observação da sua prática pedagógica e aumentar a sua sensibilidade pedagógica, tanto na posição de observado como na de observador. O modelo implementado na Universidade do Porto destaca-se pelamultidisciplinaridade resultante da interação de observadores/observados de diferentes Unidades Orgânicas (UO) da U.Porto.

Em termos organizativos, o modelo compreende três níveis, como exemplificado no organograma da Figura 1: no primeiro encontra-se o Coordenador Geral, responsável pelo planeamento, organização, gestão e execução do programa de observação de aulas, centralizando e agilizando a comunicação entre todos os intervenientes, que é auxiliado pela Central de Observação nas tarefas de gestão das observações, tratamento e análise dos resultados e divulgação do programa de observação de aulas; no segundo nível os interlocutores das UO nomeados, responsáveis dentro das suas instituições pela divulgação, promoção, do programa junto dos docentes, bem como do seu recrutamento e/ou seleção e, finalmente, no terceiro nível, encontram-se osdocentes que se voluntariam para o programa de observação de aulas, organizados em pares, ou duetos, de docentes da mesma Unidade Orgânica.

Data 2013 – 2015 (data do financiamento. O projeto continua a decorrer)

Equipa

PI João Pedro Gomes Moreira Pêgo

Membros da FEUP José Fernando da Costa OliveiraJosé Manuel Martins FerreiraVitor Angelo Magalhaes Marinho (bolseiro), Maria Isabel Esteves Peres (técnica)