PUBLICAÇÕES

Publicações e comunicações da comunidade da FEUP na área da Educação em Engenharia

 

2018

  1.  ACE Assisted Communication for Education: Architecture to support Blind & Deaf communication. 2018. Fernando Maciel Barbosa; João Ulisses; Tiago Oliveira; Paula Maria Escudeiro; Nuno Escudeiro. 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). DOI: 10.1109/EDUCON.2018.8363341
  2. Desenvolvimento de competências transversais e transferíveis numa escola pública de engenharia. 2018. Ana Freitas, Helena Lopes, Paulo Garcia, A. Augusto de Sousa. Livro de Resumos do CNaPPES 18 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. p.52
  3. Early segmentation of students according to their academic performance: a predictive modeling approach. 2018. Vera L. Miguéis; Ana Freitas; P. J. V. Garcia; André Silva. DECISION SUPPORT SYSTEMS Vol. 115 p. 36-51
  4. Game Design Patterns in Serious Games for Software Engineering Education. 2018. Tese de mestrado – João Miguel Fidalgo Esteves Nogueira.
  5. Is continuous learning a key for better education?
    Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
    Alfredo Soeiro. BEST Symposium in Education – http://best.tecnico.ulisboa.pt/~best.daemon/bselisbon/
  6. Mind the gap: bridging the transversal and transferable skills chasm in a public engineering school. 2018. Freitas, A.; P. J. V. Garcia; Lopes, H.; António Augusto de Sousa. Book of Abstracts of the Third International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education – CISPEE 2018 p. 24-24
  7. Online Learning lifelong learning: a solution for all? 2018. Soeiro, A. 1st Symposium of Digital Transformation in Continuing Education.
  8. Relatório de Atividades do LEA 2017. 2018. Freitas, A; Garcia, P. FEUP, Porto.
  9. Resources for the Education in Operations Research: Past, Present and Future. Maria Antónia Carravilla; José Fernando Oliveira. DOI: 10.1007/978-3-319-74104-8_4
  10. Self-Regulated Project-Based Learning in Higher Education: A Case Study Design. 2018. Eugénio Oliveira; M. Y. Zarouk; P.Peres; M. Khaldi. Pages: 7191-7202. DOI: 10.21125/edulearn.2018.1696.  ISBN: 978-84-09-02709-5
  11. The goal of a teaching methodology in higher education. 2018.
    Fernando Maciel Barbosa; Manuel Travassos Valdez; C. Machado Ferreira. 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). 338-344. DOI: 10.1109/EDUCON.2018.8363248
  12. TIME TO ASSESS LEARNING OUTCOMES: TALOE WEBTOOL APPLICATIONS. Poster em Conferência Internacional
    Alfredo Soeiro; Rita Falcao. CIDUI 2018 10th Congress – Girona Espanha, 4 – 6 Julho 2018
  13. Transversal and transferable skills training for engineering PhD/doctoral candidates. 2018. José Coelho Rodrigues; Freitas, A.; P. J. V. Garcia; Maia, C.; Favre, Marie-Pierre. Book of Abstracts of the Third International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education – CISPEE 2018 p. 66-66
  14. Welcome to Engineering: Gender Equality in Learning and Integration among First Year Students. 2018. Manuel Firmino Torres; Sara Ferreira; Armando Jorge Sousa; Luciano Moreira; Raquel Torres. International Journal of Engineering Education Vol. 34 p. 45-55. ISSN: 0949-149X

 

2017

  1. Mouraz, A; Pêgo, JP. 2017. De par em par na U.Porto. ISBN: 978-989-746-120-0
  2. Educação Continuada em Engenharia: perspectiva internacional. 2017. Alfredo Soeiro. Resumo de Comunicação em Conferência Internacional. Seminários 50 anos – Relação Universidade-Empresa e Desafios da Educação Continuada
  3. Dc motor educational kit: A teaching aid in control theory. 2017. António Paulo Moreira (FEUP); Costa, P (Outra); Gonçalves, J (Outra); Faria, BM (Outra). Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional. Lecture Notes in Electrical Engineering p. 879-889. DOI: 10.1007/978-3-319-43671-5_74
  4. Framework para geração de Jogos Sérios para avaliação de Competências. 2017. João António Areias Ribeiro Letra Afonso (FEUP). Framework para geração de Jogos Sérios para avaliação de Competências , Mestrado
  5. Global Engineering Education: An Overview of Professional Qualifications. 2017. Alfredo Soeiro (FEUP). Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional. 7th Annual Conference of Industrial Engineering Operations and Maintenance
  6. Lab4Act: Laboratories for Active Learning Spaces. 2017. Andrea Vieira (FAUP); Clara P. Vale (FAUP); Lígia Ribeiro (FEUP). Resumo de Comunicação em Conferência Internacional. DOI: 10.17879/21299722960
  7. MODERN PROJECT – USEFUL TOOLKIT DEMONSTRATION TO EVALUATE AND USE DIGITAL TOOLS IN EDUCATIONAL SCENARIOS.  2017. Alfredo Soeiro (FEUP); Carme Royo (Outra); Francesca Uras (Outra). Poster em Conferência Internacional, EDEN 2017 – Jonkoping, Suécia, 13-16 Junho 2017
  8. Programação para Jovens: Conteúdos, Atividades Estratégias e Ferramentas. 2017. Nuno Filipe Gomes dos Santos (FEUP). Mestrado
  9. Professional development and international cooperation for chemistry teacher: Assessment about the intent to educational change after a continuing education program in Porto, Portugal. 2017. Paiva, J (Outra); Morais, C (Outra); Amaral Rosa, MP (Outra); Luciano Moreira (FEUP); Eichler, ML (Outra). Artigo em Revista Científica Internacional Quimica Nova Vol. 40 p. 105-112, DOI: 10.21577/0100-4042.20160179
  10. Relatório de Atividades do LEA 2016. 2017. Freitas, A; Garcia, P. FEUP, Porto.
  11. Screening Reading Abilities: A Comparison Between Engineering, Education, Health and Psychology in Portuguese College Students. 2017. João Pedro Falcão Carneiro (FEUP); Fernando Gomes Almeida (FEUP). Artigo em Revista Científica Internacional – International Journal of Engineering Education Vol. 33 Nº. 1(A) p. 151-161
  12. Social learning systems: closing the gap between scholars and science educators. 2017. Jorge Mota (FEUP); Carla Morais (FCUP); Luciano Moreira (FEUP). X Conferência Internacional de TIC na Educação ­ Challenges 2017 ­ Learning in the clouds p. 1039-1044

 


2016

  1. A Imersão da Instrução pelos Pares no Treino Experimental com recurso a tecnologias emergentes. 2016. Urbano, D; Restivo, T. Comunicação apresentada no Workshop anual de Inovação e de Partilha Pedagógica da UPorto. Janeiro, FADEUP
  2. Construção de um laboratório virtual como um recurso na educação a distância para estudantes de engenharia. 2016.  Fernando Maciel Barbosa (FEUP); Carlos Machado Ferreira (Outra); Manuel Valdez (Outra). 2016. Capítulo ou Parte de Livro
  3. Experimental Training in Engineering.  2016. Urbano, D (Outra); Marques, JC (Outra); Chouzal, MD (Outra); Maria Teresa Restivo (FEUP); Andreatta da Costa, L (Outra). PROCEEDINGS OF 2016 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON2016) p. 1046-1050, DOI: 10.1109/educon.2016.7474682
  4. HARRY POTTER AND THE CURSED CHILD: AN EXPERIENCE IN GAMIFICATION IN HIGHER EDUCATION.  2016.Helena Martins (FEUP); Jorge Freire de Sousa (FEUP); Edgar Pacheco (FEUP); Pedro Schuller (FEUP); Beatriz Carrapatoso (FEUP). Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional, ICERI2016 – 9th International Conference of Education, Research and Innovation p. 2341-2349, DOI: 10.21125/iceri.2016.1512
  5. INNOVATION IN CONTINUING PROFESSIONAL DEVELOPMENT: A VISION OF THE FUTURE. 2016.Alfredo Soeiro (FEUP); Bárbara Carvalho (FEUP). 15TH WORLD CONFERENCE OF IACEE – PORTO, PORTUGAL, 17 – 20 MAIO 2016
  6. Materiais não-metálicos: novas metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação numa unidade curricular do MIEM da FEUP 2016. Duarte, T; Alves, J; Marques, A.; Nóvoa, P. Comunicação apresentada no Workshop anual de Inovação e de Partilha Pedagógica da UPorto. Janeiro, FADEUP
  7. Massive Open Online Courses (MOOCs). 2016. José Martins Ferreira (FEUP). Capítulo ou Parte de Livro: Cross-Border Higher Education and Quality Assurance: Commerce, the Services Directive and Governing Higher Education. DOI: 10.1057/978-1-137-59472-3
  8. Multimedia in science teaching: pedagogical designs and research options in the Portuguese education between 2010-2014.  2016.João C. Paiva (FCUP); Carla Morais (FCUP); Luciano Moreira (FEUP). Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional, Proceedings of EDULEARN16 Conference p. 7690-7698
  9. O Despertar da Força – o projeto de gamificação da unidade curricular de gestão de recursos humanos no MIEIG. 2016. Martins, H; Freire de Sousa, J. Comunicação apresentada no Workshop anual de Inovação e de Partilha Pedagógica da UPorto. Janeiro, FADEUP
  10. Online experimentation@FEUP. 2016. Restivo, T. Comunicação apresentada no Workshop anual de Inovação e de Partilha Pedagógica da UPorto. Janeiro, FADEUP
  11. As sessões ao 1/2 dia.2016. Emília Malcata Rebelo. Comunicação apresentada no CNaPPES.16 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Julho, Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  12. Os ‘Novos Paradigmas, Debates e Iniciativas na FEUP’, como pratica pedagógica.2016.  Rita Cardoso Beco, António Barbedo de Magalhães, António Francisco de Galhano Tenreiro, Bruno Fonseca. Comunicação apresentada no CNaPPES.16 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Julho, Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  13. Programa CIVIL’in – Apoio aos novos estudantes do Mestrado de Engenharia Civil pelos seus pares .2016. Isabel M. Ribeiro, Barbara Rangel, Abel Henriques. Comunicação apresentada no CNaPPES.16 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Julho, Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  14. “Põe As Mãos Na Massa” experimentar a Engenharia Civil na FEUP. Concurso para os alunos das Escolas Secundarias. 2016. Barbara Rangel, António Silva Cardoso, Ana Sá, Isabel M. Ribeiro, Abel Henriques, Miguel Ferraz, Paulo Conceição, Rui Faria, Ana Guimarães. Comunicação apresentada no CNaPPES.16 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Julho, Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  15. Proposing Assessment Methods for Different Learning Outcomes: Project TALOE.  2016. Alfredo Soeiro (FEUP). Resumo de Comunicação em Conferência Internacional, Fiber-optic Road of Education
  16. Relatório de Atividades do LEA de 2015. 2016. Garcia, P e Freitas, A.FEUP, Porto.
  17. U-Academy – um projeto colaborativo para partilha e avaliacao de recursos para cursos de Engenharia, suportados por experimentação online .2016. Maria Teresa Restivo, Diana Urbano, Fátima Chouzal, José Couto Marques, Paulo Abreu, Tiago Andrade. Comunicação apresentada no CNaPPES.16 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Julho, Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  18. UP Inter ParES – Observação Interinstitucional de Pares U.Porto/Escolas Secundarias .2016. – João Pego
    Avaliação (quase) contínua para grandes grupos de estudantes – José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla, Manuel Pina Marques. Comunicação apresentada no CNaPPES.16 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Julho, Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  19. Using data mining to predict students’ academic success. 2016. André Filipe Roque Silva (FEUP). Mestrado
  20. Teachers’ needs and self-efficacy perceptions in inquiry-based science education: a continuing professional development course in Portugal. 2016. João C. Paiva (FCUP); Carla Morais (FCUP); Nuno Francisco (Outra); José Barros (Outra); Luciano Moreira (FEUP). Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional, Electronic Proceedings of the ESERA 2015 Conference. Science education research: Engaging learners for a sustainable future p. 2320-2330
  21. The digital media in the Portuguese education: representations and practices. 2016.Luciano Moreira (FEUP); João C. Paiva (FCUP); Carla Morais (FCUP). Poster em Conferência Internacional, UT Austin|Portugal Annual Conference 2016 – Lisboa, 23-24 maio 2016

 


2015

  1. A comparative study of regression and classification algorithms for modelling students’ academic performance. 2015. Pedro Strecht; Luís Cruz; Carlos Soares; João Mendes-Moreira; Rui Abreu. Proceedings of the 8th International Conference on Educational Data Mining p. 392-395 link
  2. Competências Transversais dos estudantes de Engenharia da U.Porto. 2015. Freitas, A; Lopes, H; Garcia, P; Sousa, A. Comunicação oral apresentada no 2º Seminário de Inovação Pedagógica. Universidade do Minho, Braga.
  3. Desenvolvimento de competências transversais para doutorandos: o caso da Faculdade de Engenharia do Porto. 2015. Garcia, P; Freitas, A. in Livro de Resumos do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
  4. Dialética Química e Música na potenciação do ensino da Química / Dialetics between Chemistry and Music to foster Chemistry teaching. 2015. Hugo Vieira , Carla Morais , João Paiva , Luciano Moreira. comunicação apresentada in Resumos digitais das comunicações do I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências /1st Meeting in Sciences Teaching and Divulgation., pp.33-, 2015
  5. Educação para a cidadania: a prevenção de riscos ocupacionais. 2015. Fernando José Fernandes Gonçalves (FEUP). Doutoramento
  6. Exploring the impact of ordering models in merging decision trees: a case study in education. 2015. Pedro Strecht, Joao Mendes-Moreira, and Carlos Soares. Proceedings of the ECMLPKDD 2015 Doctoral ConsortiumPorto, Portugal, 7 de Setembro de 2015. p 216-225
  7. Game Design Techniques for Software Engineering Management Education. 2015. Pedro Letra , Ana Cristina Ramada Paiva , Nuno Flores. in 18th IEEE International Conference on Computational Science and Engineering, pp.-, 2015
  8. Getting students nearer to electrochemistry within inquiry and technology based activities: a case-study from Portugal. 2015. Carla Morais , José Barros , Luciano Moreira , Nuno Francisco , João Paiva. comunicação apresentada no IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 – Science with and for Society, pp.29-30, 2015
  9. Hands-on chemistry: new pre-school challenge. 2015. José Ferreira , João Paiva , Carla Morais , Luciano Moreira. comunicação apresentada no Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, pp.79-, 2015
  10. How students and teachers react to an AR free puzzle game: Preliminary tests. 2015. Diana Urbano , Maria De Fátima Chousal , Maria Teresa Restivo. in Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2015 IEEE, pp.852 -855, 2015
  11. Lessons from a B-Learning course in Information Literacy for Engineering Freshmen. 2015. Armando Sousa , Manuel Firmino Torres , Cristina Sousa Lopes , Teresa Oliveira Ramos , Luciano Moreira. in The e-Learning Excellence Award 2015: An Anthology of Case Histories, pp.96-113, 2015
  12. Livro digital de narrativa multilinear na esfera educativa: Uma experiência de desenvolvimento e utilização com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. 2015. Juliana Monteiro , Carla Morais , Miguel Carvalhais. in Aprendizagem Online. Atas do III Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2014, pp.42-49, 2014
  13. Multimédia no ensino das ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. 2015. João C. Paiva , Carla Morais , Luciano Moreira. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2015
  14. Relatório de Atividades do LEA 2014. 2015. Garcia, P. e Freitas, A. FEUP, Porto. link
  15. TUNING in CHINA: An EU-CHINA Feasibility Study into the Modernisation of Higher Education. 2015. Robert Wagenaar (Editor), Arlene Gipin (Editor), Pablo Benetoine (Editor), Alfredo Soeiro (Colaborador). Deusto Universidad , 2015
  16. Videotaped experiment in chemistry: Should i play it before or after sending students to the lab? | Experimento de química grabado en vídeo: ¿Debería mostrarse antes o después de enviar a los estudiantes al laboratorio? 2015. Helena Sepúlveda , Luciano Moreira , Carla Morais , João Carlos Paiva . Journal of Science Education, Vol.16 nº 2, pp.63-65
  17. 3D Virtual Reality Experiments To Promote Electrical Engineering Education. 2015. Manuel T. Valdez , C. Machado Ferreira , Maria João Martins , Fernando Maciel Barbosa. in ITHET 2015, pp.-, 2015

 


2014

  1. A avaliação como motor da aprendizagem: a experiência de uma década no ensino de Investigação Operacional em cursos de Engenharia na FEUP. 2014. Carravilla, MA & Oliveira, JF. in Livro de resumos do CNaPPES 2014 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em http://cnappes.pt/files/2014/04/FULLbookCNaPPES2014.pdf
  2. Aprender a tomar decisões: utilização de estudos de caso na unidade curricular de investigação operacional. Malcata Rebelo, E. Livro de resumos do CNaPPES 2014 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em http://cnappes.pt/files/2014/04/FULLbookCNaPPES2014.pdf
  3. Assessment Of and For Learning in Higher Education.From the Traditional Summative Assessment to the More Emancipatory Formative and Educative Assessment in two faculties of the University of Porto. 2014. Torres, Manuel & Leite, Carlinda. Transnational Curriculum Inquiry volume (1) Vol 11, No 1 (2014). Disponível em http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci
  4. Assessing reading abilities of Mechanical Engineering college students: a prospecting study. 2014. Ana Sucena, João Pedro Falcão Carneiro , Fernando Gomes Almeida. International Journal of Engineering Education, Vol.30 nº 2, pp.378-387, 2014 Disponível em: https://sigarra.up.pt/feup/pt/publs_pesquisa.FormView?P_ID=98405
  5. Asynchronous software systems projected to support teaching and learning in Higher Education. 2014. Manuel Valdez , Carlos Ferreira , Maria João Martins , Fernando Maciel Barbosa. in 25th EAEEIE Annual Conference (EAEEIA), pp.-, 2014
  6. Collaborative Projects Involving Industry and Academic to Enhance Electrical Engineering Education: The Perspective of three Portuguese Higher Education Institutions at the Master Degree Level. 2014. Maria João Martins , Fernando Lopes , Inácio Fonseca , Fernando Maciel Barbosa. in 25th EAEEIE Annual Conference (EAEEIA), pp.-, 2014
  7. Citizenship and Higher Education in Portugal. Helena Lopes, Sofia Veiga, Pedro M. Teixeira and Isabel Menezes. 2014. In Jason Laker, Concepción Naval and Kornelija Mrnjaus (ed). Citizenship, Democracy and Higher Education in Europe, Canada and the USA . (pp.173–193). http://www.palgraveconnect.com/pc/doifinder/10.1057/9781137287489.0016
  8. Consultório Digital de Matemática: sistema de avaliação formativa online em engenharia. 2014. Oliveira, MJ; Freitas, A; Garcia, PJ. Livro de resumos do CNaPPES 2014 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em http://cnappes.pt/files/2014/04/FULLbookCNaPPES2014.pdf
  9. Criação de micro-videos educativos de apoio ao ensino-aprendizagem de engenharia. 2014. Mouraz, A; Freitas, A & Garcia, PJ. in Livro de resumos do CNaPPES 2014 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em http://cnappes.pt/files/2014/04/FULLbookCNaPPES2014.pdf
  10. De Par em Par na UP: ou a desafiante tarefa de ser observador em “seara alheia”. 2014. Mouraz, A & Pêgo, J. Livro de resumos do CNaPPES 2014 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em http://cnappes.pt/files/2014/04/FULLbookCNaPPES2014.pdf
  11. Educational Data Mining: preliminary results at University of Porto. 2014. Pedro Strecht; João Mendes Moreira; Carlos Soares. EUNIS Conference, 20th International Conference of European University Information Systems, Sweden, 11 a 13 de Junho de 2014  link
  12. Engineering Education: Challenges for Innovation. 2015. Maria Teresa Restivo , Gustavo Alves. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.4 nº 5, pp.-, 2014
  13. Experiência de uso intensivo de testes de Análise Numérica na plataforma Moodle da Universidade do Porto.2014. Dias d’Almeida, F.Livro de resumos do CNaPPES 2014 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Disponível em http://cnappes.pt/files/2014/04/FULLbookCNaPPES2014.pdf
  14. E-readers at classroom: Experience of reading e-books with e-readers in English classes for Portuguese students. 2014. Diogo Santos , Carla Morais , João Paiva. in ICERI2014 Proceedings, pp.4907-4916, 2014
  15. Finding Adequate Assessment Types as Function of Learning Outcomes: Webtool Implementation Project TALOE. 2014. Soeiro, A e Falcão, R. Procedings of the 17th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL2014). ISBN 978-1-4799-4438-5
  16. Linking experiments with the real world. 2014. José Couto Marques, Maria Teresa Restivo, Alberto Cardoso, Tiago Santos. International Journal of Engineering Pedagogy. eISSN: 2192-4880 Vol 4, No 2. http://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/3483
  17. Methodological approaches used to investigate “online learning”: A systematic review of the Portuguese scientific production in SCOPUS and Web of Science. 2014. Carla Morais , Luciano Moreira, João Paiva. in Aprendizagem Online. Atas do III Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2014, pp.124-130, 2014
  18. Methodological approaches used to study Information and Communication Technologies in Education: a systematic review of the Portuguese scientific production in SCOPUS and Web of Science. 2014. Carla Morais , Luciano Moreira , João Paiva. in ICERI2014 Proceedings, pp.2176-2183, 2014
  19. Novas tecnologias e educação: ensinar a aprender, aprender a ensinar. 2014. Vieira, Fátima (Organizador), Restivo, Maria Teresa (Organizador). Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Biblioteca Digital. https://sigarra.up.pt/feup/pt/publs_pesquisa.FormView?P_ID=107050 
  20. Online Experimentation in Education and Training. 2014. Maria Teresa Restivo , Alberto Cardoso. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.4 nº 2, pp.52-56, 2014
  21. Promoting ‘Soft Skills’ from the start of the engineering degree and the case study of the special ‘Projeto FEUP’ course. 2014. Sousa, A; Mouraz, A. International Journal of Engineering Education, IJEE – Volume 30 Number 6(B) – Special Issue in Engineering Education: Beyond Technical Skills – 2014 – pp. 1539–1548 – ISSN 0949-149X – http://www.ijee.ie/contents/c300614B.html
  22. Talking about Teaching 2013. 2014. Maria Teresa Restivo , José Couto Marques , Alberto Cardoso. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.4 nº 2, pp.2-2, 2014
  23. Technological Support for Inquiry-based Learning: Development of Digital Resources in Science Education Using Web 2.0 Tools. 2014. Carla Morais , João Carlos Paiva , José Barros , Nuno Francisco , Luciano Moreira. in Book of invited presenters of the 2nd International Profiles Conference, pp.82-84, 2014
  24. U.Porto, its Faculty of Engineering and PBL approaches. 2014. Maria Teresa Restivo. International Journal of Engineering Pedagogy. eISSN: 2192-4880 Vol 4, No 1. http://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/3261 and http://www.asee.org/conferences-and-events/conferences/international-forum/2013/13Forum_Restivo.pdf 
  25. Virtual centre for enterprise: a lifelong learning tool for implementation of entrepreneurship education. 2014. Manuel Valdez , Carlos Ferreira , Maria João Martins , Fernando Maciel Barbosa. in 7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia de Moçambique, pp.-, 2014

 


2013

  1. A multidisciplinary approach to peer observation of teaching. 2013. Pêgo, JP; Martins Ferreira, J; Lopes, A; Lopes A. Proceedings of the 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education. 978-1-4799-1221-6/13/$31.00 link
  2. A Serious Game with a Thermal Haptic Mouse. 2013.  A. Silva, M. T. Restivo and J. Gabriel. iJOE Special Issue of exp.at’13, Vol. 9, pp. 74-76 http://dx.doi.org/10.3991/ijoe.v9iS8.3399
  3. An introductory undergraduate course on fluid power systems. 2013. Carneiro, J.F. , Barbosa, MR , Abreu, P , Freitas, F. International Journal of Engineering Education, Vol.29, pp.548-563. Disponível em: https://sigarra.up.pt/feup/pt/publs_pesquisa.FormView?P_ID=97970
  4. Assessment of Student Learning Outcomes in Engineering Education and Impact in Teaching. Soeiro, A; Falcão, R. 2013. Atas da Joint International Conference on Engineering Education and Research and International Conference on Information Technology. link
  5. Concept Mapping for Higher Order Thinking. 2013. Susan Marie Zvacek, Maria Teresa Restivo, Maria Fátima Chouzal.  International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), Vol. 3 (2013), Special Issue: TaT’2012, pp. 6-10.
  6. Concept Mapping for Higher Order Thinking. 2013. Zvacek, S; Restivo , T; Chousal, F. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.3 nº Special Issue: TaT’2012, pp.6-10 http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v3iS1.2401
  7. Engineering, Concepts and Video Clips. 2013. José Couto Marques, Joana Quintela, Maria Teresa Restivo, Vasco Matos Trigo. International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), Vol. 3 (2013), Special Issue: TaT’2012, pp. 22-25.
  8. flock.uc.pt – A Web Platform for Online Educational Modules with Online Experiments.2013. Alberto Cardoso, Maria Teresa Restivo, Pedro Cioga, Miguel Delgado, José Nuno Monsanto, João Bicker, Eduardo Nunes, Paulo Gil. Special Issue: REV2012 Exhibition, International Journal of Online Engineering (iJOE), Vol. 9 (2013), pp. 13-15.
  9. Guest Editorial: Talking about Teaching.2013. Maria Teresa Restivo, Maria da Graça Rasteiro, Alberto Cardoso. International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP). Vol. 3 (2013), Special Issue: TaT’2012, pp. 4-5.
  10. Higher Education as Gateway of LLL for ALL. Soeiro, A. 2013. capítulo do livro Open Education 2030 – JRC – Vision Papers – Part III Higher Education, pp.177-178, 2013 link
  11. IT and Engineering Pedagogy (ITEP). 2013. Restivo , T. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.3 nº 4, pp.4-4 http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v3i4.3246
  12. IT and Engineering Pedagogy (ITEP’13). 2013. Restivo, T. Guest Editorial, International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), Vol. 3, No. 4, p.4,
  13. Mentoring Activities in a Summer School. 2013.Marques, J; Restivo, T; Chousal, F. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.3 nº Special Issue: TaT’2012, pp.16-21 http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v3iS1.2407
  14. Mentoring Activities in a Summer School. 2013. José Couto Marques, Maria Teresa Restivo, Maria Fátima Chouzal, International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), Vol. 3 (2013), Special Issue: TaT’2012, pp. 16-21.
  15. Online Systems for Training the Evaluation of Deviations of Geometrical Characteristics. 2013. Teresa Restivo, José Rodrigues, Fátima Chouzal, Paulo Menezes, José Almacinha. iJOE Special Issue of exp.at’13, Vol. 9, pp. 16-18, 2013
    http://dx.doi.org/10.3991/ijoe.v9iS8.3355
  16. Promoting Remote and Virtual Labs in Portugal.2013. Maria Teresa Restivo, Alberto Cardoso. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol. 3 (2013), Special Issue: TaT’2012, pp. 11-15.
  17. Pedagogic Qualification of Higher Education Teaching Staff – The Third Wave. 2013. Couto Marques. International Journal of Engineering Pedagogy. Vol 4, No 1 (2014). eISSN: 2192-4880 http://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/3069 OU 3069-10805-1-pb
  18. Pedagogical approaches in hands-on technology-based entrepreneurship courses: an exploratory comparative study. Maia, C; Claro, J. 2013. Resumo da comunicação na 2nd International CAL4INO Conference. Porto, Portugal  link
  19. Peer Observation of Teaching at U.Porto. A multidisciplinary approach to peer observation of teaching.2013. Pêgo, JP; Martins Ferreira, JM; Mouraz, A; Lopes, A. 10.1109/CISPEE.2013.6701972
  20. The Commoditization of Higher Education in Portugal Publicação com texto(s) associado(s). Soeiro, A. 2013.  The Evolution LLL Illuminating the Lifelong Learning Environment, nº SPEC FEATURE COMMODITIZATION link
  21. Web Platform for Online Educational Modules with Online Experiments. Cardoso, A ; Restivo, MT; Cioga, P; Delgado, M; Monsanto, Jn; Bicker, J; Nunes, E , Gil, P. 2013. A. International Journal of Online Engineering , Vol.9 nº Special Issue: REV2012 Exhibit, pp.13-15 http://dx.doi.org/10.3991/ijoe.v9iS1.2355
  22. Tool to Support Computer Architecture Teaching and Learning. 2013. Nova B; Ferreira JC; Araujo AJ. Atas da CISPEE2013. Link
  23. Two Alternative Strategies for Raising Public Awareness of Science and Technology. 2013. José Couto Marques, Maria Teresa Restivo, Diana Sousa, Raquel Pires, Carlos Oliveira, Raimundo Delgado. Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), Special Focus Paper, Vol. 3, No. 4, pp. 10-14
  24. TUNING (CIVIL) Engineering: The 2013 EU-China Study. 2013. Augusti, G; Soeiro, A. Proceedings 41th SEFI Conference, 16-20 September 2013, Leuven, Belgium
  25. Visualization of electric field lines in an engineering education context. Sousa, R; Garcia, P; Marinho, V; Mouraz, A. Proceedings of the 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Porto, 31st October – 1st November, 2013, ISBN: 978-1-4799-1219-3 http://dx.doi.org/10.1109/CISPEE.2013.6701973

 


2012

  1. IT’s and Engineering Pedagogy. 2012. Maria Teresa Restivo. Guest Editorial. International Journal of Engineering Pedagogy. vol2, nº 2. eISSN: 2192-4880 http://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/2099
  2. ITs in Engineering Education: Joining Efforts Between SPEE and IGIP. 2012. A Cardoso, Carlos Vaz de Carvalho, Fernão de Magalhães, Pedro Neto, M. Graça Rasteiro, Maria Teresa Restivo, Danilo G. Zutin, Bill Williams. International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), pp. 4-11, Vol. 2, No. 1, (2012), http://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/1899
  3. Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem. 2012. Pinto, D; Martins Ferreira, JM.  VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária link
  4. Coaching e Programação Neuro-Linguística na Educação – Planificação, implementação e avaliação de uma formação e-learning em ferramentas de motivação para docentes. 2012. Almeida Ferreira, A. Tese de Mestrado, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. http://hdl.handle.net/10216/68492
  5. De par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar. 2012. Mouraz, A; Lopes, A; Martins Ferreira, JM; Pêgo, JP. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, pp. 79-99 link
  6. Higher level learning outcomes attained through assessment. 2012. Carravilla, MA; Oliveira JF; Pina Marques, M. VRTUOSI 2012 Conference, Budapest, Hungar. link
  7. ITs in Engineering Education: Joining Efforts Between SPEE and IGIP. Cardoso, A; Vaz de Carvalho, C; Magalhães, F; Neto, P, Rasteiro, MG; Restivo, MT; Zutin, D; Williams, B. 2013. International Journal of Engineering Pedagogy, Vol.2 nº 1, pp.4-11 link
  8. The Use of Video Clips in Engineering Education. Couto Marques, J; Quintela, J; Restivo, MT; Trigo, V. 2012. 41st International Conference in Engineering Pedagogy DOI: 10.1109/ICL.2012.6402199
  9. Working with Young People at University of Porto. 2012. J. C. Marques and M. T. Restivo. International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP), pp. 23-25, Vol. 2, No. 1 (2012), http://online-journals.org/index.php/i-jep/article/view/1893
  10. Divulgação científica utilizando vídeo e áudio através da web. 2012. Danilo O. H. Fernandeses. Tese de mestrado. URI: http://hdl.handle.net/10216/58106
  11. A utilização da plataforma de e-learning Moodle no ensino/aprendizagem da Matemática do 10.º ano. Orlando A. N. Gonçalves.Tese de mestrado. 2012 URI: http://hdl.handle.net/10216/59608
  12. Aprendizagem Eficaz do Projeto FEUP – Inquéritos relativos a Ética, Gestão de Tempo e Absentismo Escolar. 2012. Sousa, A. Mouraz, A. Comunicação oral no Congresso FEUP2012. FEUP, Porto
  13. Experiências em “Audience Response Systems” por intermédio de papel e via SMS na Aprendizagem Eficaz do Projeto FEUP. 2012. Sousa, A. Marques, T. Comunicação oral no Congresso FEUP2012 ‘As Mudanças Inevitáveis’. FEUP, Porto
  14. Avaliação dos resultados do Projeto FEUP – expectativas e sua satisfação. 2012. Sousa, A. Comunicação oral no Congresso FEUP2012’As Mudanças Inevitáveis’. FEUP, Porto
  15. QuizCat – Ferramenta para Leitura Ótica de Questionários. 2012.Sousa, A. , Santiago, C. Comunicação oral no Congresso FEUP2012 ‘As Mudanças Inevitáveis’. FEUP, Porto
  16. Projeto FEUP: Integração e Promoção Soft Skills. 2012. Sousa, A. Leite, G. Comunicação oral no Congresso FEUP2012 ‘As Mudanças Inevitáveis’. FEUP, Porto

 


2011

  1. A Methodology for Sustainability Evaluation and Reporting in Higher Education Institutions. 2011. Madeira, AC; Carravilla, MA; Oliveira, JF; Costa, CAV. Higher Education Policy. vol24. pp 459-479 doi:10.1057/hep.2011.18
  2. A place for arguing in engineering education: a study on students’ assessments.  2011. Leite , C; Mouraz, A; Trindade, R; Martins Ferreira, JM; Faustino, AM; Villate, J.  European Journal of Engineering Education, Vol.36 nº 6, pp.607-616 10.1080/03043797.2011.640661
  3. Applying the UTAUT model in Engineering Higher Education: Teacher’s Technology Adoption. 2011. B. P. Marques, J. E. Villate e C. V. Carvalho. in CISTI2011 – Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação , pgs. 549-554, 2011.
  4. De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria. 2011. Pêgo, JP; Martins Ferreira, JM; Mouraz, A; Lopes, A. Jornada de Inovação Educativa 2011.  http://hdl.handle.net/10216/60847
  5. Development of E-Learning in Higher Education and Future Directions. Uhomoibhi, JO; Palma, J; Alves, P; Restivo, MT; Piteira, MR; Soares, M; Fernandez, C. 2011. in Win Aung, James Uhomoibhi, Jerzy Moscinski, Vojislav Ilic, INNOVATIONS 2011: World Innovations in Engineering Education and Research, International Network for Engineering Education and Research, pp.35-50 link
  6. “Experiment@Portugal”. 2011. Maria Teresa Restivo, José Carlos Alves and Alberto Cardoso. International Journal in Engineering Pedagogy, Vol. 1, No. 1, pp. 46-49
  7. Guest Editorial. 2011. Maria Teresa Restivo. International Journal in Engineering Pedagogy, pp. 6-7, Vol. 1, No. 1.
  8. International Cooperation in Remotely Accessed Tools to Support Engineering Education. Carvalho, I; Bereczky, A; Schmerl, G; Restivo, MT. 2011.  in Win Aung, James Uhomoibhi, Jerzy Moscinski, Vojislav Ilic, INNOVATIONS 2011: World Innovations in Engineering Education and Research, International Network for Engineering Education and Research, pp.13-26 link
  9. Linking R&D Activities with Teaching: Water Quality Monitoring in Aquaculture as a Remote Laboratory Proxy for Environmental Studies. 2011. Borges, M.T., Mendes, J.G., Restivo, M.T., Pereira, C.M. Special Issue of International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), Vol. 6 (2011).
  10. O ensino da Investigação Operacional em Portugal. 2011. Oliveira, JF. Boletim da APDIO link
  11. ProcrastENSINAÇÃO – Classificação dos hábitos de procrastinação digital no ambiente académico de uma turma do 1º ano de Design e criação de método curricular pedagógico autorregulador da aprendizagem. Fontes, J. 2011.  link
  12. Qualidade da Gestão de Educação Contínua no Ensino Superior: Caso de Estudo e o Projecto DAETE. 2011. Soeiro, A. FORGES pp.12 http://hdl.handle.net/10216/56936
  13. Repensar o Ensino de Engenharia e Educação à Distância. 2011. Restivo, T (Editor).Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade. link
  14. Relatório da UC Projeto FEUP: Avaliação de uma unidade curricular de integração institucional. 2011. Mouraz, A.; Sousa, A. FEUP

 


2010

  • Avaliação da adopção do Moodle no contexto do Plano Tecnológico da Educação: Um estudo de caso. 2010.Jorge F. R. Cunha. Tese de mestrado.  URI: http://hdl.handle.net/10216/57537
  • De Par em Par na Universidade do Porto. 2010. R. Trindade, C. Leite, J. M. M. Ferreira, A. M. Faustino, J. E. Villate e A. Mouraz, in Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades.
  • Identificação de “Lead Users” na utilização da tecnologia no ensino na Universidade do Porto. 2010. Luísa E. F. M. Abreu. Tese de mestrado. URI: http://hdl.handle.net/10216/60281
  • O Ensino das línguas : uma proposta de b-Learning para complementar a aprendizagem. 2010.Marco A. O. Vieira. Tese de mestrado.  URI: http://hdl.handle.net/10216/59369
  • Projecto: Argumentar, precisa-se. 2010. A. M. Faustino, A. Mouraz, C. Leite, J. E. Villate, J. M. M. Ferreira, R. Trindade, C. Figueiredo, D. Pinto e S. Pinheiro. in VI Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria
  • Projecto: Argumentar, precisa-se! 2010. R. Trindade, C. Leite, J. M. M. Ferreira , A. M. Faustino, J. E. Villate e A. Mouraz  in Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades.

 


2009

  1. A new group-formation method for student projects. Borges, J; Galvão Dias, T; Falcão e Cunha. J. 2009. European Journal of Engineering Education, Vol.34 nº 6, pp.573-585
  2. A Remote Lab in Engineering Measurement. 2009. Maria T. Restivo, Joaquim Mendes, António M. Lopes, Carlos M. Silva, Fátima Chouzal.  IEEE Trans. on Industrial Electronics, 2009, Vol. 56, Issue 12, pp. 4836-4843.
  3. Física 2 para o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação. 2009. Jaime E. Villate. Relatório. URI: http://hdl.handle.net/10216/25320
  4. Innovations & Creativity in Engineering Education. Barbedo de Magalhães, A; Pinto Ferreira, J; Martins, J; Torres Marques, A; Cunha, S; Almada Lobo, B. 2009. in ENGINEERING EDUCATION: Perspectives, Issues and Concerns. link
  5. Métodos de Decisão – relatório da unidade curricular. documento para Provas de Agregação. 2009. José Fernando Oliveira link
  6. Pedagogical Effectiveness of a Remote Lab for Experimentation in Industrial Electronics. Araújo, AS; Cardoso, A. 2009. 3rd IEEE International Conference on e-Learning in Industrial Electronics – ICELIE’2009. Alfandega Congress Center, Porto, Portugal. link
  7. Portuguese Universities sharing remote laboratories, I2009. Maria Teresa Restivo and Manuel Gameiro da Silva. International Journal of Online Engineering, November 2009, Vol. 5, pp. 16-19.

 


2008

  1. Creative and Participative Problem Solving: The Art and the Science (A Review of). 2008. Soeiro Ferreira, J.European Journal of Operational Research, Vol.185 nº 2, pp.899-900 link
  2. Labs-on-the-web: A multidisciplinary project to evaluate the pedagogic effectiveness of on-line-labs.  Martins Ferreira, J.; Almeida, E; Figueiredo, I; Leite, C. 2008. European Distance and E-learning Network Annual Conference (EDEN 08). Lisboa, Portugal link
  3. Teaching Dynamical Systems with Maxima. 2008. J. E. Villate, in Computer Algebra in Education, proceedings of the International Conference on Applications of Computer Algebra (ACA’07), Oakland University, Michigan, E. U. A., Julho 2007, pgs. 125-133

 


2007

  1. PUKHA: a new pedagogical experience. Barbedo de Magalhãe, A.; Estima, M; Almada-Lobo, B. 2007.  European Journal of Engineering Education, Vol.32 nº 6, pp.711-719 link

 


2006

  1. E-Learning na Universidade do Porto. Caso de Estudo: Física dos Sistemas Dinâmicos 2004/2005. 2006. Jaime E. Villate. Relatório. URI: http://hdl.handle.net/10216/325
  2. Education for sustainability: challenges and trends Publicação com texto(s) associado(s). Areosa Martins, A; Mata, T; Costa, C. 2006. Clean Technologies and Environmental Policy, Vol.8, pp.31-37 link
  3. O Processo de Bolonha e a cadeia de formação em engenharia. 2006. Feyo de Azevedo, S. XVI Congresso da Ordem dos Engenheiros – A Engenharia ao Serviço do País, Ed. Ordem dos Engenheiros, p. 103-106, Ponta Delgada, 2-4 Outubro link
  4. O projecto Inter e a educação multicultural. Soeiro, A; Lopes Pinto, M. 2006. in A Escola e a Diversidade Cultural Multiculturalismo, Interculturalismo e Educação de Rosa Bizarro link

 

 


2005

  1. Edukalibre Project: Versatility in e-learning, Open Source for Education in Europe, 2005. J. Villate, G. Dutra, N. Faria e M. Lopes. Research & Practise, Heerlen, Holanda, Novembro 2005, F. de Vries, G. Attwell, R. Elferink e A. Tödt, editores, Open Universiteit Nederland, ISBN: 90-358-23184, 2005.
  2. Edukalibre – Ferramentas de Auxílio à Produção de Documentos para Educação Baseadas em XML.2010. G. Dutra, N. Faria e J. E. Villate,  em XATA2005: XML: Aplicações e Tecnologias Associadas, Vila Verde, Braga, Fevereiro 2005, J. C. Ramalho, A. Simões e J. C. Lopes, editores, ISBN=972-99166-1-6, pgs. 302-310, 2005.
  3. Física Moderna: texto de apoio para docentes do 12ºano. 2005. Jaime E. Villate. Relatório. URI: http://hdl.handle.net/10216/252
  4. Moodle at FEUP. Relatório. 2005. Jaime E. Villate. URI: http://hdl.handle.net/10216/250

 


2004

  1. Engineering students’ assessment at the University of Porto. 2004. Soeiro, A; Sarsfield Cabral, J. European Journal of Engineering Education pp.283-290  link
  2. Teaching logistics without formal classes : a case study. 2004. Carravilla, MA; Oliveira, JF; Costa. European Journal of Engineering Education. vol 29, nº4, pp 571-580 DOI:10.1080/03043790410001711289
  3. On the way for a better methodology in teaching/learning Instrumentation for Measurements at Mechanical Engineering Compulsory Syllabus. Maria Teresa Restivo, Fernando Gomes Almeida, Maria de Fátima Chouzal, Joaquim Gabriel Mendes, António Mendes Lopes, João Pedro Carneiro, Helena Sofia Lopes. 2004. WCETE, pp.92-96

 


2003

  1. A Educação Contínua nas Universidades Portuguesas. Soeiro, A. 2003. in Avaliação, Revisão e Consolidação da Legislação do Ensino Superior, pp.478-485 link
  2. Cooperative Teaching Exploring a Multidisciplinary Engineering Problem. 2003. Marques, J. C., Restivo, M. T., Portela, P. and Teixeira, R. IACEE Newsletter, International Association for Continuing Engineering Education, dezembro 2003.
  3. Uma experiência pedagógica no ensino da IO. 2003. Carravilla, MA; Oliveira, JF; Miguel Gomes, A. Boletim da APDIO. link

 


2002

  1. Supporting Variable Pedagogical Models in Network Based Learning Environments. Sacks, L.; Earle, A; Prnjat, O; Jarrett, W; Mendes, M. 2002. IEE 2nd Annual Symposium on Engineering Education: Professional Engineering Scenarios. London, UK link

 


2001

  1. Impact of the Information System on the Pedagogical Process. David, G; Ribeiro, L. 2001. Atas da 7th International Conference of European University Information Systems. Berlin.  link
  2. Is Education helping bridge the gap? Freitas, D; llen, B; Pereira, L; Bühler, C; Civit, A. in Patrick Roe, Bridging the Gap, pp.117-142 link

 


1999

  1. Ensino Laboratorial Integrado com Computação Gráfica – Uma Aplicação: Avaliação da Qualidade de Corte em Chapa. 1999. Joaquim Mendes e Maria Teresa Restivo. Cadernos do CEFAT, CEFAT-FEUP, ISSN 0837-3430, Depósito Legal: 9805/96, Ano 1, Número 1, julho 1999.

 


1998

  1. Automated System for Educational Training on Punching Process Characterization. 1998. Maria Teresa Restivo e Joaquim Gabriel Mendes. NI User Solutions, ref. no. 361318A-01, National Instruments, USA, 1998, (http://www.ni.com/pdf/csma/us/361318a1.pdf)

 


1997

  1. Metodologia, Didáctica e Inovação Pedagógica de uma Disciplina de Aquisição e Análise de Dados. Fiúza, A. 1997. Atas do 2º Workshop sobre Aplicações da Estatística à Engenharia.CLAD, Porto. link
  2. WinRob : an educational program for robotics. Tenreiro Machado, JA; Galhana, A. 1997. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL ENGINEERING EDUCATION, Vol.34 nº 1, pp.37-47 link

 


1993

  1. Motivating Academia for Continuing Education. Soeiro, A. 2003. Atas da 6th EUCEN Conference, Universidade do Porto link

 


1991

  1. Estratégias de Ensino – Aprendizagem no Ensino Superior – Uma experiência pedagógica concreta . Leite, A.; Futuro Silva, A. 1991. Comunicação apresentada na II Simpósio de Pedagogia na Universidade. Ensino e Investigação. Metodologias e Problemas. Fundação Calouste Gulbenkian link