Os diferentes programas de Mentoria FEUP promoveram uma receção pela Direção de cada curso durante a semana de 10 a 15 de outubro de 2021 onde cada programa específico foi apresentado. Realizaram-se também os encontros entre mentores e mentorados com vista a promover o acolhimento e integração dos novos estudantes, desde os seus primeiros dias na FEUP.

Durante o ano letivo os mentores encontraram-se virtualmente e mais tarde presencialmente com os seus mentorados, esclarecendo as suas dúvidas, dando conselhos, convidando para atividades lúdicas, estando sempre disponíveis para prestar os diversos tipos de apoio que se reconhece como os mais procurados no programa:

• Serviços da Faculdade: serviços académicos, centro de informática, reprografia;
  • Serviços da Universidade: cantinas, alojamento, bolsas, serviços sociais;
  • Integração Social: convite para convívios e eventos de lazer;
  • Apoio Emocional: conversar, saber ouvir, dar conselhos; e
  • Apoio Académico: informar sobre onde obter os materiais de estudo, melhores estratégias e métodos de trabalho.

Programa Mentoria Civil’in

• “Acolhimento e integração aos novos estudantes 2021-2022” – Relvado Central da FEUP –. Atribuição dos mentorados aos mentores. Realização de das atividades e jogos para divulgar e apresentar o programa aos alunos do 1º ano, para se conhecerem uns aos outros de uma forma mais apelativa e, para os mentores esclarecerem algumas questões colocadas pelos novos estudantes.

Programa Mentoria ConnEQt

• “À Conversa com os Mentores” – 11/10/2021 – Relvado Central da FEUP
  • “Visita aos Laboratórios do DEQ” – 15/10/2021- Os mentorados, distribuídos por 4 grupos e acompanhados por 2 mentores cada, visitaram os vários laboratórios de aulas do DEQ tendo sido recebidos em cada laboratório por Técnicos Superiores que fizeram uma visita guiada, informando por exemplo quais as UC lecionadas nesses laboratórios
  • Sunset de receção aos estudantes – 18/10/2022 – coordenado pelo NEEQ tendo contado com a presença de cerca de 50 pessoas. Este evento destacou-se pelo bom ambiente e convívio entre os estudantes.

Programa Mentoria EA.First

• “À Conversa com os Mentores” – 13/10 no Relvado Central da FEUP – Receção aos novos estudantes (https://web.fe.up.pt/~eafirst/atividades.html). Adicionalmente, o projeto EA.First foi divulgado numa sessão de apresentação da Licenciatura em Engenharia do Ambiente aos estudantes do 1º ano, no dia 13 de outubro de 2021, onde estavam presentes a maioria dos mentores. Depois de apresentados os objetivos do programa, os estudantes saíram para o jardim central onde foram feitas algumas dinâmicas de grupo para que os estudantes conhecessem os mentores e colocassem algumas dúvidas.
  • “Peddy-Paper” (organização conjunta com o NEEA) – 13 de Outubro – Campus da FEUP
  • Durante o 2º semestre – Mantiveram-se os almoços/lanches entre mentores e mentorados; e as mensagens, principalmente pelo WhatsApp.

Programa MentoriaOnBoard

• Convívio Inicial – Os estudantes que aderiram ao Informatics.OnBoard conheceram os seus mentores num evento que decorreu entre os dias 21 e 22 de outubro nos espaços verdes da FEUP. Este encontrou serviu não só para os estudantes se ficarem a conhecer, mas também para partilharem formas de contacto.
  • Peddy Paper – No dia 6 de novembro de 2021 o Informatics.OnBoard realizou a sua primeira atividade do ano fora das instalações da FEUP. O Peddy Paper por equipas foi realizado no PR13 em Gemeses, Esposende. A iniciativa pretendeu fomentar o trabalho em equipa através da confiança mútua e da camaradagem entre os participantes.
  • A “GAME NIGHT – Christmas Edition” realizou-se no dia 21 de dezembro, no canal de Discord do INFORMATICS.OnBoard. O objetivo desde evento foi promover o encontro entre os participantes no programa de mentoria num contexto informal, enquanto jogavam os seus jogos preferidos.
  • A caminhada pelo PR14 – Trilho das Brandas de Sistelo” – No 2º semestre no dia 2 de abril de 2022 o Informatics.OnBoard realizou a sua segunda atividade do ano fora das instalações da FEUP . Esta atividade pretendeu fomentar o convívio entre os participantes num ambiente mais descontraído fora da faculdade.

Projeto Mentoria WelcoMEC

• Receção dos novos estudantes – Cada turma foi encaminhada a um local específico, onde estavam os seus mentores prontos para a atividade de acolhimento, estando os grupos previamente formados. A cada par de mentores foi dada liberdade de escolha na forma como faria a divulgação/apresentação do programa aos alunos do 1º ano, tendo sido fornecidas diversas sugestões de jogos/dinâmicas para potenciar uma primeira interação positiva.
  • Churrasco de mentoria – Outubro 2021 – realizado na AEFEUP, teve uma elevada adesão e permitiu um convívio informal entre mentores e mentorados.

Projeto Mentoria EGI Buddies

• Acolhimento– 14/10/2021 – Relvado Central da FEUP.
  • Convívio de Buddies – 18/11/2021 (Café “Já lá Foste”).
  • Desenvolvimento de uma “Caderneta de Buddies”: consiste numa caderneta em formato digital na qual são registados momentos de interação interpares, tais como desafios e atividades lúdicas. Assim, cada estudante pode registar não só todos os encontros e/ou atividades individuais que teve com o seu mentor (buddy), bem como todas as atividades de grupo no âmbito da Mentoria.
  • No 2º semestre: atividade designada Convívio de Buddies II e prosseguiu a atividade designada “Caderneta de Buddies” terminada a 15 de julho