Instruções para o Preenchimento do Formulário de Submissão de Propostas de Dissertação do MIEIC, 2017/18, 2º Semestre

Finalidade do formulário

Este formulário destina-se à introdução de propostas de Dissertação para estudantes do 5º ano do MIEIC que farão a unidade curricular de “Preparação da Dissertação” no 1º semestre do ano letivo 2017/18 e a realização prática da “Dissertação” no 2º semestre do ano letivo 2017/18.

O número estimado de estudantes é de 100.

A data limite de submissão de propostas é 17 de setembro de 2017.

Que tipos de trabalhos são enquadráveis como dissertações

Uma vez desaparecidos os antigos modelos "Estágio" e "Projeto", pretende-se agora que os trabalhos de fim de curso se desenvolvam segundo um modelo de "Dissertação". Entende-se que, desta forma, o trabalho deve constituir-se de alguma inovação científica/tecnológica, incluindo uma profunda análise do problema, conceção e validação de soluções, e deve ser suportado por referências bibliográficas adequadas.

Seguem-se extratos das Normas de Dissertação em vigor na FEUP:

 

No dimensionamento e planeamento dos trabalhos a propor deve-se ter em conta que o trabalho de dissertação é desenvolvido pelos estudantes ao longo de duas unidades curriculares (UCs) consecutivas, nos moldes a seguir descritos:

·        Preparação da Dissertação, no 1º semestre do ano letivo 2017/18, em regime parcial (tipicamente 20%). Uma vez que a parte inicial desta UC é dedicada ao estudo de metodologias de investigação e à escolha de temas de dissertação, o período disponível para a realização de estudos preparatórios sobre o tema da dissertação (tipicamente estudo do problema e do estado da arte e produção de relatório correspondente) é limitado a cerca de 10 semanas no período de 23 de outubro de 2017 a 2 de fevereiro de 2018. Estes estudos preparatórios são normalmente realizados nas instalações do FEUP, em contacto com o proponente e o orientador.

·        Dissertação, no 2º semestre do ano letivo 2017/18, em regime de exclusividade, nas instalações da instituição proponente, durante cerca de 20 semanas (de 5 de fevereiro de 2018 a 22 de junho de 2018), incluindo o tempo necessário para escrita do respetivo relatório. Como tal, é necessário garantir que são dadas aos estudantes as condições necessárias para a realização do trabalho previsto e que é mantido o seu foco no trabalho da dissertação.

Instruções campo a campo do formulário

Título:

Deve ser curto mas descritivo, permitindo perceber qual é o objetivo geral do trabalho a realizar.

Enquadramento do trabalho:

Descrever sumariamente qual é o problema a resolver e o contexto em que o mesmo se coloca, de forma a tornar a proposta compreensível.

Sugere-se a inclusão de uma breve referência à relevância do tema, ao estado da arte, oportunidades de investigação e principais desafios.

NOTA: não incluir aqui informação sobre a entidade proponente (para além da eventualmente necessária para contextualizar o problema); essa informação pode ser fornecida no campo "Descrição da instituição de acolhimento".

Objetivos e resultados esperados:

Descrever o que será feito no âmbito do projeto, identificando os objetivos e resultados esperados de forma clara e precisa, preferencialmente através de listas. Estes devem ser concretos (para permitir a verificação do seu cumprimento) e alcançáveis no período estabelecido para a realização do trabalho. A definição clara dos objetivos e resultados esperados é fundamental pois um dos critérios de avaliação do trabalho realizado será o grau de cumprimento dos objetivos e resultados esperados identificados.

Aspetos inovadores:

Tendo em conta o estado da arte, indicar os aspetos inovadores do trabalho proposto. Tratando-se de uma dissertação, estes constituem fator fundamental de valorização do trabalho realizado.

Plano de trabalho provisório:

Especificar como é que os objetivos serão alcançados, descrevendo a sequência e a duração das atividades a realizar. Deve ter em conta a existência de duas fases: 1) Preparação da Dissertação (realizada a tempo parcial), normalmente destinada à análise do problema e do estado da arte e à produção de um relatório correspondente, e 2) realização dos trabalhos conducentes à Dissertação propriamente dita (em exclusividade), fase esta que deve incluir a produção de contribuições, validação de resultados e escrita da dissertação. Embora seja um plano provisório, que poderá ser melhorado durante a unidade curricular de Preparação da Dissertação, deve ser formulado de forma tão precisa quanto possível.

Referências bibliográficas:

Indicar uma lista de publicações e referências (livros, artigos científicos, conferências, URL's, etc.) que possam ser usados para compreender o enquadramento e os objetivos do trabalho.

Perfil requerido ao candidato:

Indicar as áreas científicas em que o candidato deve possuir conhecimentos e outros requisitos considerados necessários.

Descrição da instituição de acolhimento:

Campo de preenchimento opcional, contendo informação sobre a empresa ou instituição proponente ou "link" para informação disponível na web.

Possibilidade de desenvolvimento do trabalho após dissertação:

Campo de preenchimento opcional. Indicar a possibilidade de continuação na empresa ou instituição após a conclusão da Dissertação.

 

Avaliação das propostas e nomeação de orientador e responsável pelo acompanhamento

A proposta aqui efetuada será avaliada internamente e terá de ser aceite para continuar no processo. Na sua avaliação serão tidos em conta os conteúdos de todos os campos da área “Descrição” do presente formulário.

No caso de a proposta ser aceite e de vir a ser atribuída a um estudante:

·        Numa primeira fase, durante a unidade curricular de “Preparação da Dissertação”, a proposta poderá vir a ser melhorada numa ação conjunta do orientador da FEUP, do estudante e do responsável pelo acompanhamento na instituição externa, se for o caso.

·        O trabalho a realizar só poderá sofrer desvios em relação ao tema previsto se houver concordância do orientador da FEUP e a autorização do diretor de curso.

O orientador é, por força da lei, um professor da instituição que confere o grau: FEUP/UP. No caso de dissertações em ambiente empresarial, a empresa deverá nomear uma pessoa "Responsável pelo Acompanhamento na Instituição".

Informação adicional

Aconselha-se a leitura de informação adicional em: Regulamentos, normas e outros documentos

Outras informações podem ser solicitadas ao diretor e ao secretariado do curso ( [email protected] ,   [email protected] ) ou por telefone para 22 508 2134.