Estrutura de um relatório ou tese 1. Introdução 1.1. Enquadramento do trabalho 1.2. Objectivos do trabalho 1.3. Resultados/ contribuiçoes relevantes Os resultados/contribuições devem ser enumerados e descritos de forma sucinta (1 parágrafo para cada resultado, por exemplo). O relatório organizar-se-á em torno destes resultados, pelo devem ser muito bem identificados à partida. 1.4. Estrutura do relatório Guia de leitura do relatório. Apresenta a lógica do relatório e indica o que vai ser encontrado em cada capítulo. 2. Tópico 1 Um capítulo deve poder ser lido autonomamente e deve ter 3 partes - introdução, desenvolvimento e conclusões. Encontra-se organizado em secções. Na introdução é apresentada a lógica do capítulo e indicado o que pode ser encontrado em cada uma das secções. As secções de desenvolvimento descrevem um conjunto de matérias com relação bem identificada com o trabalho descrito ou com os resultados apresentados. Pode ser uma descrição simples do estado da arte ou a apresentação de um "framework". Um framework consiste na utilização de um modelo ou de conjunto de abstracções que servem para descrever o tópico de forma original. É usado em relatórios de doutoramento. Nas conclusões referem-se os pontos importantes do capítulo, e podem ser transversais às Secções. Estes pontos serão, muito provavelmente, úteis ao leitor nos capítulos seguintes. 3. Tópico 2 Pode ser mais um Capítulo de estado da arte, de formalização do problema a resolver, ou de descrição do ambiente de desenvolvimento. 4. Descrição do trabalho Descrição do trabalho efectuado e dos resultados/contribuições obtidos. Os tópicos anteriores devem ter sido introduzidos de modo a que, neste capítulo, o trabalho/resultados possam ser descritos de forma simples. 5. Avaliação do trabalho Metodologia usada para validar os resultados/contribuições, Experiências efectuadas. 6. Conclusões 6.1. Revisão do trabalho desenvolvido Objectivos do trabalho, conclusões relevantes 6.2. Resultados / contribuições relevantes 6.2.1 Resultado 1 Caracterização do resultado. Justificação. Aspectos positivos e negativos. 6.2.2 Resultado 2 6.2.3 Resultado 3 6.3 Trabalho futuro Indentificar novos trabalhos que possam ser executados sobre os resultados apresentados. Algumas notas sobre o estilo da escrita: 1. a escrita deve ser organizada em torno do parágrafo. Cada parágrafo deve ser dedicado a um único assunto e, na primeira linha do parágrafo, deve poder perceber-se logo qual é esse assunto; 2. o parágrafo deve ser grande. Uma página terá tipicamente 3 ou 4 parágrafos. Este estilo de escrita permite uma leitura "fotográfica" da página; 3. escreva pela positiva; descreva o que fez e não o que não fez; 4. seja cuidadoso com a utilização de adjectivos e evite descrições vagas. Não diga que o seu código é rápido; diga que determinada função é executada em cerca de 2 s. Não diga que fez muito código; diga que fez cerca de 8000 linhas de código; 5. depois de escrever uma frase ou um parágrafo releia-o. Se conseguir colocar aa mesma informação num menor número de palavras, faça-o; 6. Não use uma segunda frase para explicar de outra forma o assunto que descreveu na primeira frase; nesta situação deverá re-escrever a primeira frase; 7. Se, durante a escrita, sentir necessidade de abrir parenteses ou introduzir um parágrafo adicional para introduzir um qualquer conceito, reformule o texto. Provavelmente estes conceitos deveriam ter sido introduzidos numa secção ou num capítulo anterior. As frases e os parágrafos devem aparecer sempre em sequência natural; 8. Use sempre o mesmo nome para descrever o mesmo conceito. Se, por exemplo, começou por chamar _nó_ a um elemento de rede, então use sempre este nome, mesmo que tenha que o repetir várias vezes na mesma frase; evite, nesta situações, a utilização de nomes sinónimos. Manuel Ricardo, Julho 2003