O NAAM (Núcleo Aeronáutica, Aeroespacial e Modelismo) foi criado em 2004 na FEUP por um grupo de estudantes entusiastas de aeronáutica. Ao longo de uma década o objectivo primário deste grupo tem sido a participação nos concursos AirCargo. Para tal, os membros participantes devem projectar e construir um avião, seguindo as especificações dos respectivos concursos. As técnicas envolventes na construção destas aeronaves constituem uma forma directa de aplicação de conceitos adquiridos em diversas disciplinas académicas.

Após alguns anos inativo, o NAAM reabre em 2014 com uma equipa totalmente renovada e com ainda mais motivação com o objetivo de deixar a sua marca na Faculdade de Engenharia e na Universidade do Porto.

Visando acompanhar a evolução do mundo dos veículos telecomandados, e autónomos, o núcleo expandiu a sua área de estudo e trabalha agora com multirotores, vulgarmente designados por “drones”.

Com o apoio da FEUP, do INEGI, do SAIC e da AFCEA, o NAAM tem ao seu dispor um conjunto de ferramentas valiosas para projectar e desenvolver futuras aeronaves de elevada qualidade.