Departamento

O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMM) agrupa os principais recursos humanos, materiais e financeiros relacionados com as áreas de conhecimento da Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nessas áreas, compete ao DEMM assegurar e apoiar o ensino em cursos de pré e pós-graduação e cursos de curta duração, a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico e a prestação de serviços ou de consultoria ao exterior.

A Ciência e a Engenharia de Materiais afigura-se atualmente como uma área de saber desafiante e dinâmica. Os interesses do DEMM incidem sobre o ciclo completo das várias classes de materiais, com destaque para os metais. As áreas de interesse do DEMM são amplas e procuram dar resposta às grandes questões que envolvem a Ciência e Engenharia de Materiais: da transformação de matérias-primas, passando pelo projeto e fabrico de produtos, até à sua aplicação em serviço, não esquecendo a reutilização ou reciclagem dos materiais.

Para exercer a sua missão, o DEMM enquadra a atividade de um corpo docente qualificado (todos os docentes que desenvolvem a sua atividade em regime de tempo integral possuem o grau de Doutor), apoiados por funcionários técnicos e administrativos.