Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Duração: 3 anos

Candidaturas | Viver no Porto | Chegar à FEUP

Objetivos

Os objetivos definidos para o PDEMM estão alinhados com a missão da FEUP, ao formar engenheiros capazes de enveredar por carreiras profissionais em termos nacionais e internacionais com uma formação abrangente, de espectro largo, com uma visão integrada, holística e multidisciplinar da solução dos problemas da engenharia dos materiais, com a capacidade de os solucionar tecnologicamente e de integrar as soluções num desenvolvimento industrial e social que se deseja sustentável.

Assim, o PDEMM tem como objetivos:

• promover a excelência da qualificação dos seus graduados, preparando-os para empregabilidade sustentável;
  • promover o desenvolvimento de competências variadas, técnicas e pessoais, de importância reconhecida no mundo empresarial;
  • manter relações com empresas e institutos nacionais de I&D em vários aspetos, nomeadamente ao nível da colaboração dos seus docentes e de projetos desenvolvidos em parceria;
  • fomentar os doutoramentos em ambiente empresarial.

Áreas de Especialização

• Metodologias de Investigação
  • Ciência e Tecnologia de Materiais
  • Ciências de Engenharia

Condições de Acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao PDEMM:

1. Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  2. Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo, escolar ou científico, especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
  3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.

Ver o Plano de Estudos do Programa Doutoral em Engenharia Metalúrgica e de Materiais:

1º ano

1º SEMESTRE

Projeto da Investigação 12
Iniciação à Investigação 6
Grupo de Unidades Curriculares Optativas (1)
  • (1) Podem ser realizadas até 2 unidades curriculares de Opção Livre. Podendo uma delas ser escolhida entre qualquer unidade curricular de 3º ciclo da FEUP/UP, e a outra escolhida entre qualquer unidade curricular de 3º ciclo da FEUP/UP de competências transversais.

2º SEMESTRE

2º ano