Ensino

 

O LabGeo apoia o ensino, através de aulas de demonstração laboratorial dos vários e mais significativos ensaios de caracterização de solos e rochas, das unidades curriculares do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP:

 

  • Geologia de Engenharia (2º ano);
  • Mecânica dos Solos 1 e 2 (4º ano);
  • Fundações (5ºano);
  • Projeto Geotécnico (5ºano).

Investigação

 

Projetos financiados pelo sistema de I&D nacional e internacional, protocolos com empresas e trabalhos de pós-graduação.

Projetos de Investigação que integrou como membro efetivo:

Projeto nº 87-162 financiado pela JNICT no triénio de 1988-90 designado por “Caracterização Geotécnica dos Solos Residuais Graníticos dos Centros Urbanos da Região Norte” e que resultou da colaboração entre a FEUP e a Universidade do Minho, liderado pelo Professor Júlio Barreiros Martins da UM.

Projeto “Concepção e reabilitação de túneis em obras viárias” (Conception, Design and Rehabilitation of Tunnels for Transport Networks) – PRAXIS/3/3.1/CEG/2521/95 (POCTI FEDER), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia no triénio de 2000-2002 e que resulta da colaboração entre a FEUP, o LNEC, a FCTUC e a Universidade do Minho.

PROJETO FINANCIADO PELA FCT (SAPIENS 99) PARA O TRIÉNIO 2000-2004 (POCTI FEDER nº 33796/2000): “Management of sampling quality on residual soils and soft clayey soils. Comparative analysis of in situ and laboratory seismic waves velocities”. Foi um projeto conjunto liderado pela FEUP, com a parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a empresa Mota & Companhia, SA, e o CICCOPN, Centro de Informação da Indústria de Construção Civil e Obras Públicas do Norte.

PROJETO FINANCIADO PELA FCT (PARA O TRIÉNIO 2005-2008 – POCI/ECM/55589/2004): “Propriedades Dinâmicas de Solos Residuais de Granito: efeitos da velocidade de carregamento, frequência e tempo ”(“Dynamic properties in residual soils from granite: strain-rate, frequency & time effects”). Projeto conjunto liderado pela FEUP, com parceria com o Instituto Superior Técnico (ICIST/UTL) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Centro de Geologia).

Projeto designado por “Novas técnicas de suporte de grandes escavações em solos residuais ” (New Techniques for Supporting Large Excavations in Residual Soils) – POCTI/ECM/61934/2004 (POCTI FEDER), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia no triénio de 2005-2008 e que resulta da colaboração entre a FEUP e a FCTUC.

Projeto designado por “Novas técnicas de suporte de grandes escavações em solos residuais ” (New Techniques for Supporting Large Excavations in Residual Soils) – POCTI/ECM/61934/2004 (POCTI FEDER), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia no triénio de 2005-2008 e que resulta da colaboração entre a FEUP e a FCTUC.

Projeto de renovação, atualização e expansão de equipamentos científicos (para o período de 2004 a 2006 – IR: Prof. Maranha das Neves) intitulado: “Research network for dynamic and cyclic soil characterization” (Rede nacional para caracterização de propriedades dinâmicas e cíclicas de solos), elaborado em conjunto com o DEC do Instituto Superior Técnico (IST), uma proposta à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para o Programa de Nacional de Re-equipamento Científico, em Março de2002. Este projeto foi aprovado e após uma longa negociação do plano executivo, por ter sido enquadrado na REDE NACIONAL DE GEOFÍSICA (REDE/1526/RNG/2007). Foi estabelecido um protocolo entre o Instituto Superior Técnico, instituição proponente principal, e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, representados pelos Diretores e tendo como coordenadores responsáveis pela aquisição, operação, manutenção em boas condições de utilização e disponibilização às demais instituições de investigação dos equipamentos a adquirir, os Prof.s Emanuel Maranha das Neves, do IST Responsável do PROJECTO, e eu próprio, Responsável do PROJECTO na FEUP.

Projeto POCI (Projeto PTDC/ECM/70505/2006) que elaborou em conjunto com o Prof. Jaime Santos (IR) do DEC do Instituto Superior Técnico (IST), proposto e aprovado pela FCT, designado: “Estacas de Grande Diâmetro sob Acções Verticais”, para o período de 2008 a 2010.

Outras Ações:

Convénios de Investigação

Protocolo Junta Autónoma das Estradas / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,: “Enquadramento dos níveis de compactação com algumas propriedades geotécnicas determinantes para avaliação de estabilidade de obras de aterro em solos residuais de granito”, aprovado para o ano de 1997 nas vertentes: (i) Estudo de critérios alternativos de controlo de compactação tendo em conta linhas de isoresistência e isodeformabilidade” (Relatório: Ensaios triaxiais CIU sobre uma amostra para aterro de solo saprolítico, compactada em Proctor Normal e Pesado sob distintas condições de compacidade e teor em água. IC1 – Troço Perafita-Póvoa – Km: 7+0,5 – Faixa esquerda, Janeiro de 1998); (ii) Estudo de inclinações aconselhadas em faces de taludes de solos residuais de granito compactados. Avaliação dos parâmetros de resistência de dois solos típicos e análise de estabilidade de perfis tipo”.

Supervisão do Laboratório, com disponibilização de meios humanos e logísticos e para a efetivação dos trabalhos realizados no Laboratório de Geotecnia no âmbito do Projeto de “Caracterização\o de Escórias Resultantes de Incineração de Lixos Urbanos com vista à sua utilização na Construção Civil”, estabelecido ao abrigo de um Protocolo celebrado entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a LIPOR.

Colaboração no Projeto Europeu SMT4-CT-96-2043: “Buried GRP Pipes” através da coordenação de ensaios sobre solos envolventes de valas experimentais para tubos DN 800 de PRV enterrados num campo experimental em Silva Escura, pelo Laboratório de Geotecnia da FEUP. Interpretação de resultados e elaboração de relatório para a VIDROPOL – Estratificados de Fibra de Vidro, SA, Abril e Maio de 1999. Integração dos resultados no relatório do Prof DC Wijeyesekere da University of East London.

Quer Trabalhar Conosco?

Realizamos diversos ensaios e estudos laboratoriais, desde Ensaios de Campo a Observações de Obras e Prospeções Geofísicas. Analise a lista de serviços que disponibilizamos.

R. Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto

225 081 988 / 730

Contacte-nos