Home LaboratóriosLaboratório de Hidráulica
Laboratório de Hidraúlica
Investigações em curso e Estudos planeados

As características inovadoras do sistema de geração de agitação marítima adquirido vieram potenciar a realização de trabalhos de investigação, pedagógicos e de apoio a outros projectos.

No âmbito de um Plano de Doutoramento (Eng.º Paulo Rosa Santos) estão presentemente em curso trabalhos experimentais que recorrem já ao novo sistema de geração de agitação marítima para a Análise da Concepção e Dimensionamento de Dispositivos de Acostagem e Amarração em Pontes-Cais. Acções Hidrodinâmicas e de Impacto Específico. O Projecto (PTDC/ECM/72835/2006) DOLPHIN – Análise do Comportamento Hidrodinâmico de Dispositivos de Acostagem e Amarração: o Caso Crítico do Terminal Petroleiro do Porto de Leixões. Tem como objectivo analisar as condições de operacionalidade e de segurança no terminal portuário, intimamente relacionadas com o comportamento dos navios amarrados ao cais, nomeadamente com a amplitude dos movimentos do navio e com o valor dos esforços nos cabos de amarração e nas defensas. Dada a diversidade e a complexidade dos fenómenos hidrodinâmicos envolvidos, a modelação física constitui uma ferramenta fundamental.

O modelo físico (incluindo os dispositivos de acostagem e amarração, o modelo do navio petroleiro, e a estrutura de acostagem) foi já construído e submetido a ensaios de calibração.

O estudo a realizar no âmbito de um Plano de Doutoramento (Eng.º Hugo Guedes Lopes): Análise Experimental do Campo de Velocidades e dos Galgamentos em Quebramares de Taludes Protegidos por Quebramares Submersos, através da técnica da Velocimetria por Processamento de Imagens de Partículas (PIV). O Caso do Porto de Leixões.
Recorrendo a um programa experimental em modelo reduzido, pretende-se avaliar os campos de velocidades e os galgamentos, na interacção de um quebramar submerso com um quebramar de taludes.
Para tal, será testado o modelo reduzido do quebramar norte do porto de Leixões, sob acção de agitação regular e irregular, recorrendo à técnica PIV para a análise do campo de velocidades.

Está também em curso o projecto experimental GeoWAVE – Stability Analysis of Geocontainers Under Wave Loading (POCI/ECM/60807/2004), no âmbito do qual será feita a Análise Experimental da Estabilidade de Geocontentores sob a Acção da Agitação Marítima, para investigação do comportamento hidráulico e da estabilidade global de sistemas de controlo de erosão utilizando sacos geotêxteis cheios com areia, quando sujeitos a acções hidrodinâmicas oscilatórias de elevada energia, de acordo com um Plano de Doutoramento (Eng.ª Luciana das Neves).

Foi também já iniciado um outro Projecto de investigação, Desenvolvimento Experimental de Sistemas Offshore de Energia das Ondas (PTDC/EME-MFE/66999/2006), coordenado pelo Instituto Superior Técnico, que tem por objectivo a modelação da cadeia de conversão de energia das ondas e do sistema de amarração, e a sua validação por testes em modelo físico.
As ondas marítimas constituem um importante recurso energético a nível mundial, em particular, em Portugal, onde existem condições muito favoráveis para o seu aproveitamento.
A investigação de efeitos não lineares, que se sabe serem relevantes em estados de mar mais energéticos e quando se trata de pequenos dispositivos offshore de conversão de energia, cuja amplitude de oscilação é grande, é normalmente feita recorrendo a ensaios em tanque de ondas, com modelos a escalas entre 1:80 e 1:10.

Descrição e Funcionamento do Equipamento