organização

O Seminário SIRR13 tem como propósito abordar o tema da Reabilitação e Reforço de Estruturas, focando em particular os Materiais e as Tecnologias envolvidas nestes processos. Trata-se de uma área de indiscutível interesse e atualidade, e de aplicação direta na intervenção em construções existentes, abrangendo uma grande variedade de sistemas estruturais, desde as tipologias construtivas mais antigas, onde prevalece a alvenaria e a madeira, até aos sistemas mais recentes, em particular envolvendo estruturas de betão e aço. O desenvolvimento e interesse que tem surgido nos últimos anos pela área da reabilitação estrutural justifica plenamente a discussão destes temas, nomeadamente a necessidade de selecionar as tecnologias e materiais que melhor se adaptam a cada sistema estrutural.

O seminário debruçar-se-á sobre aspetos técnico-científicos associados à intervenção estrutural em construções existentes, às particularidades e princípios a que essas intervenções deverão obedecer relativamente aos materiais e tecnologias envolvidas, sendo complementados com a apresentação de casos práticos. Em particular, o seminário conta com quatro conferências abordando paradigmas atuais e perspetivas futuras na reabilitação e reforço estrutural, duas na primeira sessão da manhã e outras duas na última sessão da tarde, proferidas por oradores de reconhecido mérito na área, nomeadamente a Prof. Dina D’Ayala do University College of London, o Prof. Eduardo Júlio do Instituto Superior Técnico de Lisboa, o Prof. Anibal Costa da Universidade de Aveiro e o Eng. Vitor Cóias da STAP, S.A. / GECORPA.

O seminário contará ainda com mais duas sessões com oradores convidados que irão apresentar particularidades e aspetos técnicos associados à reabilitação e reforço de diferentes sistemas estruturais, e casos práticos de aplicação nos vários domínios abordados. Procurar-se-á assim transmitir a visão e partilhar a experiência de especialistas que, nas universidades e empresas, têm desenvolvido investigação e trabalho nas áreas do âmbito do seminário.

COMISSÃO ORGANIZADORA

António Arêde (FEUP), João Guedes (FEUP), Rui Carvalho (HILTI), Nuno Carneiro (HILTI), Rita Vieira (HILTI).

FOLHETO
Webdesign csptd.pt
Fotografia Luis Ferreira Alves