Encontra-se aberta a edição de 2021 do concurso ”Mais Ideias Sustentáveis”.

Toda a comunidade da FEUP pode participar e a candidatura deverá ser formalizada através do formulário disponível na plataforma http://ideiassustentaveis.fe.up.pt/.

O concurso pretende recolher ideias que possam tornar a FEUP Mais Sustentável e contribuir para a Sustentabilidade Global do Planeta. Esta edição do concurso é composta por uma única fase alargada que decorre entre 15 de junho e 12 de novembro.

Mais informações disponíveis no Regulamento do Concurso.

A edição de 2020 contou com 52 propostas.

Ideias vencedoras no período 2016 – 2020:

• FEUP sem beatas – Colocação de recipientes transparentes desenhados para o efeito que são sugestivos para a colocação das beatas. Estes recipientes devem ser apelativos permitindo, perante uma pergunta engraçada, responder com a colocação da beata, contribuindo para uma sondagem. A cada resposta corresponde um recipiente próprio.
  • Sacia a sede, rega o verde – Criação de vários bebedouros, distribuídos pelos espaços da FEUP, fornecendo água potável para toda a comunidade e utilizando a água desperdiçada do consumo para regar. Tal permite poupar a quantidade de plástico que, na maior parte dos casos não é reciclado, regar a vegetação sem um custo acrescido e incentivar o consumo de água sem qualquer custo.
  • cafECO – café de forma ecológica – Este projeto procura sensibilizar a comunidade universitária para a utilização excessiva de plástico, nomeadamente copos descartáveis para café. A ideia central é oferecer uma alternativa económica, viável e durável aos utilizadores das máquinas de café da FEUP: chávenas reutilizáveis de elevada durabilidade.
  • Desperdício 0 na cantina da FEUP – Este projeto pretende desenvolver um modelo matemático para estimar a procura de determinado prato em determinado dia na cantina da FEUP. Pretende-se assim alinhar a quantidade confecionada de comida com a procura de cada prato em cada dia, minimizando o desperdício alimentar.
  • Mobilidade Sustentável – Fim do Estacionamento Gratuito na FEUP – A comunidade da FEUP continua a depender fortemente do carro como modo de transporte levando a um enorme impacto societal. Um dos principais incentivos para tal é a oferta de estacionamento gratuito dentro das instalações da FEUP. Tal incentivo deve terminar e os fundos arrecadados deverão ser aplicados na implementação de medidas sustentáveis.
  • De bicla para a FEUP – Jogo online com o objetivo de efetuar o maior número de quilómetros em bicicleta de e para a FEUP. Este jogo seria suportado por uma aplicação móvel que rastrearia os quilómetros percorridos pelos utilizadores. Existiriam prémios, a angariar através de patrocinadores interessados em associar-se a esta iniciativa sustentável.
  • FEUP SUSTENTÁVEL – Ligar e desligar os computadores da FEUP a Partir de casa – Investigadores, docentes e funcionários da FEUP por vezes deixam o computador ligado para aceder ao mesmo remotamente a partir de casa, mas é completamente desnecessário graças a uma funcionalidade pouco divulgada: a WOL…