Para assinalar o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, que desde 2019 por sugestão da ONU se comemora a 4 de março, o Comissariado de Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) vai lançar duas iniciativas que têm por objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da Engenharia no desenvolvimento sustentável e sobretudo no desenvolvimento de  estruturas estratégicas e melhores práticas para a implementação de novas soluções.

O lançamento do concurso “De Bicla para a FEUP”, surge como resposta à necessidade de diminuir o uso de automóvel no campus. De acordo com dados do próprio Comissariado de Sustentabilidade da FEUP, mais de 40% da comunidade utiliza o automóvel como meio de transporte principal. “É preciso sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos no que se refere à mobilidade que possam contribuir para uma maior qualidade de vida de estudantes, docentes e colaboradores e que, em simultâneo, diminuam significativamente a pegada ecológica do Polo, que diariamente movimenta cerca de 30 mil pessoas”, admite Ana Carla Madeira, responsável pelo Comissariado.

Assim, entre 4 de março e 8 de abril de 2022, todos os membros da comunidade académica da FEUP são convidados a realizar as suas deslocações pendulares de e para a FEUP em bicicleta e a aderir a esta iniciativa. Como? A primeira condição é estar “ativo” no SIGARRA. Depois, a cada dia, ao chegar à FEUP em bicicleta, cada participante deverá passar no ponto “De Bicla para a FEUP”, que estará instalado junto à cabine do porteiro do parque P1, para realizar o registo da sua deslocação. Deverá tirar uma selfie onde seja visível também a bicicleta e o indicador da data desse dia, que estará afixado na janela da cabine. Para cada participante, só é válida uma fotografia por dia. Esta deverá ser enviada para o endereço [email protected], utilizando obrigatoriamente a conta de email institucional da FEUP. O email não necessita de incluir quaisquer dados além da fotografia: assim, num smartphone, basta tirar a foto e utilizar a funcionalidade de partilha para enviá-la de forma fácil e rápida.

A ideia de vir para a FEUP de “bicla” não é nova. Corresponde, aliás, à implementação da proposta vencedora em 2019 do concurso “Ideias mais Sustentáveis“ que todos os anos é promovido pelo Comissariado de Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia e que à época propunha a criação de um jogo online que contabilizasse os quilómetros no trajeto de casa até à FEUP, a partir de uma aplicação móvel que rastreasse todo o percurso. Numa altura de redes sociais e de selfies, adaptou-se a proposta inicial que servirá de piloto para a viabilidade deste tipo de propostas sustentáveis no campus.

Consultar Regulamento do Concurso

Recolha de beatas
Juntamente com a Associação de Estudantes e núcleos estudantis da FEUP, há também uma outra iniciativa prevista para o dia 4 de março e que consiste numa apanha de beatas pelo campus. Sob o mote: “Será que ainda há beatas no chão? Vem descobrir” a ideia será desafiar a comunidade da FEUP a aderir a esta iniciativa de limpeza e preservação do campus, não só hoje mas numa adoção de hábitos saudáveis e que visam a sustentabilidade da vida em comunidade e dos próprios espaços onde todos os dias passamos grande parte do nosso tempo.