Unidades Curriculares com enfoque em pilares da Sustentabilidade

Ciclos de Estudos: M.EA

Objetivo: Ao engenheiro do Ambiente são requisitados conhecimentos específicos para dar resposta à necessidade de avaliar a sustentabilidade de produtos e processos que são usados na Sociedade. Os objetivos incluem: Conhecimento e aplicação de ferramentas na base da Ecologia Industrial práticas correntes de aplicação deste conceito. Os conceitos de base incluem: Produção Limpa, Gestão Ambiental em Organizações (norma ISO 14001), Gestão do Ciclo de Vida, EcoDesign, Avaliação Integrada de resíduos, Simbiose Industrial (Eco parques Industriais), Consumo e Produção Sustentáveis e Economia Circular.

[+]

Ciclos de Estudos: L.BIO/M.EQ

Objetivo: Esta unidade curricular (UC) apresenta os elementos fundacionais da utilização de recursos biológicos para a produção de utilidades (p.ex. energia) e produtos (p.ex. químicos de elevado valor acrescentado), numa perspectiva ambientalmente correcta (p.ex utilização sustentada e remediação). Beneficiando do conhecimento e competências adquiridas num primeiro ciclo de estudos, fornece-se um tratamento abrangente e coerente de conceitos, bem como ferramentas comuns para aplicações envolvendo extração, processamento e uso de informação em múltiplos cenários. Esta UC aborda, com efeito, conceitos fundamentais para a compreensão das principais tecnologias existentes e de outras emergentes, no intuito de permitir a discussão de dados e o tratamento analítico de informação para um uso eficaz da mesma.

[+]

Ciclos de Estudos: M.EQ

Objetivo: Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes competências em todos ao aspetos relacionados com a recuperação de energia; redução da poluição na fonte; tratamentos de fim de linha de efluentes e resíduos; metodologia de análise de ciclo de vida (ACV) e potenciais aplicações da mesma; sustentabilidade ambiental, económica e social, impacto de produtos e/ou processos.

[+]

Ciclos de Estudos: MMSEGEO

Objetivo:   A avaliação ambiental de processos industriais e produtos é fundamental para a avaliação da sustentabilidade ambiental. A introdução destes conceitos nesta unidade curricular no MIEMM permite ao estudante reconhecer os danos ambientais associados aos processos industriais e produtos.

[+]

Ciclos de Estudos: M.EC

Objetivo: Salientar as consequências ambientais e sociais dos projetos de Engenharia
– Conhecimento das Políticas de Ambiente a nível internacional e nacional
– Compreensão das implicações da AIA e da AAE no exercício da profissão
– Conhecimento da problemática associada ao Desenvolvimento Sustentável e das Alterações Climáticas e implicações no exercício da atividade de Engenharia

[+]

Ciclo de Estudos: MPRINCE

Objetivos da UC: Pretende-se transmitir os conceitos fundamentais da sustentabilidade na construção e apresentar os diversos níveis de abordagem. Serão apresentados os métodos de avaliação da sustentabilidade na construção de edifícios e os respetivos critérios de aplicação a fim de munir os alunos com ferramentas que lhes permitam identificar as soluções construtivas mais sustentáveis e saber como aplicá-las, desde a fase de planeamento até ao final da vida útil da construção.

[+]

Ciclo de Estudos: MDIP

Objetivos da UC: Sensibilizar para a relevância histórica e ética da ideia de sustentabilidade (em geral).
Criar consciência e aprofundar conhecimentos sobre a sustentabilidade do design.
Motivar e desenvolver a aplicação da sustentabilidade do design em contextos globais e locais.
Compreender e saber avaliar a sustentabilidade no contexto do design do produto.
Adquirir experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Refletir sobre a problemática da sustentabilidade no contexto da atividade de projeto.
Identificar oportunidades de design sustentável dentro dos projetos e explicar os benefícios respetivos.
Demonstrar vantagens nas escolhas de práticas de design sustentável.
Capacidade de implementar decisões de design sustentável.

[+]

Ciclo de Estudos: MGMU

Objetivos: pretende-se que o estudante adquira um conjunto de conhecimentos críticos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, metodológicas e estratégicas, devidamente fundamentadas, no contexto de definições de carácter de política de mobilidade e de ações de planeamento da mobilidade em contexto urbano, entendida como parte integrante e relevante de uma política de desenvolvimento sustentável.

[+]

Ciclo de Estudos: PDSSE

Objetivos da UC: Pretende-se em primeiro lugar que os estudantes compreendam conceito de Sustentabilidade nas suas diversas vertentes e variantes. Pretende-se igualmente que sejam capazes de identificar os principais vetores de relacionamento entre os recursos naturais e a sustentabilidade, com particular ênfase nos fluxos, formas e transformações de energia, assim como de conhecer e utilizar ferramentas metodológicas de análise das cadeias de materiais e de energia.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EC

Objetivos da UC: Análise dos temas seguintes: Direção de Obras, Legislação da Construção, Planeamento da Construção, Organização da Construção, Controle da Construção, Saúde e Segurança na Construção, Industrialização da Construção, Gestão Digital da Informação na Construção e Construção Sustentável.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EC

Objetivos da UC: Apresentação e discussão do método dos deslocamentos, formulação matricial, para análise de estruturas reticuladas em regime linear, planas e tridimensionais, e seus desenvolvimentos do ponto de vista da sua aplicação prática, nomeadamente no que se refere à sua utilização no cálculo automático.
Apresentação dos aspetos gerais do método dos elementos finitos. Análise dinâmica de estruturas aplicada a sistemas estruturais simples. Introdução à análise não linear geométrica e análise plástica.

[+]

Ciclo de Estudos: PRODEC

Objetivos da UC: Conhecer e aplicar os princípios e os métodos exatos e aproximados para a formulação e análise da instabilidade em diversos tipos de elementos estruturais e estruturas.

[+]

Ciclo de Estudos: MCI

Objetivos da UC: Sensibilizar os estudantes para a relevância das questões da preservação digital no contexto de uma análise de segurança da informação. Durante as aulas pretende-se criar nos estudantes sensibilidade para os problemas da preservação digital e fornecer-lhes experiências de análise de casos, experimentação de ferramentas e desenvolvimento de soluções que lhes forneçam competências para a participação em equipas de desenvolvimento de sistemas de informação com uma forte componente de preservação..

[+]

Ciclo de Estudos: M.EEC

Objetivos da UC: Atualmente, o enorme número de automóveis com motores de combustão interna, ICE, presentes no planeta, tem
conduzido a sérios problemas para a saúde humana, para o meio ambiente, bem como para os recursos de hidrocarbonetos e ainda para o aquecimento global, devido às emissões de gases com efeito de estufa, GHG.
É hoje clara a necessidade de evoluir para veículos mais eficientes, amigos do ambiente e livres de efeitos poluidores.
Nesse sentido a UE legislou, recentemente, de modo a que, até 2025, a redução média de CO2, nas frotas de carros novos, seja de 20% e, até 2030, seja alcançada uma redução de 40% nas referidas emissões. Assim, para enfrentar estes desafios, os fabricantes são, num futuro muito próximo, obrigados a apostar na venda de grandes quantidades de veículos elétricos e híbridos.
Alinhado com esta recente tendência, esta UC pretende dotar os Estudantes com o conhecimento fundamental, as bases teóricas e as estratégias de controlo e metodologias de projecto associadas a ICEs, veículos elétricos, híbridos e de célula de combustível.
Assim, é efectuada a analise matemática destes sistemas para a sua modelação e simulação. São ainda apresentadas arquiteturas de “power-train” para ICE, BEV, HEV e FCHEV, bem como sistemas de carregamento, armazenamento e propulsão de energia.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EIC

Objetivos da UC: Compreender os conceitos básicos de Robótica e o enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.
Estudar métodos de percepção e interpretação sensorial (com ênfase na visão por computador) que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de controlo de robôs móveis.
Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de Planeamento e Navegação.
Estudar os fundamentos da robótica cooperativa e da construção de equipas de robôs.
Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado.

[+]

Ciclo de Estudos: L.EM

Objetivos da UC: Estudo dos sistemas de acionamento, transmissão de energia e comando através de fluidos: pneumática e hidráulica. Com esta disciplina o aluno deverá ficar a conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas hidráulicos e pneumáticos, as funções, o seu dimensionamento e seleção para uma aplicação. Deve ainda o aluno ficar a saber construir e conceber sistemas.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EM

Objetivos da UC: Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos no domínio dos acionamentos eletromecânicos.  Em particular é objetivo desta UC apresentar e desenvolver um conjunto de conceitos e conhecimentos na área dos acionamentos elétricos, elementos de transmissão mecânica, equipamento eletromecânico de corte, proteção e comando, bem como  de equipamentos de controlo e supervisão.

[+]

Ciclo de Estudos: PDSSE

Objetivos da UC: Dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre a estrutura de um sistema eléctrico de energia, nas suas componentes de produção, transporte e distribuição de energia.
Dotar os estudantes de formação de forma a conhecerem e explicarem os princípios e as bases de funcionamento das centrais de produção eléctrica.
Dotar os estudantes de formação de forma a conhecerem e explicarem os modelos de linhas de transmissão
Dotar os estudantes de formação de forma a saberem calcular por método simplificado o trânsito de potências em redes emalhadas.
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre os sistemas tarifários e de incentivos aplicáveis à promoção da utilização racional de energia

[+]

Ciclo de Estudos: M.EM

Objetivos da UC: O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos uma visão integrada de conceitos importantes, técnicas e estratégias da Gestão da Produção. Espera-se que os alunos adquiram uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis, permitindo-lhes tomar melhores decisões. Os estudantes são treinados para analisar melhor as situações de produção, reconhecendo “trade-offs” entre custo, tempo, qualidade e flexibilidade na concepção de soluções para sistemas competitivos.  

[+]

Ciclo de Estudos: M.EEC

Objetivos da UC: Explicar os princípios de funcionamento das principais fontes de energia renovável e identificar as principais topologias de conversão das diferentes energias primárias em energia eléctrica. Explicar e saber aplicar os métodos fundamentais de controlo da potência produzida. Analisar e comparar diferentes topologias de condicionamento de fontes de energia renovável. Identificar, aplicar e verificar os aspectos normativos fundamentais da interface de energias renováveis para a rede eléctrica. Projetar e integrar os diferentes subsistemas, electrónicos e de controlo, da cadeia de conversão de energia.  

[+]

Ciclo de Estudos: PDPT

Objetivos da UC: Os objetivos desta Unidade Curricular prendem-se com a oportunidade de dotar os estudantes do Doutoramento em Planeamento do Território de uma sólida formação e conhecimentos avançados sobre a atual problemática das políticas ambientais num quadro de mudança e de grandes transformações, designadamente associadas às alterações climáticas e ao papel específico do planeamento na valorização ambiental e equilíbrio ecossistêmico dos assentamentos humanos. Serão desenvolvidas as capacidades de análise e interpretação dos fenómenos ambientais, e das suas dimensões sociais, económicas e culturais, bem como de diagnóstico e formulação de políticas com repercussões espaciais.  

[+]

Ciclo de Estudos: MPPAU

Objetivos da UC:

Sensibilização para a problemática da preservação / valorização da qualidade do Ambiente
Apresentação e justificação dos instrumentos de política de ambiente
A problemática da gestão de zonas costeiras
Introdução aos conceitos de recurso natural e clima
A problemática da qualidade do ar em espaços urbanos
Introdução ao Planeamento dos Recursos Naturais
Conceitos de cidadania a bem-estar
Discussão da sustentabilidade nas políticas urbanas

[+]

Ciclo de Estudos: M.EC

Objetivos da UC: O Engenheiro Civil do séc. XXI necessita de compreender, em profundidade, as causas e consequências dos grandes desafios ambientais que se colocam às sociedades contemporâneas e, muito em particular, as Alterações Climáticas, cujas estratégias de adaptação e de mitigação passam, entre outras medidas, pela concepção e construção de projetos de obras públicas e particulares que varrem o espectro das especialidades correntes da engenharia civil. Especificamente, tais projetos e obras deverão ser sempre enquadrados por planos de ordenamento territorial, às escalas regional, urbana ou local, consoante o seu âmbito espacial, constituindo esta a razão de ser desta UC. Com efeito o programa está concebida para desenvolver aptidões e competências que venham a servir não apenas os estudantes que entendam seguir a especialidade de Planeamento do Território e Transportes, mas também os restantes estudantes de engª. civil que entendam prosseguir outras especialidades.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EQ

Objetivos da UC: Obter conhecimentos que permitam analisar alguns processos de produção de energias renováveis. Avaliar a eficiência atual das principais tecnologias existentes e seu potencial desenvolvimento. Avaliar custos de investimento versus eficiência energética.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EM/M:EF/M.EQ

Objetivos da UC: A unidade curricular de Energias Renováveis I tem como objetivo a preparação dos alunos para selecionar, adquirir, operar e desenvolver tecnologias e soluções na área das Energias Renováveis.
Os assuntos estudados nesta UC são: a) energia e radiação solares; b) coletores solares térmicos; c) concentradores solares de potência; d) termólise solar; e) eletroquímica e foto-eletroquímica; f) células de combustível; g) células fotovoltaicas; h) baterias e i) eletrólise.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EIC

Objetivos da UC: O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos de computador, com ênfase particular nos aspetos relacionados com a programação dos diversos módulos que compõem um motor de jogo, numa perspectiva multidisciplinar.

[+]

Ciclo de Estudos: M.EM

Objetivos da UC: O objetivo desta unidade curricular é transmitir o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de jogos de computador, com ênfase particular nos aspetos relacionados com a programação dos diversos módulos que compõem um motor de jogo, numa perspectiva multidisciplinar.

[+]