Laboratório de Engenharia de ProcessosAmbiente, Biotecnologia e Energia – LEPABE

A missão da LEPABE é desenvolver processos e produtos inovadores para responder efetivamente aos desafios da sociedade, utilizando as bases da engenharia química e biológica para melhorar a qualidade de vida, de maneira sustentável e segura. As atividades da LEPABE tentam responder à necessidade da sociedade de novos produtos e processos sustentáveis de energia, combinando ecoeficiência e preocupações com a saúde com a projeção e operação economicamente viáveis.

Investigação focada no diagnóstico e priorização de riscos ambientais (química ambiental e microbiologia ambiental), com uma abordagem de engenharia assim como desenvolvimento de tecnologias para problemas emergentes ambientais nos domínios da água (ex. processos de oxidação avançada), ar (tecnologia para redução de partículas, emissões atmosféricas, impacto da qualidade do ar na saúde) e resíduos (biocombustíveis, processos de reciclagem e tecnologias de tratamento, bem como análise do ciclo de vida de materiais).

 

Referências de projetos neste âmbito

Desenvolvimento de processos e de novos produtos. No desenvolvimento de processos existe um enfoque na componente energética, no estudo de novos sistemas para um aproveitamento eficaz de energia como sistemas fotoeletroquímicos (ex. células solares) e eletroquímicos (ex. células de combustível). A componente de produtosdesenvolve essencialmente novas soluções para reduzir a utilização de polímeros derivados dos combustíveis fósseis, utilizando como alternativa polímeros de base natural, considerando ainda a reciclabilidade do produto final.

 

Referências de projetos neste âmbito

Simulação computacional e modelação na área ambiental incluindo o controlo e otimização com recurso a diferentes ferramentas (ex. análise estatística multivariada).

 

Referências de projetos neste âmbito

Desenvolvimento de ciências de base e biotecnologia aplicada à indústria, ambiente e saúde e produção de produtos de valor acrescentado a partir de recursos marinhos e processamento alimentar.

 

Referências de projetos neste âmbito