SYSTEC – Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias

A unidade de I&D SYSTEC tem por objetivos principais:

  • Desenvolver atividades de I&D fundamental e aplicada nas áreas de base Sistemas, Controlo, Otimização, e Estimação, bem como nas de engenharia Robótica, Arquiteturas de Sistemas Ciber-Físicos para Redes de Sistemas e de Veículos, Gestão de Energia, e Sistemas de Produção.
  • Explorar sinergias resultantes da articulação das complementaridades das áreas acima com base nas grandes áreas científicas nucleares de Eletrotecnia, Matemática Aplicada, e Ciências de Computação, com enfâse para “data science”.
  • Responder aos desafios da sociedade, nomeadamente, nos contextos académico, natureza e ambiente, indústria, serviços e empreendedorismo, através dos desenvolvimentos de I&D nos seguintes vetores integradores:
    • Sistemas de recolha de dados baseados em plataformas robóticas para aplicações no conhecimento de fenómenos naturais, nomeadamente no oceano, na gestão de recursos e do território, bem como de desastres.
    • Aproveitamento de novas formas de energias renováveis, integração de energias renováveis e de sistemas de mobilidade elétrica na rede.
    • Sistemas avançados de produção, reindustrialização e economia circular.
  • Promover a valorização dos conhecimentos, a formação avançada, bem como a inovação através da transferência de conhecimento, sistemas e produtos para a sociedade.

Projeto de referência para todas as linhas temáticas do SYSTEC:

STRIDE – Smart Cyber-physical, Mathematical, Computational and Power Engineering Research for Disruptive Innovation in Production, Mobility, Health, and Ocean Systems and Technologies

Esta linha endereça os desafios que emergem dos conceitos e tecnologias relacionadas com os novos sistemas de geração energia renovável, novos sistemas de tração elétrica, sistemas inteligentes distribuídos de energia, incorporando tecnologias eletrónica de potência, a fim de beneficiar as fontes de energia primárias renováveis e otimizar a utilização da energia pela sociedade.

Promover o desenvolvimento sustentável através da implementação de sistemas de transporte mais eficientes e promoção de condições quadro que possibilitem o aumento de eficiência energética no setor de mobilidade urbana.

Referências de projetos neste âmbito

H2-UI4PT – H2 Usage Improvement for Public Transport

IDTRACTION – Investigação de Desenvolvimento de uma nova tecnologia em sistemas de tração ferroviários

Esta linha tem por objetivo investigar, desenvolver, promover e transferir para a sociedade sistemas ciber-físicos avançados de engenharia e tecnologias com foco especial em cenários de observação ambiental e intervenção para mitigar impactos antropogénicos negativos envolvendo redes de múltiplos veículos robóticos (tele-operados e autónomos) aéreos submarinos e de superfície.  Esta linha é fortemente interdisciplinar requerendo uma base sólida de teoria de sinais, sistemas e controlo, optimização e controlo óptimo, sistemas híbridos, redes de sistemas de controlo, arquiteturas computacionais com capacidades deliberativas e robótica móvel.

Referências de projetos neste âmbito

HARMONY – Distributed Optimal Control for Cyber-Physical Systems Applications

IMPROVE – Nonlinear control, estimation, and fault-detection tools with provably guarantees for mobile robotic systems

A actividade da linha concretiza-se no desenvolvimento de sistemas inteligentes para tratamento da informação e processamento de sinal, sob a  algoritmos e protótipos. O desenvolvimento conta com forte enfoque em investigação fundamental nas áreas de engenharia do controlo, métodos de optimização, modelação e estimação, bem como sistemas de distribuídos e larga-dimensão, visando a operação eficiente dos sistemas e a utilização racional dos recursos, com aplicação em áreas como a agricultura sustentável, a saúde pública, ou novas técnicas de extração de energia renovável.

Referências de projetos neste âmbito

UPWIND – Sistema de Aproveitamento de Energia Eólica a grande altitude através de Conjuntos de Asas Flexíveis

TOCHAIR – Os Desafios Óptimos na Irrigação

Está centrada no projeto, implementação e validação de componentes inteligentes para sistemas avançados de manufatura que introduzem inteligência nos processos industriais e contribuem para o surgimento das fábricas do futuro, implementando novas abordagens relacionadas aos sistemas de produção ciber-físicos.

Desenvolvimento de processos e sistemas sustentáveis de maior valor acrescentado para as fábricas de futuro (FoF), através de abordagens de re-manufacturing e da valorização de tecnologias avançadas e/ou emergentes nos processos, produtos e sistemas eco inovadores.

Referências de projetos neste âmbito

INDTECH 4.0- Novas tecnologias para a fabricação inteligente

RECLAIM – RE-manufaCturing and Refurbishment LArge Industrial equipMent