Actuação para a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja
7 December 2005

Em época natalícia, a TEUP foi convidada a participar nas festividades do 70º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja juntando-se também à festa as nossas “netas” da Tunaite - Tuna Feminina de Psicologia da Universidade do Porto.

Passavam já das seis da tarde quando o transporte veio buscar a tuna, que então zarpou rumo a Estarreja, por entre músicas e sorrisos. Ao chegar a Estarreja, foi com gáudio que a TEUP se deliciou com um fantástico manjar, bem regado com um apurado alentejano. A refeição teve o convívio das “netas” da Tunaite, que mais uma vez se mostraram divertidas e irreverentes, tal como as conhecemos. A meio da refeição, a TEUP foi prendada com uma versão “alaranjada” da música “Maria, Maria” (muito bem, meninas!).

Findo o jantar, era altura de acertar agulhas para a actuação. Depois de algumas meditações a tuna preparava-se e aprimorava-se para grandes músicas. Entre clássicos como “O Pito da Maria”, entre outras músicas mais recentes, como as “Czardas” de Vittorio Monti ou a “Munequita Linda” de Maria Grever (isto porque a cultura não ocupa lugar).

Chegou a altura de subir ao palco. Ao abrir-se a cortina, era imensa a onda laranja que dominava o público. A Tunaite provou ser uma claque e peras, chegando mesmo a apresentar as músicas dando ajuda aos “avos”. Ficaram algumas sentidas apresentações que fizeram as delicias das presentes.

Após a actuação, a TEUP foi presenteada com uma bela barrica de ovos moles, que tal como um eclipse, desapareceu em instantes.

Chegava então a altura de partir. Ficando apenas os rumores que os penteados de alguns por perto não foram vitimados por abalos sísmicos que assolaram as instalações da Universidade Portucalense.

Depois de uma grande noite e uma grande actuação ficam os nossos cumprimentos (e beijos) às nossas netas da Tunaite. E como não podia deixar de ser fica o agradecimento e parabéns à Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.