Tágides 2007
20 March 2007

Decorreu no último sábado, 17 de Março, o XV Tágides, festival organizado pela Antúnia, na Academia Almadense, em que a TEUP participou pela 3ª vez consecutiva.

Nesta edição comemorativa do 15º aniversário do festival, iniciado em 1993, o público ali presente teve a oportunidade de relembrar alguns momentos da Antúnia, bem como alguns dos personagens que animaram o festival ao longo dos anos. Personagens como o Mitch Bacano e a Galinha brilharam nesta noite.

Quanto à TEUP, a viagem iniciou-se na 6a feira, à hora de jantar, no autocarro da alegria e de forma animada, onde tivemos a oportunidade de assistir pela primeira vez ao relato em directo do percurso de um autocarro na auto-estrada "E vai em frente, em frente, cada vez mais em frente, sempre em frente, em frente, em frente, em frente. E agora atenção, o autocarro vai em frente!!"

Com tudo isto a chegada à Universidade Nova de Lisboa foi um pouco tardia, pois já a máquina de finos e a festa na Universidade iam a meio. A noite foi, para alguns, algo atribulada, e por isso mesmo a manhã do dia seguinte difícil. Depois de um almoço revigorante, que mereceu às Sras. cozinheiras uma serenata, fomos para o local do espectáculo fazer o check-sound e regressamos à Universidade para uma pausa, mas sem Kit Kat.

A hora do espectáculo aproximava-se e afinavam-se já vozes e instrumentos. Chegada a hora (não da criança) a TEUP interpretou a Festa da Vida, Muñequita Linda, Czardas, Pasión e Maria, Maria, numa actuação que para alguns foi a primeira num grande palco e que contou com o apoio incansável de um grupo cujo nome já percorreu muitos quilómetros, os TDT (num blog perto de si). Para lá dos palcos, nessa noite, a festa continuou numa movimentada discoteca em Almada e acabou, à imagem da noite anterior, com um bom pequeno-almoço.

Por fim, no domingo, depois de mais um bom almoço na cantina da UNL, iniciou-se a viagem de regresso para o Porto, onde houve lugar para muitas cantigas, histórias (como a dos Três Porquinhos, versão alternativa), aromas e até mesmo actividade física, porque na tuna é preciso estar em forma, e toda a hora é boa para fazer algum jogging.

Depois deste fabuloso fim-de-semana temos de agradecer mais uma vez à Antúnia pelo convite e felicitar pelos 15 anos de festival e mais uma organização muito bem conseguida, às Sras. cozinheiras da UNL por tratarem tão bem de nós, a todos os que vieram para nos apoiar e às nossas guias.

Que venham mais 15 festivais!