X El Açor
20 March 2009

X El Açor

Era a TEUP que se ouvia pelos grandes espaços do Aeroporto da Portela em Lisboa enquanto a barreira das horas não caía. Quem por lá passou teve a oportunidade de nos ouvir e provavelmente também ficou a cantarolar certas músicas na cabeça.

Chegou a hora do voo e avizinhava-se um novo tremor de terra em território micaelense, criado pelo som de bandolins e guitarras imparáveis que se fez mais tarde sentir nas ruas da cidade de Ponta Delgada.

Desde visitas às Lagoas até as Portas da Cidade, passando ainda pelo Clube Naval, onde a festa reinava e também reinavam os 14 segundos para fazer um cachorro, a TEUP foi deixando a sua marca, mostrando a raça e originalidade de que é feita.

O dia do Festival chegou, era o X El Açor no Coliseu Micaelense, o qual era constituído por dois dias de actuações. A TEUP foi a última tuna a actuar no primeiro dia, talvez para alguns um ponto de desvantagem pois já o relógio marcava as duas da madrugada. Mas se havia algum espectador mais adormecido no seio do público, não conseguiu assim continuar depois da TEUP lançar os primeiros acordes da energética “O Fortuna”. Seguiram-se “Festa da Vida”, as “Czardas”, “Maria Maria” e “Hoy”.

A TEUP recebeu o prémio de 3ª Melhor Tuna.

Ficam aqui os resultados:

Melhor Pandeireta

Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho

Melhor Estandarte

Melhor Original

TAUE - Tuna Académica da Universidade de Évora

Melhor Instrumental

Melhor Solista

TAISEP - Tuna Académica Instituito Superior de Engenharia do Porto

3ª Melhor Tuna

TEUP - Tuna Engenharia da Universidade do Porto

2ª Melhor Tuna

Magna Tuna Cartola

Melhor Tuna

Tuna mais Tuna

Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho

Fica aqui o nosso agradecimento aos Tunídeos pelo convite para este festival e os parabéns pela excelente organização.

Para finalizar, queríamos felicitar e agradecer às nossas guias que, segundo as pessoas que já têm muitos anos de TEUP, foram das mais prestáveis que esta tuna já teve.

Grandes memórias ficam deste festival, e esperamos voltar aos Açores um dia!