PortusCalle 10
31 October 2010

O dia 29 de Outubro de 2010 foi um dia muito especial para a comunidade da FEUP. Além da Serenata ao Caloiro de Engenharia e último dia de Arraial d'Engenharia, este foi também o dia que marca o culminar de um ano de preparação da parte da TEUP, dando-se início ao nosso festival de tunas, o Portuscalle 10.

A recepção das tunas começou às 21h desse dia no edifício da AEFEUP com um Moscatel de Honra. No final, as tunas dirigiram-se para os Jardins do Palácio de Cristal, onde por elas esperava a maior festa académica da Academia do Porto (a seguir à Queima das Fitas, claro), o último dia do Arraial d'Engenharia, que nesse dia tinha como cabeça-de-cartaz o David Fonseca.

Depois de uma noite que certamente tornou difícil o acordar dos mais boémios, um solarengo Sábado foi o cenário do principal dia deste festival, onde as tunas dividiram durante a tarde o seu tempo entre os testes de som no Coliseu do Porto e a Escola Augusto Gil, onde o convívio entre as tunas se fez durante toda a tarde ao sabor do porco no espeto e ao som das músicas mais conhecidas deste incrível mundo das tunas.

À noite, um coliseu cheio esperava que algumas das melhores tunas da actualidade enchessem a casa de animação, e assim foi! TUNAFE, TUCP, TAFEP, Azeituna, EUC, EUL e TUP subiram a palco uma a uma e cada uma à sua maneira mostraram como se mantém um Coliseu lotado deliciado com boa música e espírito académico. Além delas, observou-se a estreia nos grandes palcos dos AMEN (Apresentadores Medíocres de Engenharia), que entre cada actuação musical preencheram o ambiente de paródia e boa disposição.

No final, chegou o momento mais esperado pelo público, a subida dos anfitriões a palco. A TEUP levou a palco O Fortuna, Porto na Memória, Czardas, Pasíon e Hoy (com a participação da Batucada Radical). Terminado o espectáculo musical, o nosso digníssimo Júri deliberou a atribuição dos seguintes prémios:

- Melhor Estandarte: Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto

- Melhor Solista: Estudantina Universitária de Coimbra

- Melhor Pandeireta: Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto

- Melhor Instrumental: Estudantina Universitária de Coimbra

- Tuna Mais Tuna: Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto

- Melhor Tuna: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto

Deu ainda tempo para a interpretação do hino de Engenharia, que como não podia deixar de ser, esteve bem presente na boca de todo o público.

A TEUP já está habituada a ter um excelente apoio. Mas uma coisa deve ser deixada aqui escrita: nunca um Coliseu cheio para apoiar os frutos do nosso trabalho será uma coisa passível de ser considerada rotineira. Todos nós ficamos tocados com toda a energia que se sentia do palco. É um prazer ainda maior sermos o que somos

quando temos por trás um apoio tão precioso. Da nossa parte, um sincero MUITO OBRIGADO! Para o ano há mais!