TEUP na Queima das Fitas e no XXIV FITA
9 May 2011

É nos primeiros dias de Maio que anualmente todos os estudantes da Academia do Porto convergem todas as energias que haviam guardado ao longo do ano, e as aplicam tanto nas diversas actividades culturais como nas Noites da Queima. A TEUP participou em ambas, tanto pela sua presença no XXIV FITA como pela sua barraquinha no queimódromo.

As Noites da Queima dispensam apresentações e, dada a sua habitual presença nas mesmas, a barraquinha da TEUP também não! Foi este ano mais uma vez o ponto de encontro entre todos aqueles que têm a TEUP como elo comum e cenário de histórias incríveis que só quem lá esteve pode descrever. Como temos a noção de que essas histórias têm uma certa tendência a serem esquecidas, não se sabe bem porquê, a galeria fotográfica da nossa barraquinha está disponível no Facebook da mesma em www.facebook.com/barraquinha.teup , para reavivar a memória desses momentos!

A meio da semana da Queima, mais propriamente na noite de quarta-feira, realiza-se tradicionalmente o FITA - Festival Ibérico de Tunas Académicas. A edição deste ano foi já a 24ª e foi perante um Coliseu do Porto a rebentar pelas costuras que a TEUP subiu a palco. "O Fortuna" foi a música da assombrosa abertura, seguida do hino à cidade do Porto, "Porto na Memória". Depois foi a vez do instrumental "Czardas" ser tocado e dedicado a todos os estudantes de Engenharia presentes no Coliseu do Porto. Terminado o instrumental, era a vez do Coliseu ser palco da estreia da "Nome de Rua", em homenagem a Amália Rodrigues, nos grandes palcos deste país. Para terminar, nada como a sempre enérgica "Hoy" para levantar todo o público das cadeiras.

A animação não se passou só em palco, visto que as comissões de praxe de Engenharia trataram de fazer com que a animação do palco fosse estendida para as bancadas, trazendo para a nossa actuação coreografias que tornam muito difíceis a sua descrição por palavras. Deveria haver prémio de melhor claque, porque obviamente esse iria connosco para casa!

Deliberados os prémios, a TEUP trouxe para casa o prémio de 2ª Melhor Tuna. Os nossos mais sinceros parabéns aos nossos afilhados da TUCP - Tuna da Universidade Católica Portuguesa, que levaram para casa o prémio de Melhor Tuna juntamente com a maior parte dos restantes prémios! A festa continuou no queimódromo, na barraquinha da TEUP, claro!

O nosso mais sincero obrigado a todos aqueles que se dirigiram ao Coliseu do Porto para nos apoiar e tornaram esta noite inesquecível! E obrigado também a todos aqueles que continuaram a festa connosco junto da nossa barraquinha e tornaram a noite um pouco mais "esquecível"!

Para o ano, lá estaremos de novo!