Terminou mais um PortusCalle
31 October 2011

Apesar das memórias da edição anterior do PortusCalle ainda estarem bem frescas nas cabeças de todos, esta edição chegou num ápice e com o objectivo de elevar a fasquia em relação ao ano passado!

Na sexta feira, a recepção das tunas e Moscatel de Honra ocorreram sempre em tons de diversão, no edifício da AEFEUP. Comida, bebida e música foram uma constante num aquecimento para a festa que vinha a seguir, o último dia do Arraial de Engenharia, a passar-se no Dragão Caixa e que tinha nesse dia como cabeças de cartaz os Diabo na Cruz e os Orelha Negra.

No sábado, quem resistiu à festa da noite anterior teve o prémio de uma manhã e tarde na Escola Augusto Gil, com muito porco no espeto, muita bebida e muita animação, coisa que seria obviamente de se prever quando se juntam no mesmo espaço os membros de 7 tunas!

O Coliseu abriu as suas portas às 20:30 e progressivamente as bancadas começaram a ficar cheias. O cenário para uma noite incrível estava-se a compor e, uma a uma, as tunas foram fazendo o seu espectáculo, intervalados com apresentações dos AMEN (Apresentadores Medíocres de Engenharia). No final das actuações das tunas convidadas, o ambiente estava no seu apogeu.

Foi então que chegou o momento mais esperado da noite, a subida dos anfitriões a palco. Com as luzes apagadas e um nervoso miudinho a correr pelos nossos corpos, demos início à nossa actuação: "O Fortuna", da imponente cantata de Carl Orff "Carmina Burana", contagiou todo o público com uma indescritível energia e esperamos que ninguém tenha feito um buraco no chão ao bater com os pés no ritmo da música, já que esse som se sobrepôs largamente ao sistema de som do Coliseu! De seguida, a mais recente música da TEUP, "Nome de Rua", com arranjo baseado no tema dos Amália Hoje, deu mais uma vez provas de já ter conquistado todos os que a ouvem! Depois, foi a vez de uma homenagem à cidade do Porto, sob forma da música do grupo tripeiro Vozes Trinadas, "Porto na Memória";. O sempre incrível instrumental, "Czardas" foi interpretado antes de se dedicar a todas as donzelas presentes a serenata original da TEUP, "Só Um Beijo". Para dar o início ao fim, nada como a interpretação do enérgico tema "Hoy", que provocou uma invasão na zona da plateia por público das outras zonas! Todos queriam dançar esta música em frente ao palco! E aí permaneceram para cantar com a TEUP o hino da nossa casa, denominado "Engenharia".

Finda a actuação da TEUP, o júri deliberou a atribuição dos seguintes prémios:

• Melhor Pandeireta: TAFEP
  • Melhor Instrumental: TUIST
  • Melhor Estandarte: Hinoportuna
  • Tuna + Tuna: TAFEP
  • Melhor Solista: TUCP
  • Melhor Tuna: TUCP

Antes do fecho final das cortinas, foi atendido o sempre presente pedido dos estudantes de Engenharia e assim foi interpretado o "Pito da Maria"!

Público e tunas dirigiram-se então para o edifício da AEFEUP onde por eles esperava o TEUP Caffé, festa que terminou quando já o sol estava a nascer. A noite não poderia ter acabado de melhor forma! Para as tunas de fora da cidade do Porto, houve ainda um almoço de convívio e despedida, antes do encerrar oficial do PortusCalle 11.

Não nos cabe a nós dizer se esta foi a melhor edição do PortusCalle de sempre, mas sim a todos aqueles que encheram as bancadas do Coliseu. No entanto, não haja dúvidas que para a Tuna de Engenharia, não poderia haver maior prazer do que chegar a palco e sentir toda a indescritível energia a fluir da plateia. Só pela reacção do público, todo o trabalho e horas de sono perdidas foram recompensados.

Muito obrigado a todas as tunas participantes pela vossa música e espírito! Muito obrigado a todos os nossos patrocinadores, sem vocês tudo isto não era possível! Mas acima de tudo o resto, muito obrigado a todo o público pela vossa presença e ambiente gerado! São vocês que fazem do PortusCalle o evento inesquecível que ele é!

Em breve há mais!