TEUP em Digressão Europeia!
19 March 2012

Foi no passado dia 10 de Fevereiro que a TEUP partiu naquela que é a derradeira festa de fim de exames: uma digressão europeia!

Debaixo de um frio intenso (mas não comparável ao que se viria a sentir nas etapas seguintes), a tuna atravessou Espanha só parando em Lyon. A TEUP foi muito bem recebida pela Associação Cultural Recreativa dos Jovens Portugueses de Lyon Oeste, para a qual actuamos alegremente num ambiente de festa que se prolongou pela noite dentro. O bom espírito português não se perde com a distância ao nosso país!

No dia seguinte, atravessamos a fronteira a caminho de Sion! Foi nesta cidade, pertencente à região de Valais, onde nos abrigamos da neve durante 3 dias. Apesar das temperaturas negativas, nada impediu a TEUP de explorar e actuar na cidade, que se mostrou mais bonita do que estávamos à espera. Foi no Núcleo Sportinguista de Sion, que tão bem nos recebeu, que a maior actuação nesta cidade se realizou.

Antes de sairmos da Suíça, estivemos durante um dia na cidade de Berna, capital da Suíça, cidade que nos era muito bem indicada por quem a conhecia. Por lá, a música tradicional da Tuna de Engenharia foi espalhada durante uma tarde com uma energia que só uma cidade incrível poderia motivar. Despedimo-nos da Suíça e rumamos ao pequeno país do Luxemburgo, nomeadamente à vila de Differdange. Por lá, verificamos que o entusiasmo por nos receber era nada proporcional ao tamanho do país. Por toda a vila estavam espalhados cartazes anunciados a nossa vinda, facto que tão cedo não esqueceremos! Permanecemos por 4 dias e neles percorremos todo o Grão-Ducado, não esquecendo Shengen, onde três países se cruzam, a vila de Differdange, que nos permitiu actuar nas suas escolas e universidade, e por fim, a cidade de Luxemburgo, que apesar da breve visita à mesma, nos recompensou a cada segundo com a sua beleza.

Sentido, direction, Holanda! A TEUP passou 3 dias pela capital holandesa, Amesterdão, onde actuou para a Associação Portuguesa de Amesterdão, que nos acolheu à nossa chegada. Foi muito interessante durante estes três dias conhecer tanta gente e uma cultura tão diferente da nossa, onde até os prédios inclinados dão outra perspectiva à cidade.

A nossa última paragem, início do nosso regresso ao nosso já saudoso país, foi Bruxelas, capital da Bélgica, por onde ficamos dois dias. Para acabar em grande, distribuímos serenatas pela cidade a todas as donzelas que nos encantavam o olho e o coração. Foi, sem dúvida, um excelente modo de terminar esta digressão.

Numa viagem que parecia interminável, regressamos à nossa Antiga, Mui Nobre e Sempre Leal Cidade do Porto no dia 25 de Fevereiro, com sentimentos imensos de nostalgia e tristeza pelo fim desta digressão, que rapidamente foram superados ao relembrar todas as inacreditáveis memórias que se criaram ao longo destes dias.

Não temos palavras suficientes para descrever o tão agradecidos que estamos a quem nos recebeu. Temos, no entanto, que referir os seguintes:

• Associação Cultural Recreativa dos Jovens Portugueses de Lyon Oeste;
  • Famílias e amigos portugueses que nos deram dormida em Lyon;
  • Núcleo Sportinguista de Sion;
  • Grupo Cultural Apoio Social de Differdange;
  • Casa do Futebol Clube do Porto do Luxemburgo;
  • Associação Portuguesa de Amesterdão;
  • Mina Morais e Olga Ferreira, pelo alojamento em Bruxelas.

A todos vós, o nosso mais sincero obrigado! Sem vocês, esta digressão não seria possível. Esperamos que a nossa música e espírito vos tenha trazido boas memórias de Portugal.

E assim se passaram 15 dias com a Tuna de Engenharia! Que a próxima digressão não tarde, por caminhos ainda mais longínquos e ambiciosos!