TEUP participa no I Deixa-te Levar e no XII Lethes!
22 March 2012

Esta quinta-feira foi o início de um fim-de-semana em grande para a Tuna de Engenharia! Começando no Porto e passando por Viana do Castelo, este foi sem dúvida um conjunto de dias de excelente espírito e ambiente!

Convidados pelas nossas afilhadas das Levadas da Broca (Tuna Feminina de Medicina Dentária da Universidade do Porto) para participar no seu primeiro festival, foi com prazer que rumamos ao Auditório da Universidade Portucalense e constatamos que o público de Engenharia marcava a sua sempre forte presença de uma forma exemplar. Antes de subirmos a palco, vimos uma boa actuação da Tuna Feminina de Engenharia, também nossas afilhadas, que lhes deu os prémios de Melhor Pandeireta e de Tuna Mais Tuna!

Chega a nossa vez! Levamos a palco os temas “Aquarela do Brasil”, introdução à música “Maria Maria”, “Porto na Memória”, homenagem à cidade do Porto, o fado “Nome de Rua” e a “Hoy”, que pela primeira vez que temos em memória, originou uma invasão de palco! Como despedida, nada como o clássico intemporal “Pito da Maria”! No fim, nada como uma festa onde o convívio e excelente ambiente se mantiveram até de manhã.

Obrigado e muitos parabéns, Levadas da Broca! O vosso festival foi um sucesso e para o ano esperamos lá estar de novo!

A meio da tarde de sexta, a TEUP rumou para a bela cidade de Viana do Castelo, fazendo do navio Gil Eannes o seu quartel-general para os três dias do XII Lethes, festival organizado pela Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

No próprio dia a Tuna de Engenharia participou na Noite de Serenatas, realizada no Largo de São Domingos, com o tema instrumental “Celta Israelita”, o nosso original “Só Um Beijo” e o tango ”Pasión”, de Rodrigo Leão.

O dia de sábado foi passado na Cantina do IPVC, onde as tunas conviveram e deram uso ao seu largo repertório, contribuindo assim toda a gente para o excelente ambiente que se vivia! Nada diferente seria de esperar quando se juntam no mesmo espaço tantas tunas! Com o cair da noite aproximava-se a hora de subir a palco no Teatro Municipal Sá de Miranda e o nervoso miudinho começava a aparecer. Apesar disso, foi com confiança que a TEUP subiu a palco, abrindo com o pequeno instrumental “Aquarela do Brasil”, seguido de “Maria Maria”, de Milton Nascimento. Como homenagem à nossa cidade natal, foi tocado o tema “Porto na Memória” seguido do nosso instrumental, “Czardas”, da autoria de Carlos Monti. O fado original de Amália Rodrigues, “Nome de Rua”, foi a música que antecedeu a esperada “Hoy”, a música mais dançada em todas as actuações da Tuna de Engenharia e desta vez dedicada pelos Vianenses da TEUP a todos os seus conterrâneos.

No fim do espectáculo, o júri decidiu atribuir os prémios de 2ª Melhor Tuna e de Melhor Estandarte à TEUP! Motivos mais que suficientes para festejar pelas ruas de Viana até de manhã! Mesmo com poucas horas de sono, nada impediu a festa de continuar na cantina do IPVC, onde mais uma vez as tunas se juntaram e animaram o início de tarde em jeito de despedida. Sem dúvida um momento alto do festival!

Muito obrigado Hinoportuna, por mais um fantástico festival! Esperamos voltar para o ano e que a XIII edição seja ainda melhor!