3º Encontro Solidário de Tunas e XI Oppidana
23 April 2012

Em mais 4 dias incríveis para a TEUP, realizamos o nosso 3º Encontro Solidário de Tunas e participamos no XI Oppidana, organizado na cidade da Guarda pela Copituna d’Oppidana!

Tal como nas duas edições anteriores, o nosso Encontro Solidário visou ajudar uma instituição de solidariedade social. Para isso, foi promovido um espectáculo musical com as tunas afilhadas da TEUP. Este ano, a instituição escolhida foi a Associação A Casa do Caminho.

O Encontro começou no fim da tarde de quinta-feira e o convívio entre as tunas intervenientes passou-se no Bar dos Alunos da FEUP, onde boa música e bom espírito estiveram sempre presentes.

Por volta das 21h, já com o auditório composto, DESATUNA, TCP e Levadas da Broca subiram uma a uma a palco, brindando o público com a sua boa música. Um pequeno intervalo serviu para recuperar energias, antes de ser a vez da TUCP e da TFDI subirem a palco.

Como é habitual, a TEUP assinou a actuação final, levando a palco Aquarela do Brasil/Maria Maria, Porto na Memória, Nome de Rua, Hoy, Engenharia e Pito da Maria. De salientar a incrível energia do público durante as actuações, de sem dúvida serviu de motivação para quem estava em palco! Muito obrigado, Engenharia!

No fim do festival, a festa continuou no FEUP Caffé Solidário, onde todos os lucros dos bares revertiam igualmente para a Associação.

Na sexta feira, rumamos à belíssima cidade da Guarda, por onde esperava por nós o XI Oppidana!

Depois de estabelecer base na residencial que nos tinha sido destinada, partimos para a festa e convívio de tunas, de onde destacamos a Jam Session, onde pudemos dar uso aos nossos dotes musicais numa vertente mais rock! Sem dúvida bons momentos!

No sábado, as condições climatéricas obrigaram a mudança da Serenata da Sé para o Teatro Municipal da Guarda. Aí, participamos interpretando os temas “Celta Israelita”, “Pasión” e “Só um Beijo”. O convívio continuou pelos bares da cidade até que a noite caiu e com ela, chegou a hora de começar o espectáculo musical.

A TEUP foi a primeira tuna a concurso a actuar e levou a palco os temas “Maria Maria”, de Milton Nascimento, “Porto na Memória”, dos tripeiros Vozes Trinadas, o instrumental “Czardas”, de Monti, o fado “Nome de Rua”, baseado na versão dos Amália Hoje e, para terminar, a sempre muito requisitada “Hoy”, de Gloria Estefan. Gostávamos de dar destaque ao incrível público da Guarda, que nos recebeu de forma muito acolhedora numa noite muito fria!

No fim das actuações das restantes tunas, o júri deliberou que a TEUP deveria trazer para o Porto os prémios de Melhor Serenata, Melhor Estandarte e Melhor Pandeireta! Com sentimento de dever cumprido, continuamos a festa fora de palco no bar Catedral!

No domingo, voltamos a almoçar na cantina e continuamos a nossa festa, antes da hora de voltar à nossa cidade natal.

Um muito obrigado sincero à Copituna d’Oppidana e às pessoas da cidade da Guarda, por nos terem recebido de forma tão calorosa!

Esperamos para o ano voltar!