Terminou mais um PortusCalle! Tuna de Medicina do Porto foi a vencedora!
1 November 2012

Mais um mês de Outubro significa mais uma edição do festival de tunas da TEUP, o PortusCalle 12!

Na sexta feira, no edifício da AEFEUP, decorreu o Moscatel de Honra e abertura oficial do festival. Comida, bebida e música foram uma constante num aquecimento para a festa que vinha a seguir, o último dia do Arraial de Engenharia, a passar-se no Dragão Caixa e que tinha nesse dia como cabeças de cartaz os The Parkinsons e os Dirtyphonics. Para os tunos mais rockeiros, havia uma bateria, baixo e guitarras eléctricas para uma Jam Session de forma a estimular o convívio musical entre as tunas presentes.

No sábado, quem resistiu à festa da noite anterior teve o prémio de uma manhã e tarde na Escola Augusto Gil, com muito porco no espeto, muita bebida e muita animação, coisa que seria obviamente de se prever quando se juntam no mesmo espaço os membros de 7 tunas! O ponto alto da tarde foi sem dúvida, o torneio de Beer Pong.

O Coliseu abriu as suas portas às 20:30 e progressivamente as bancadas começaram a ficar cheias. O cenário para uma noite incrível estava-se a compor e, uma a uma, as tunas foram fazendo o seu espectáculo, intervalados com apresentações dos AMEN (Apresentadores Medíocres de Engenharia).

A TEUP, enquanto tuna organizadora, foi a última a subir a palco e interpretou os seguintes temas: "Nome de Rua", a partir da versão dos Amália Hoje, seguido do nosso instrumental, "Danzon Nº2", do compositor Arturo Marquez. De seguida, a homenagem à cidade do Porto, "Porto na Memória". Foi então a vez da surpresa da noite: a interpretação do nosso mítico instrumental, Czardas, com a colaboração da Jahas RockSchool. Por sua vez, interpretamos a serenata "Só um Beijo", original da TEUP, e a sempre enérgica Hoy, de Gloria Estefan.

Finda a actuação da TEUP, o júri deliberou a atribuição dos seguintes prémios:

Melhor Pandeireta: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto

Melhor Estandarte: Tuna de Medicina do Porto

Melhor Solista: Tuna de Medicina do Porto

Melhor Instrumental: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto

Tuna Mais Tuna: Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra

Melhor Tuna: Tuna de Medicina do Porto

Público e tunas dirigiram-se então para o edifício da AEFEUP onde por eles esperava o TEUP Caffé. A noite não poderia ter acabado de melhor forma! Para as tunas de fora da cidade do Porto, houve ainda um almoço de convívio e despedida, antes do encerrar oficial do PortusCalle 12.

É impossível pormos em palavras o sentimento de gratidão que temos por todos aqueles que contribuíram para este fim de semana fantástico. Queremos agradecer aos nossos pais, amigos, professores e a todos os que gostam de nós, pela gigantesca adesão que nos ajudou a encher o Coliseu do Porto.

Gostaríamos também de deixar uma palavra de enorme apreço por todas as Tunas que abrilhantaram o festival. Perto de três mil pessoas vibraram num espectáculo que foi mais além e conseguiu ajudar de uma forma extraordinária aqueles que mais precisam. Parabéns à Associação Vencer Autismo por uma acção que comoveu e encheu o coração de todo o Coliseu. Esperamos que o festival tenha sido do agrado do nosso fantástico público.

O PortusCalle é cada vez mais um projecto que nos realiza e que nos enche a alma. Obrigado a todos!