Comunicado Oficial - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto

AO MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE DO PORTO

AO DIRETOR DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

AOS ESTUDANTES

A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) vem por este meio emitir um comunicado, face aos últimos acontecimentos que afetam diretamente a integridade e bom funcionamento da TEUP como Instituição, que já conta com 24 anos de existência. Como tal, este documento visa clarificar e explicar aos endereçados os moldes de funcionamento deste organismo, assim como a razão pela qual o emitimos.

Fundada a 7 de Novembro de 1988, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto é a segunda Tuna mais antiga da Cidade do Porto e a primeira exclusiva de uma Faculdade. Nascida no meio universitário, a TEUP tem vivido cooperante com os órgãos que regem a praxe no seio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, respeitando sempre o papel que estes desempenham na praxe da Academia e, de igual modo, prezando sempre pelo espírito académico. No entanto, a relação da TEUP com qualquer organismo ou conselho existente no seio académico sempre aconteceu com total independência, respondendo a própria por todas as suas ações sem necessidade de intermediários.

Neste sentido, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto gostaria de clarificar que não é regida pelo Conselho de Veteranos de Engenharia, não é regida pelo Dux Facultis de Engenharia, não é regida pelo Dux Veteranorum, nem por qualquer outro organismo praticante de praxe na Academia do Porto.

A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto é, e sempre será, um grupo com praxe interna. Por influência da ideologia praxista exercida na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na altura da fundação da TEUP e porque esta assim o entendeu, a praxe é usada para sua organização interna, passagem de conhecimento e valores. Tal facto não deve ser confundido com qualquer tipo de submissão para com qualquer outro organismo.

Esta necessidade de clarificação vem no seguimento de uma tentativa, por parte de representantes do Conselho de Veteranos de Engenharia, de prejudicar as boas relações que este tinha com a TEUP ao atentar contra os seus princípios, tentando punir a mesma pela participação em determinados eventos de importância para o seu funcionamento e desenvolvimento.

Sentimos que este não é o espírito que deve vingar em Engenharia. A cooperação, a amizade e, acima de tudo, o bom senso e respeito, são valores que necessitam estar presentes em cada Estudante de Engenharia. Deste modo, apesar de todos os nossos esforços, compreendemos que não se encontram reunidas as condições necessárias para a continuidade do diálogo e apoio entre as duas entidades, enquanto não se verificar, por parte dos representantes do Conselho de Veteranos de Engenharia, a vontade de manter as relações numa base de cordialidade, respeitando a independência da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto. Na eventualidade desta situação se alterar, temos todo e total interesse em reatar as boas relações que sempre tivemos.

Para concluir, gostaríamos de agradecer a atenção e o apoio prestado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, nomeadamente, a todos os que sempre tiveram a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto presente no seu percurso académico, apreciando o trabalho que esta tem vindo a desenvolver. A Tuna de Engenharia da Universidade do Porto será sempre uma presença certa no meio universitário, nas ruas do Porto, em serenatas às donzelas e no coração de quem por ela passou e irá passar, representando sempre a Faculdade de Engenharia e todos os seus estudantes.

Tuna de Engenharia da Universidade do Porto