TEUP no Reino Unido
25 February 2013

Após uma exaustiva mas recompensadora época de exames, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto partiu no dia 9 de Fevereiro para o Reino Unido em mais uma digressão, com todos os seus elementos cheios de vontade de alegrar as terras de Sua Majestade.

Debaixo de um frio intenso, nada comparável com o que estamos habituados na nossa muy nobre e invicta cidade, cruzamos as estradas de Espanha e França.

Fizemos a travessia de ferryboat de França para Inglaterra e, depois de 2 dias de viagem, nada melhor que um dia passado na cidade de Londres para descansar e conviver. Apesar das temperaturas negativas que nos impossibilitaram de tocar, nada nos impediu de conhecer esta cidade maravilhosa. Passamos por locais míticos desta cidade como o Big Ben, Buckingham Palace e Trafalgar Square. Ainda tivemos oportunidade de conhecer um pouco da noite de Londres, passando em alguns pubs com bom ambiente e animação e, sem sombra de dúvida, excelente música. Londres é sem dúvida uma cidade que nunca iremos esquecer.

Já de madrugada, voltamos para o autocarro para mais uma longa viagem, desta vez com destino a Edimburgo, Escócia, onde iríamos permanecer durante 4 dias. Desde já, um enorme obrigado a todas as pessoas que nos acolheram nesta maravilhosa cidade.

Tocamos com a maior alegria e animação nas principais ruas da cidade de Edimburgo, espalhando a música com que gostamos de partilhar a nossa cultura, ajudando as pessoas a combater o enorme frio que se vivia, fazendo-as cantar e dançar connosco. Notava-se uma certa admiração e espanto por parte das pessoas, principalmente em relação ao traje académico, visto que estávamos na cidade onde vive há muitos anos a autora da famosa saga Harry Potter, J.K. Rowling, que se inspirou no traje académico dos estudantes do Porto para criar o traje de Hogwarts, a escola de feitiçaria da série.

Apesar do repouso ao fim do dia é claro que não podíamos deixar escapar a oportunidade de beber o sumo tradicional da Escócia, o Whisky, que serviu também para nos aquecer um pouco.

No segundo dia, brindados com um cenário incrível de neve a cair, aproveitamos para conhecer melhor a lindíssima cidade de Edimburgo e conhecer um pouco da cultura deste país. À noite, tivemos num churrasco com as famílias que nos acolheram, num serão à volta da fogueira que se provou ser um final de noite perfeito, na companhia de pessoas perfeitas.

No dia seguinte, voltamos a actuar todo o dia seguinte pelas ruas de Edimburgo, e, sendo este o dia dos namorados, distribuímos serenatas pela cidade, encantando todas as donzelas que por nós foram passando. Temos a certeza de ter feito deste dia um dia muito especial para algumas pessoas e nada nos podia deixar mais felizes.

Sexta-feira foi o dia por que todos nós mais ansiávamos e principal motivo que nos trouxe à Escócia, a actuação no Church Hill Theatre, em conjunto com o grupo de dança irlandês, Absolutely Legless. A TEUP levou a palco os temas:

Nome de Rua

Porto na Memória

Pasión

Maria Maria

Danzón nº2

Só um Beijo

Hoy

Engenharia

Czardas (Com participação especial dos Absolutely Legless)

Após uma semana tão cansativa, nada melhor do que a cara de felicidade e surpresa das pessoas que estavam presentes para alegrar a nossa viagem.

Finda a actuação, houve apenas tempo para uns pints com os nossos anfitriões antes de, cheia de saudades de casa, a Tuna de Engenharia voltar ao seu país natal. Não temos palavras para descrever estes dias, muito menos para a hospitalidade com que fomos recebidos.

Muito obrigado a todos que nos apoiam e gostam de nós. Tudo isto vale a pena graças a vocês.