Projectos

Responsável pela proposta do projecto "Desenvolvimento de Instrumentos Virtuais para Instrumentação e Controlo de Processos", no âmbito da Acção B - 309/88 - IMP, Formação Avançada de Recursos Humanos em C&T - JNICT/FSE. Esta proposta foi contemplada, decorreu durante 1989 e ficou documentada no respectivo relatório final.

Integra a proposta "Programa Estratégico de Reforço Científico e Tecnológico em Engenharia Mecânica", apresentada ao Programa Ciência pelo DEMEGI em 1989, do que resultou, mais tarde, o Pólo Norte do Instituto de Engenharia Mecânica para as Tecnologias da Produção e da Energia (IDMEC).

Responsável pelo projecto "Estudo de Implementação de uma Unidade de Acústica Industrial destinada à Caracterização Acústica e Certificação de Máquinas para a Indústria da Madeiras”- (Proj. nº 890107), INEGI, concluído em Maio de 1990.

Este estudo esteve na base da construção da Unidade de Acústica do Laboratório de Vibrações e Acústica Industrial do Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica - IDIT (AIP-INETI-UP). O estudo está documentado num relatório interno do INEGI concluído em Maio de 1990.

Responsável pela proposta "Estudo de Metodologias de Monitorização de Máquinas de Produção", submetida ao Ministério da Educação no âmbito de Concursos para celebração de Contratos de Investigação, em 1989. Esta proposta não foi contemplada.

Integra a equipa do "Contrato de Desenvolvimento Industrial CDI-HIDROBIT, LNETI-FEUP-ADIRA", no âmbito do qual realizou vários trabalhos tendo, nomeadamente, preparado a dissertação para provas de acesso à categoria de Investigadora Auxiliar, e no qual se manteve até ao seu termo em 1990.

Promove e coopera na reactivação da Linha de Acção nº1 do Centro de Estudos de Engenharia Mecânica do INIC, proposta em Dezembro de 1990, passando em 1991 a integrar este Centro.

Responsável pela Linha de Acção nº1 do Centro de Estudos de Engenharia Mecânica, desde Junho de 1992 até à extinção do INIC.

Responsável pelo projecto "Equipamento de Infra-estruturas para o Laboratório de Estruturas" no âmbito do Concurso Público Internacional para Fornecimento de Equipamento ao Pólo-FEUP do IDMEC, adjudicado ao INEGI (Proj. nº 920102), 1992, documentado em relatório interno do INEGI e tendo terminado o fornecimento dos equipamentos adjudicadas em fins de 1992.

Responsável pela elaboração da proposta "Investigação e Desenvolvimento em Automação Industrial", no âmbito da acção de formação de licenciados (PEDIP, Programa 2, medida F, acção tipo T2L19, 1991), cuja instituição proponente foi o INEGI. Esta acção foi concluída em Dezembro de 1993.

Integra a equipa do projecto “Desenvolvimento de um Sistema de Visão para Processos de Soldadura Robotizada” proposto pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra ao Programa Base da JNICT, em 1992. O projecto foi contemplado (PBIC/C/TPR/1247/92).

Responsável pela proposta "Desenvolvimento de um Transdutor de Aceleração Relativa", submetida ao Programa STRIDE em Abril de 1992, sendo a instituição proponente a FEUP. A esta proposta não foi atribuído financiamento.

Responsável pela proposta "Implementação de Novas Técnicas de Instrumentação para Células de Carga", submetida ao Programa Base de Investigação Científica e Tecnológica em 1992, cuja instituição proponente foi o Polo Norte do IDMEC. A esta proposta não foi atribuído financiamento.

Responsável pela elaboração da proposta "Investigação e Desenvolvimento em Instrumentação e Medida" no âmbito da acção de formação de licenciados (PEDIP, Programa 2, medida F, acção tipo T2L19, 1992), sendo a instituição proponente o INEGI. A acção foi aprovada e concluída em 1994.

Responsável pela proposta "Development of a Relative Acceleration Transducer", no âmbito do Nato Science for Stability – Programme III, 1993, sendo a instituição proponente o IDMEC - Pólo FEUP. Este projecto seriado em Bruxelas, não foi posteriormente financiado pela JNICT.

Colaboradora, em representação da equipa do DEMEGI-FEUP, na pré-proposta do projecto "Nanoestruturas, super-redes e películas finas com características electrónicas excepcionais para produção de dispositivos da optoelectrónica e microelectrónica", apresentada ao Programa Base de Investigação Científica e Tecnológica, 1993, JNICT, sendo a instituição proponente o Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da UNINOVA. Esta pré-proposta não passou à fase de proposta final.

Colabora na Pré-Proposta do projecto "Desenvolvimento de Técnicas de Monitorização Utilizáveis no Processamento e Controlo de Materiais Compósitos", apresentado ao Programa Base de Investigação Científica e Tecnológica, 1993, JNICT, sendo a instituição proponente o INEGI. Esta pré proposta não passou à fase de proposta final.

Colabora, integrada na equipa da FEUP, na proposta do projecto "Functional Assessment Integrated System For Lower Limb Rehabilitation", apresentado ao Programa FULCRUM, 1993, tendo como instituição proponente o INEB - Instituto Nacional de Engenharia Biomédica. Esta proposta não foi aprovada.

Colabora na proposta de criação do CEFAT, Centro de Estudos de Física, Acústica e Telecomunicações, ao programa de Financiamento Plurianual JNICT, 1993.

Responsável pela linha nº4, "Instrumentação e Sensores", do Centro de Estudos de Física, Acústica e Telecomunicações - CEFAT, (Unidade 49 do Financiamento Plurianual JNICT 1994), pertencendo ao seu Comité de Gestão.

Participa, como representante da equipa da FEUP, na elaboração da proposta do projecto "Sensores lineares de posição para sistemas de medida tridimensionais - SELIPOS", apresentado ao PRAXIS XXI - Projectos de Investigação Científica e Tecnológica de Pequena e Média Dimensão, JNICT, 1995, sendo a instituição proponente o Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da UNINOVA. O Projecto foi aprovado não se tendo, posteriormente, reunido as condições definidas pela equipa proponente para manter a participação da FEUP.

Responsável pela proposta de projecto "Desenvolvimento de um Transdutor de Aceleração Relativa" à CCI-Defesa, JNICT, Novembro de 1994, sendo a instituição proponente a FEUP. O projecto foi aprovado e financiado pela JNICT e MDN e iniciado em Janeiro de 1996.

O relatório do primeiro ano de actividade deste projecto foi avaliado no âmbito da FCT e foi-lhe atribuído, em função do parecer com que foi distinguido, um subsídio complementar e uma bolsa BIC, em Fevereiro de 1998 (Anexo I).

Responsável pela renegociação do citado projecto com o MDN, após a extinção da JNICT, em 1996, que conduziu a um novo programa de financiamento assinado entre a FEUP e o MDN, Dezembro de 1997. O relatório final do projecto foi entregue em Julho de 2001.

Durante a sua realização e face ao parecer de especialistas foi considerado o interesse de registo de patente do protótipo desenvolvido.

Responsável pelo processo de pedido de cedência pelo MDN do direito de registo de patente à FEUP, em Outubro de 1999 (Anexo II).

Co-proponente do pedido de registo de patente à Direcção da FEUP, Dezembro de 1999.

Coopera, como elemento do comité científico do CEFAT, na redefinição do centro recomendada pela FCT em 1997, passando a ser co-responsável pelas suas duas novas áreas de actividade - "Aplicações de Processamento de Sinal" e "Disseminação Científica e Aplicações Didácticas", até sua demissão do Centro em Abril de 2000.

Distinguida na avaliação da FCT em 2000 com a atribuição nominativa do Fundo Programático Especial (Anexo III).

Colaboradora do Projecto JOULE "Characterization of the Control Parameters on the Paper Manufacturing Process" (JOULE3CT979072) até Agosto de 2000.

Responsável pela acção "Aprendizagem Experimental da Automação Industrial", integrada no Projecto Ciência Viva "Virtualab – Experimentação Interactiva" (P-IV-1871), sendo a instituição proponente o IPATIMUP, até Janeiro de 2001.

Responsável pelo Projecto protótipo "Transdutores@FEUP", proposto à Colecção Multimedia da FEUP-Edições em Maio de 1999, tendo o respectivo protótipo sido terminado em Fevereiro de 2000, estando disponível para consulta no endereço http://www.fe.up.pt/~apolo/Projectos/Transdutores.

Este protótipo mereceu uma avaliação positiva pelo Director do Programa POSI do Ministério de Ciência e Tecnoligoa, em Agosto de 2001 (Anexo IV), e encontra-se á espera de oportunidade de continuação.

Co-responsável pela estruturação e apetrechamento do Laboratório Didáctico de Instrumentação para Medição (LIM) do DEMEGI-FEUP, financiado por verbas do PRATEX em 1999, assumindo seguidamente a responsabilidade do seu funcionamento.

Uma descrição mais pormenorizada das capacidades e envolvimentos do LIM pode ser encontrada em www.fe.up.pt/~trestivo/im/welcome.htm.actividades.

Integra a equipa "MERLIN2000 Simulation Course" integrada no Projecto "MERLIN2000 - Professional training in engineering using web-based distance learning: a pilot study linking the university to industry", FEUP.

Promotora e co-responsável por um projecto piloto proposto à Direcção da FEUP, “Uma Experiência Piloto para Exploração Multidisciplinar de Problemas de Engenharia”, que reune acções a nível de todos os departamentos da FEUP. Financiado em Janeiro de 2003 e em fase de arranque.