DIGRESSÃO 2018

Author // tunafe
Posted in // Noticias

A TUNAFE voltou a levar a música e cultura portuguesa a cidades europeias! Este ano as cidades escolhidas foram Genebra e Zurique na Suíça, Estrasburgo e Munique na Alemanha e Salzburgo em Áustria.

A digressão decorreu entre os dias 16 e 25 de março, mas a preparação começou muitos meses antes, com dedicação e trabalho intensivos para que corresse tudo da melhor maneira.

Dia 16 carregámos o autocarro com as nossas malas, instrumentos e mantimentos e partimos rumo à nossa primeira cidade: Genebra. Após 20h de viagem, jantámos no restaurante O’Viriato, e no dia seguinte almoçámos no Café Pessoa (no qual também estivemos presentes na digressão de 2003) e jantámos no Portubrasa. Em todos estes restaurantes portugueses fomos muito bem recebidas, com boa comida e boa disposição, ao qual retribuímos com uma calorosa e animada atuação. Nos tempos livres aproveitámos para conhecer esta cidade e fomos surpreendidas pela quantidade de portugueses que encontrámos pelas ruas.

Partimos rumo à nossa próxima cidade: Estugarda. Mesmo com temperaturas negativas, a neve fez deste um dia espetacular e memorável para nós! Depois de conhecermos o surpreendente palácio de Ludwisgburg, acabámos o dia juntamente com pessoas do nosso país, no centro português de Fellbach, o qual também visitamos na digressão de 2008. No dia seguinte, começámos o dia com uma atuação no centro da cidade, conhecemos os pontos mais atrativos e jantámos na Associação Recreativa Portuguesa Sindelfingen. E, tal como tinha acontecido anteriormente, a nossa receção por parte dos nossos emigrantes foi incrível! Das melhores coisas que nos podem dar é uma plateia tão calorosa e recetiva como esta… E um bom prato de comida depois de um dia exaustivo também.

O dia 21 foi passado na encantadora cidade austríaca, Salzburgo, que nos conquistou pelas suas belíssimas paisagens, pela magia dos cenários da “Música no Coração” e por ser a cidade de Mozart! No jantar, ainda tivemos oportunidade de provar gastronomia típica de lá.

De volta à Alemanha, a nossa próxima cidade foi Munique. Almoçámos no restaurante Portugal e jantámos no Lisboa Bar, sempre no meio de música, pessoas muito simpáticas, comida tradicional portuguesa e boas cervejas alemãs! No dia seguinte enveredámos a nossa faceta turista e andámos a conhecer a cidade. Desde o primeiro dia em Estugarda que a neve nos acompanhou, o que tornou ainda mais mágica e encantadora a nossa viagem.

A nossa última paragem foi em Zurique, no qual participámos num encontro de Alumni FEUP com a Porto Business School, mostrando aquilo que de melhor sabemos fazer: música! Foi um orgulho imenso poder fazer parte de um evento com um grupo de pessoas tão especial: antigos estudantes que passaram pela nossa faculdade e do qual iremos fazer parte um dia!
Após 9 dias de viagem, voltámos à nossa casa. O balanço final é, de longe, positivo! Tudo do início ao fim foi incrível, todas as comunidades de emigrantes que nos receberam e mesmo aqueles que nos encontravam pelas ruas a atuar mostraram uma alegria e simpatia pela nossa presença que foi muito para além do que poderíamos esperar. Não há palavras para agradecer todo o apoio que os emigrantes nos deram e o feedback fantástico de todos aqueles que assistiram às nossas atuações. Desde brincadeiras na neve e festas no autocarro, a subidas a castelos e visitas a museus, a diversão seguia-nos por todo o lado.

Foram momentos únicos, que ficaram na memória de cada uma de nós.
A única coisa má é que já acabou. Que venha a próxima!

digressão2018