Justificação

Alguns anos após o falecimento do Professor Manuel de Azeredo (1949-2000), as páginas que estavam no SiFEUP, sobre “As Pontes do Porto” nos seus aspectos históricos, estruturais e tecnológicos, foram desligadas.


Para além da satisfação de qualquer requisito burocrático, esta atitude impediu a divulgação de alguns factos históricos particulares da cidade do Porto que o Professor Manuel de Azeredo nos últimos anos tinha estudado e procurado esclarecer. Foi notável o trabalho por ele realizado em 1997 sobre o engenheiro Teófilo Seyrig (1843-1903), projectista da Ponte de D. Maria Pia e da Ponte de D. Luís I, que no projecto das duas pontes aplicou e desenvolveu os métodos da Estática Gráfica. Só um estudioso da “arte de construir pontes” poderia apresentar bem a obra de Seyrig, porque cedo compreendera que “Já de Seyrig, o verdadeiro autor do projecto de ambas as pontes quase nada se sabe.”


Para todos os que conheciam a Obra do Professor Manuel de Azeredo era notório que a sua opinião sobre “As Pontes do Porto” expressa naquelas páginas fazia falta, porque não lhe foi possível realizar o profundo trabalho de divulgação e de valorização que projectara para o ano de 2001 no âmbito do Porto — Capital Europeia da Cultura.


Foi o Prof. Álvaro Azevedo (DEC/FEUP) quem agora assumiu o trabalho de reabilitação e inserção daquelas páginas sobre “As Pontes do Porto” que assim voltaram a estar disponíveis em http://www.fe.up.pt/~azr .


Resta-nos esperar que estas páginas, que o Professor Manuel de Azeredo desenvolveu com interesse e gosto, possam servir ainda de indicação ou de tema a outros trabalhos sobre a História da Técnica nesta cidade do Porto ou sobre a influência local da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


FEUP, Maio de 2008
Manuel Vaz Guedes