Outras Pontes do Porto

por Manuel de Azeredo

"As Pontes do Porto" é dedicado às pontes da cidade do Porto. Mas há em Portugal mais duas pontes que ostentam o nome de Ponte do Porto. Uma sobre o Cávado na localidade de Prozelo e é Monumento Nacional; a outra muito modesta, junto à fronteira de Quintanilha, Bragança.

   

     

A Ponte do Porto sobre o Cávado

É uma ponte medieval (séc. XIV), classificada como Monumento Nacional, que se situa na estrada que liga Amares a Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga.

Tem cerca de 150 m de comprimento e apenas 2,8 m de largura; é estruturada em 14 arcos de volta inteira ou quebrados com vãos muito variáveis. É natural que as diferentes formas dos arcos se devam a frequentes reparações ou reconstruções na sequência de destruições parciais causadas pelas cheias.
   

Bibliografia:

D. G. Edifícios e Monumentos Nacionais, Inventário do Património Arquitectónico.

Helder Carita e Homem Cardoso, Pontes em Portugal. Ed. Secil, 1998.
    

     

A Ponte do Porto em Milhão, Bragança.

Pequenina ponte com um único arco talvez de origem medieval mas reconstruida no séc. XIX.

Recebe o nome da ribeira que atravessa, a ribeira do Porto, afluente do rio Sabor.

É tipicamente rural e inscreve-se na antiga ligação entre Bragança e Miranda do Douro.

É construida em alvenaria de xisto. O arco de volta inteira tem apenas 4 m de diâmetro. No total a ponte tem 35 m de comprimento e o tabuleiro 3 m de largura.

Bibliografia: Nunes, António Jorge. Pontes Antigas do Concelho de Bragança. João Azevedo Editor, Mirandela 1997. D. G. Edifícios e Monumentos Nacionais, Inventário do Património Arquitectónico.



Back to "As Pontes do Porto"


Começou a construir-se em Fevereiro de 1998

Última actualização 30 de Junho de 1998


All rights reserved. © 1997-1999 Manuel de Azeredo, Porto, Portugal.

Reproduction of material extracted from this WWW page is permitted under the rules of "fair use" and clear reference to the author and web location (URL) should be done.