Dissertação

          Desde os primórdios da civilização o homem tem tentado entender os fenómenos que o rodeiam, por vezes com finalidades práticas, científicas ou meramente por curiosidade. E basta olhar para a nossa história para compreendermos a importância das descobertas científicas na nossa vida corrente. De Galileo a Leonardo da Vinci a Newton e Einstein, para só referirmos estes quatro nomes, toda a nossa história tem sido pautada por descobertas científicas.

          Comportamentos complexos estão presentes em muitos dos fenómenos naturais e sociais. A teoria do caos resulta da procura de novos modelos para tentar explicar estes comportamentos que até pouco tempo atrás eram considerados totalmente imprevisíveis, sendo uma forte sensibilidade as condições iniciais a principal característica dos sistemas caóticos. Em particular o chamado caos-deterministico baseia-se na ideia de que modelos matemáticos simples podem gerar padrões complexos, do mesmo modo que fenómenos complicados podem ser modelados por regras simples.

          Cabe agora a pergunta, Por que razões cientistas, engenheiros e matemáticos estão interessados pelo caos? A primeira razão é que o estudo do caos tem dado origem a novas ferramentas conceptuais e teóricas que nos permitem categorizar e entender comportamentos complexos, o que era impossível com as teorias anteriores. A segunda razão é que a natureza está cheia de comportamentos caóticos, sendo alguns exemplos, osciladores mecânicos, sistemas ópticos não lineares, reacções químicas, células nervosas, fluidos aquecidos entre muitos outros.

Objectivos

Ficheiros