Lente

























José Pedro Teixeira nasceu em Condeixa em 13 de Julho de 1857 e faleceu em Condeixa em 23 de Agosto de 1925. Frequentou a Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra onde teve o seu Acto de Conclusões Magnas tendo apresentado uma dissertação inaugural intitulada "Estudo Sobre Funções Duplamente Periódicas de Primeira e Segunda Espécie" que foi publicada em 1888. Foi-lhe concedido o grau de Doutor em Ciências Matemáticas pela Universidade de Coimbra.

Em 1889 concorreu a um lugar na Secção de Matemática da Academia Politécnica do Porto, e para esse concurso apresentou uma dissertação intitulada "Estudo Sobre Funções Duplamente Periódicas de Terceira Espécie".

Em Fevereiro de 1891 foi nomeado Lente Substituto da Academia Politécnica do Porto, continuando a ensinar cadeiras de Matemática e a realizar trabalhos de investigação, de que fez várias publicações.

Reunindo todos os trabalhos publicados candidatou-se a Sócio Correspondente da Real Academia das Ciências de Lisboa. A sua candidatura foi tema de um relatório de aceitação da Secção de Ciências Matemáticas da 1ª Classe, onde se pode ler: "Os diversos trabalhos mencionados, não só pelo seu merecimento intrinseco, apresentando alguns, ..., certa novidade, mas também pelo espírito, do culto das mais elevadas concepções matemáticas, que revelam no seu autor, recomendam o Dr José Pedro Teixeira como muito digno de ser admitido no seio da Academia." Foi admitido como Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 1895.

Quando em 1897 foi criada, por decreto, a cadeira de Tecnologia Industrial no Curso de Engenheiros Industriais, o Doutor José Pedro Teixeira assumiu a sua regência; foi promovido a lente proprietário dessa cadeira de Tecnologia Industrial (17ª cadeira) em 1898.

Desde o ano lectivo de 1897ó1898 até 1911 o Doutor José Pedro Teixeira regeu a cadeira de Tecnologia Industrial, que sempre teve um programa de Electrotecnia. Em 1911 foi criada a Universidade do Porto e a Faculdade de Ciências, onde em Escola Anexa de Engenharia funcionou até 1915 um Curso de Engenheiros Industriais com um novo conjunto de cadeiras. Nesse Curso o Doutor José Pedro Teixeira regeu a cadeira de Electricidade Aplicada - Electrotecnia. Durante este período efectuou quatro publicações no domínio da Electrotecnia.

Em 1915 foi criada a Faculdade Técnica da Universidade do Porto e nela um Curso de Engenharia Electrotécnica, cessando a actividade docente do Doutor José Pedro Teixeira no âmbito da Electrotecnia.

Em 1911 o Doutor José Pedro Teixeira foi colocado no 2º Grupo (Mecânica e Astronomia) da 1ª Secção (Matemática) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tornando-se proprietário da cadeira de Física Matemática. Participou nos Congressos da Associação Luso-Espanhola para o Progresso das Ciências (Porto - 1921) (Salamanca - 1923), onde apresentou comunicações no domínio da Matemática.
Manuel Vaz Guedes
Agosto-1997